Poder fazer, você pode. O problema é que tal procedimento vai acarretar na perca da garantia, já que estará alterando a originalidade do motor fora da concessionária.
Versão Imprimível
Poder fazer, você pode. O problema é que tal procedimento vai acarretar na perca da garantia, já que estará alterando a originalidade do motor fora da concessionária.
Boa tarde amigos,
minha frontier SEL 2008 de um tempo pra cá tem perdido a potencia do motor.. Ela tem a valvula egr isolada, e lendo alguns tópicos do grupo falaram muito da valvula solenoide que custuma dar problemas.. Pedi uma no mercado livre, fiz a substituição da mesma, mas agora qdo fui sair com ela surpreendentemente ficou mais fraca do que estava antes.
Observação: Havia feito o teste ligando direto o motor na turbina e ela ficou top nas arrancadas, porém qdo chegava a 80 km/h ela paralisava e não passava disso..
cordeiro_rodrigo,
Sua Frontier está com a luz de injeção acesa? Passou o scanner nela e verificou algum código de falha?
Já falei várias vezes aqui, o correto funcionamento da solenoide do turbocompressor é quando a haste da variação do turbocompressor fica oscilando quando o motor está na lenta. As vezes mesmo quando a haste não oscila, não quer dizer que a solenoide está ruim, pode ser a própria variação emperrada, por carbonização por exemplo, aí só abrindo o turbocompressor.
Inúmeras coisas podem fazer a Frontier perder potência, mesmo sem apresentar luz de injeção acesa ou código de falha. Tem muita gente que vem me procurar pedindo dicas, e quase sempre o problema são filtros sujos, sensor MAF sujo (consequência do filtro de ar saturado), excesso de carbonização no coletor de admissão ou turbocompressor, etc. As solenoides mesmo são trocadas quase sempre sem necessidade, já salvei várias só executando a limpeza da peça na cuba de ultrassom. Então o correto é sempre levar o veículo num mecânico de confiança, que tenha acesso a um scanner que possa ver os códigos de falha presentes e os valores da injeção, para sempre executar o diagnóstico corretamente. Ficar trocando peças não é o caminho. Conheço pessoas que já trocaram bicos e bomba, sem executar nenhum teste, para resolver perda de potência e o culpado era o filtro separador de água, que quase nunca é trocado nessas trocas de óleo de postos, por exemplo.
[QUOTE=enricof18;2410252]cordeiro_rodrigo,
Sua Frontier está com a luz de injeção acesa? Passou o scanner nela e verificou algum código de falha?
Já falei várias vezes aqui, o correto funcionamento da solenoide do turbocompressor é quando a haste da variação do turbocompressor fica oscilando quando o motor está na lenta. As vezes mesmo quando a haste não oscila, não quer dizer que a solenoide está ruim, pode ser a própria variação emperrada, por carbonização por exemplo, aí só abrindo o turbocompressor.
Inúmeras coisas podem fazer a Frontier perder potência, mesmo sem apresentar luz de injeção acesa ou código de falha. Tem muita gente que vem me procurar pedindo dicas, e quase sempre o problema são filtros sujos, sensor MAF sujo (consequência do filtro de ar saturado), excesso de carbonização no coletor de admissão ou turbocompressor, etc. As solenoides mesmo são trocadas quase sempre sem necessidade, já salvei várias só executando a limpeza da peça na cuba de ultrassom. Então o correto é sempre levar o veículo num mecânico de confiança, que tenha acesso a um scanner que possa ver os códigos de falha presentes e os valores da injeção, para sempre executar o diagnóstico corretamente. Ficar trocando peças não é o caminho. Conheço pessoas que já trocaram bicos e bomba, sem executar nenhum teste, para resolver perda de potência e o culpado era o filtro separador de água, que quase nunca é trocado nessas trocas de óleo de postos, por exemplo.
No scanner não acusa nenhuma falha do sistema.. a luz da injeção não está acesa..
Achei estranho a situação de eu fazer a ligação direta ela ficar mt boa pra andar atingindo rapidamente os 80 km.. mas qdo chegava nele travava.. (mais ou menos qdo atingia a 4a marcha)
Esse fato de ter alterado o rendimento da camionete é que me fez pedir a peça.. mas acabou ficando ainda pior do que estava..
Você ter colocado direto, coloca a geometria travada em uma posição apenas. Esses motores se não estiverem com a geometria do turbocompressor funcionando corretamente são muito fracos, ou, no seu caso, não funcionam corretamente. Provavelmente ligando direto ela funcionou soltando muita fumaça.
É até difícil dar um diagnóstico sem estar com o veículo, mas vamos lá...
1) Ela está fraca em toda faixa de rotação, ou está boa para arrancar e fica fraca em alta rpm ou o contrário?
2) O funcionamento dela é linear ou apresenta algum tipo de falha ou corte?
3) Ela pega bem de manhã, com o motor frio? E com o motor quente?
4) Solta muita fumaça? Se sim, que cor? Quando liga, com o motor frio, ela solta fumaça? Se sim, que cor? E com o motor já aquecido, na marcha lenta, ela solta fumaça? Se sim, que cor?
5) Os filtros estão com quantos km?
6) Está rodando com diesel comum ou S10?
Filtros ok.. Ela está fraca em toda faixa de rotação... apresenta funcionamento linear, pega bem na partida mesmo com motor frio ou quente.. A questão da fumaça, na ligação direta soltou muito pouca.. ja com a solenoide nova, ela esta fumaceando bem mais com a cor bem escura... como a frontier é 2008, utilizo o diesel comum mesmo..
Volte com a solenoide antiga e veja se a haste de variação do turbocompressor oscila na lenta.
Essa perda de potência, você tem sentido piorar com o tempo, mesmo com filtros novos?
Não sabia que fitro separador de água era aquele filtro primário do combustivel.. esse tbm ja havia substituido..
A frontier esta na oficina, os mecânicos ja estao estressados com ela la.. eu mais ainda!
No momento ela esta com os filtros novos, solenoide nova, egr isolada na saida do escapamento.. Perca na potência, não passa dos 120 km/h.. não acusa nada no scaneer..
Pra chegar nesses 120 km foi muito forçado o motor, que qdo o desligo escuta-se estralo pra td lado.. uma judiação!
Obtendo algum progresso venho aqui informa-los
Rodrigo, ao desligar a minha Frontier 11/12 também faz uns estralos, mas acredito ser normal, outras camionetes diesel também fazem, pois a minha está com 93400km e sem nenhum problema.
Olá pessoal,
peguei a minha Frontier Attack 4x4 AT zero ontem. Queria algumas dicas para amaciar o motor (se isso é realmente necessário). Pensei em usar a seguinte estratégia: na estrada, andar alguns trechos (5 ou 10 minutos) em 4. marcha (overdrive off), com o giro a 3.000 RPM, depois voltar ao normal e seguir a 110... O que acham? Alguma dica?
Fiz uma viagem de 150 km, travei a 110 o controle de cruzeiro, média 10,8 km/l no computador de bordo, com ar ligado o tempo todo. Acham que essa média pode melhorar ou é isso ai mesmo. No momento ela está com 200 km rodados.
Outro detalhe, pisando tudo, não consegui passar de 180 km/h. Até 160 ela acelera bem rápido, ai depois ela perde bastante o fôlego.