Boa tarde, meu caro amigo Enrico ...
Obrigado por nos dar a oportunidade de ir aprendendo com você, dando-nos preciosos “feedbacks” ...
Estou achando que um "
abacaxi" que o nosso amigo "
msseu" tem em mãos é o fato de estar com 2 válvulas EGRs com defeito!!!! ... e nenhuma em bom estado e confiável para fazer testes no sistema ... Vou tentar explicar: Diante do conhecimento que tão bem você nos orientou no seu post
#443, estou entendendo que, em razão dessas válvulas estarem com defeito, estejam elas isoladas, ou não, o sistema vai provocar o acendimento da luz da injeção por causa de estarem defeituosas, independentemente de qualquer outro defeito em outra parte ... Daí a razão pela qual sugeri ao colega “
msseu” providenciar uma EGR funcionando direitinho, pois, existindo uma válvula EGR defeituosa no sistema, isso pode "
mascarar" o diagnóstico do especialista, tendo em vista que poderá haver dúvidas se o sistema estará acusando erro por estar atuando com uma válvula defeituosa, ou por estar atuando com um módulo defeituoso ... mas, você também colocou com muita propriedade que se “
após verificar tudo da injeção e o problema persistir, é correto julgar defeito no módulo” ... aí eu lhe pergunto: Será que tem jeito de fazer essa verificação e obter um diagnóstico mais confiável, mesmo com o sistema operando com uma válvula defeituosa? ... ou seria melhor primeiramente instalar uma EGR em bom funcionamento, adquirida mesmo que emprestada provisoriamente de outra viatura, para, aí, sim, fazer o diagnóstico do módulo? ...
Forte abraço.