Postado originalmente por
Baliman
Pedro, se não encontrar mais nada visível, vale desmontar os amortecedores pra ver como estão. A minha fazia esse mesmo barulho com um pouco mais de 55 mil km e fui ignorando, até que com 60 mil km o barulho aumentou e qdo. fui ver, o amortecedor dianteiro estava estourado, vazando óleo. Isso é meio normal na ASX com esse km e até mais baixo que isso, por volta dos 30 mil km. Já vi inúmeras reclamações sobre isso na internet. Estava vendo um ASX 2014 para um amigo, com 35 mil km, e ela estava fazendo esse mesmo barulho. Lembro que não existe maneira mais eficiente de testar o amortecedor do que desmontando ele. Esse negócio de ver qtas. vezes o carro balança não adianta. Só serve para casos extremos em que os amortecedores já passaram muito do fim da vida. Inclusive foi o fato do carro estar firme ainda, que ignorei a checagem do amortecedor qdo. comecei a ouvir o barulho. Qdo. vc compara a ação de dois amortecedores fora do carro, sendo um novo e um usado, da pra perceber nitidamente a diferença entre um e outro. Vc ve a peça sem ação e fica imaginando como ele ainda funcionava no carro. Funcionava, mas não com eficiência de um novo. Se você pretende ficar mais um tempo com esse carro, já compra os novos, que não são caros e leva na sua oficina para desmontar e ver. Se estiverem ruins, as peças já estão na mão e só trocar.