Poisé MArcelo, as coisas funcionam assim mesmo com ele. e não falo mal da L200 não, só falo da nossa realidade aqui com as que ja tivemos esperiência.
nada é indestrutível, nem tanque de guerra.
abraços..
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Ola pessoal, e ai alguem ja sabe o motivo mais certo sobre este parafuso ninja do virabrequim que quebrou do carro do Luiz e de mais um amigo aqui do forum?
[]`s
Eu acho que está mais para defeito de fabricação, pois senão teriamos outros relatos aqui.
Traduzindo: Puro azar
:farted:Caro amigo Marcelo acho que o victor 4x4 quis dizer é que realmente se sentar a bota em qualquer motor ,logicamente +atrito+calor gerado+desgaste,isto é logico em qualquer motor.
Tenho uma l200 GL2002 87cv 184000km e ando na boa,tento andar normalmente na faixa dos 2500rpm a 2800rpm(+-100kmh)e esta bom demais.Pois noto que a bichinha sofre menos,e pelo menos nunca esquentou!!
Tenho pneus de perfil 245/75 e noto que da a velocidade real bem ao contrario do velocimetro que afere normalmente uns 7 a 10 km a mais.
Agora se começar a andar a mais de 3500rpms claro que vai pro pau já já!!
.....
Trabalho tbm com uma Ducatto 2.8 jdt,(anda muito..)e vejo que tbm tem gente que diz que quando incomodam suas peças são carissimas!!
Tbm ando na boa 2500rpm a2800rpm e não precisa mais que isso(110 a 120kmh).
Porém vejo uma galera passar a mais de 120kmh por mim constantemente.
Ai é claro que vão dar trabalho mais cedo do que a minha que ando na boa.
obs.toda vez que troco oleo vai aditivo alternando com molikote que considero essencial para uma vida longa do motor.
.....
Há alguns anos fui proprietário da famosa MB180D!!!
Famosa injustamente pois a MB trouxe uma otima camionete porém nem eles aqui no BR sabiam dar a assistencia correta.Ai o que era bom,ficou ruim e caiu na má fama.
Andei com a bichinha uns 290000km e esta em pé ,então troquei por uma Ducatto 2.8 TDi(rodei até os 286000km e estava tinindo).
Porem respeitava seu limite 2500 a 2800rpm..trocas de oleo sempre com aditivos adicionais e cuidado com filtros.
:semideia Então com conhecimento de causa vos digo o segredo é os RPMs.
Respeitar o limite é essencial!!
[QUOTE=tunicoprezzi;1551790]:farted:Caro amigo Marcelo acho que o victor 4x4 quis dizer é que realmente se sentar a bota em qualquer motor ,logicamente +atrito+calor gerado+desgaste,isto é logico em qualquer motor.
Tenho uma l200 GL2002 87cv 184000km e ando na boa,tento andar normalmente na faixa dos 2500rpm a 2800rpm(+-100kmh)e esta bom demais.Pois noto que a bichinha sofre menos,e pelo menos nunca esquentou!!
Tenho pneus de perfil 245/75 e noto que da a velocidade real bem ao contrario do velocimetro que afere normalmente uns 7 a 10 km a mais.
Agora se começar a andar a mais de 3500rpms claro que vai pro pau já já!!
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Trabalho tbm com uma Ducatto 2.8 jdt,(anda muito..)e vejo que tbm tem gente que diz que quando incomodam suas peças são carissimas!!
Tbm ando na boa 2500rpm a2800rpm e não precisa mais que isso(110 a 120kmh).
Porém vejo uma galera passar a mais de 120kmh por mim constantemente.
Ai é claro que vão dar trabalho mais cedo do que a minha que ando na boa.
obs.toda vez que troco oleo vai aditivo alternando com molikote que considero essencial para uma vida longa do motor.
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Há alguns anos fui proprietário da famosa MB180D!!!
Famosa injustamente pois a MB trouxe uma otima camionete porém nem eles aqui no BR sabiam dar a assistencia correta.Ai o que era bom,ficou ruim e caiu na má fama.
Andei com a bichinha uns 290000km e esta em pé ,então troquei por uma Ducatto 2.8 TDi(rodei até os 286000km e estava tinindo).
Porem respeitava seu limite 2500 a 2800rpm..trocas de oleo sempre com aditivos adicionais e cuidado com filtros.
:semideia Então com conhecimento de causa vos digo o segredo é os RPMs.
Respeitar o limite é essencial!![/QUOTE)
Disse tudo!!!!!:concordo:
Tópico Fênix...
Tunico, com certeza o uso responsável poupa motor e aumenta a durabilidade, mas o segredo ainda é a manutenção preventiva de forma correta. O Pequeno Jr aqui do fórum rodou quase 400.000 com a Ranger HSD antes da primeira retífica, e ele aperta a Ranger dele sem medo, porém dá conta da manutenção. Então não é só rpm que faz milagre não. O problema é que cupim de ferro além de sentar a bota não cuida nem mesmo da troca de óleo e filtros, e dessa forma não tem motor que dure mesmo.
ja li em muitos lugares que a rotaçao de trabalho (rotaçao por longo periodo ) pode ser de ate 70 % da rotaçao de potencia maxima , logosmente vc pode fazer o motor cuspir as bielas a 4000 rpm sem problemas , eh so depois de fazer a ultrapassagem , ou a arrancada baixar a rotaçao pra rotaçao de trabalho e nao vai ter problema nenhum.
Edintruder, tudo bem?
Interessante este tópico fënix...
Além deste, tem alguns outros que tratam da durabilidade dos motores.
Lógico, com todo tipo de teoria, sobre o que estraga mais rápido os motores e o que faz durar mais...
A principal culpada neste aqui é a alta rotaćão + cämbio curto...
Qual a relaćão entre durabilidade / rpm?? quem disse que os virabrequim, casquilhos, anéis, bielas e pistões sofrem com a alta rotaćão?? Por que então os motores de motos não quebram com baixa quilometragem, já que trabalham a cerca de 3x a rotaćão dos motores diesel??
Vamos pensar um pouco nas bielas / pistões / casquilhos / virabrequim... quanto maior a rotaćão, mais preserva-se estes componentes, pois diminui a carga a cada rotaćão. Por exemplo, é mais LEVE carregar 50kg em 5 viagens que do em uma, não é??
Como desvantagem, os anéis poderiam sofrer com alta rotaćão, pois o desgaste destas pećas são relacionadas invariavelmente ao número de ciclos.
Como desvantagem parcial, teriamos os rolamentos do eixo e da bombas hidraulicas (água / óleo / turbina), que poderiam sofrer desgaste mais acentuados, caso não sejam lubrificados a contento. Ocorreria este problema apenas se o lubrificante for ruim ou estiver muito contaminado.
Por que será que este assunto instiga tanto?? Na verdade gostaríamos que nossos motores durassem muito, não é? Afinal, além de desagradável, é caro trocar pećas dos motores (retificar). Não seria legal se estes motores diesel HS durassem 600, 800 mil km?? E que tal 1.000.000 sem retífica??
Na verdade, o problema de verdade não está na durabilidade dos motores, nos custos de retífica, no tempo que se indispõe do carro. Vou tentar explicar... Aqui tem forista que gasta 4, 6 mil reais para colocar pneus grandões e ainda diz que é legal, que o carro ficou lindo! (ainda q o mesmo tenha ficado esbarrando no chassis / terminais de direćão). Ninguém reclama dos pneus pois isto é algo previsível, sob controle, algo que se está vendo acabar e que necessita troca. E ele compra os pneus mais ou menos quando ele quer, e não de forma compulsória, a exemplo dos motores.
O tempo que se indispõe, geralmente entre 15 a 60 dias também não é o principal motivo desta situaćão ser tão ruim. Por exemplo, ninguém reclama do TEMPO quando o carro fica 30 dias na pintura...
Talvez a bronca mesmo com os motores esteja na situaćão ruim e fora de controle relacionada. Ninguém está "vendo" ele se estragando lá dentro.
Uma reclamaćão refere-se às pećas do mercado paralelo serem ruins... Estas reclamaćões baseiam-se justamente na falta de conhecimento dos proprietários. Por exemplo, na maioria das vezes não há como existir diferenća significativa entre uma junta original e uma do paralelo. Na verdade, as juntas nem existiam em algumas situaćões nos motores antigos, e hoje passaram a existir. Em outras situaćões, como as bombas de água, por exemplo, antigamente era de papelão, e hoje, é liga especial de carbono, kevlar, ... Elas lá estão apenas para melhorar a vedaćão e não para "resolver" o problema para o resto da eternidade.
Outra reclamaćão recorrente, refere-se aos mecänicos....
A falta de mão de obra especializada e maquinário adequado poderia ser sim um dos grandes culpados. Imagina chegar na retífica com os anéis, camisas folgados, em questão de poucas horas tirariam logo o motor do lugar. Numa bancada desmontariam logo o cabećote, instalariam nova camisa, trocaria os aneis, e... em pouco tempo o motor já estaria no lugar de novo sem estress. E o cliente pagando barato pelas pećas trocadas. Não seria legal isto? Se fosse fácil e legal assim, eu trocaria preventivamente os anéis, selos e camisas dos meus motores a cada 2 ou 3 anos, no máximo... Então, o problema pode estar justamente na mão-de-obra e ausëncia de maquinário. Simplesmente não existem no mercado pessoas que saibam fazer isto de forma descomplicada...
Quando existem as pessoas com conhecimento, estas não estáo dotadas de equipamentos e maquinários, pois na Brazundanga paga-se 3x a 4x nos equipamentos essenciais de trabalho. Seria interessante para este governo retirar a carga tributária sobre maquinários e equipamentos...
Isto são apenas ideias sobre onde realmente está a "bronca"... Alguém mais tem sugestões?
Daniel
Falou, falou, mas não disse nada?
Se a culpa fosse de câmbio curto mesmo, o NGD duraria 800.000km. A questão, como falada n+1 vezes aqui no fórum, é a durabilidade dos componentes. Nenhum HSD sai de fábrica com previsão de vida útil superior a 300.000 km.