Postado originalmente por
JColombo
Boa tarde. Na minha Outlander tem a opção 4x2, 4x4 Auto e 4x4 Lock. Creio que todas sejam assim. Se deixares o tempo todo em 4x4 Auto, teoricamente não haverá problema para o carro, porém o consumo deve aumentar. No manual também não há nenhuma objeção quanto a dirigir com o 4x4 em asfalto.
O que eu costumo fazer é ligar o 4x4 em condições de pista molhada. Isso aumenta bastante a segurança em curvas principalmente. O carro possui controle de tração e percebe desvios de trajetória, corrigindo através da distribuição de tração nos eixos. Eu mesmo já senti o carro "corrigindo" quando entrei muito rápido em uma curva.
Quanto ao 4x4 Lock, bloqueio de diferencial, não é recomendado andar em asfalto. Nesse modo o carro vai tender a "seguir reto" nas curvas. Vai aumentar muito consumo, desgaste de pneus, além de poder gerar ruído e provavelmente forçar os componentes do sistema. Esse modo é indicado para pisos com baixa aderência. Uso o 4x4 Lock quando pego areia de praia. Nesse caso desligo também o controle de tração.
Espero ter ajudado...