Amigão, seja bem vindo.
Primeiramente lhe sugiro olhar os posts aqui. Tem muita coisa já respondida aqui e vamos ficar repetitivos. Se tá afim mesmo, pega uma cerveja, senta na mesa, pega teu notebook e curte as discussões aqui e elas vão lhe sanar muitas das suas inumeradas dúvidas, de verdade. Não é má vontade em responder, mas é tem tudo aqui, nessas páginas. Sem falar nas pessoas que postam 1 único post, o colega faz um poste bacana respondendo e a pessoa nunca mais aparece. Mas vou te quebrar essa

1 - Tem amigos que falam que eu vou me cansar muito em dirigir um carro desses todos os dias... (Isso é verídico?)
Cara, eu tive uma Pajero GLS que é parecida no conforto da PJS e eu curtia... vai de gosto.
2 - pesquisei sobre manutenção e vi que é bem relativo a um carro a gasolina, mas entretanto, há outros que dizem que vou me arrepender, pois é muito alta
(Estou confuso)
Muito mais alta!!!!
Aqui no fórum li algumas postagens que me preocuparam como
A - Carro a diesel tem bicos de alta pressão, turbo, intercooler, egr, bomba. Mais peças e mais manutenção a médio prazo.(médio prazo pra manutenção? 😪

Tem tudo isso, irmão. E tem que ter em mente que, se esse carro é tudo isso que você fala, essas encrencas ainda não foram mexidas e elas cairão para VOCÊ fazer.
B - lento para acelerar e freiar, ruim nas retomadas , critico nas curvas , um perigo acima de 140 Km/h (isso procede)?
Sim, Sim, Sim, Sim. Se imagine correndo num corredor de supermercado, de salto alto (aquele salto 15 da esposa) e faz uma curva correndo na ponta da gôndola, kkkkk... igualzinho. Esse carro é para andar a 100, 110 com segurança.
C - Preço das velas de aquecimento R$ 670,00. (Procede?)
Não sei, dá uma olhada no Mercado Livre pra ter uma referência.
D - consumo na estrada 9.5 e cidade 7 (verdade?)
Verdade, variando 1km pra cima ou pra baixo.
E - disseram até que é melhor pegar uma SW4 2007 pois a manutenção é mais barata (verídico?)
Quem te disse isso não sabe o tamanho da tua carteira. Uma SW4 2007 Diesel decente custa uns 80 pau.
O que vale é: qual a tua necessidade versus teu bolso mais o valor sentimental? Isso você descreveu ali foi tua necessidade. Ok, mas vc precisa colocar na balança se vale vc ter os gastos de ter um carro diesel versus o tesão de você subir uma árvore com ele. Se o tesão de subir uma árvore com ele pesar mais, comece a furungar nesse fórum. Pode ser até que você decida por outro modelo. Mas adianto que um veículo DIESEL nunca será barato. Não existe tabela de Excel que dê vantagens ao DIESEL se você andar pouco. Eu tive uma Sorento Diesel por quase dois anos e voltei para o V6 (Outlander) pois a cada ida numa troca de óleo completa e filtro, eu marchava em mais de 600 pau. Quando tinha que trocar o filtro de combustível junto - algo que se troca a cada 10 mil km, essa conta beira os 900. Troquei hoje óleo e filtro da minha Outlander na CSS e gastei 300. Poderia ter gastado até menos, indo em algum posto genérico (já vai ter gente falando que gasta 300 pras suas VTR Diesel, mas eu sempre uso sintético, pois suporta mais ainda o aquecimento).
Me desculpe por ser meio direto contigo, mas não dourei a pílula pra você e já passei pelas suas dúvidas. E a solução é ficar aqui no fórum e pesquisar, se tiver realmente com vontade de passar por isso.
Não estou condenando o DIESEL. Eu ADORO ciclo diesel, só que acabei trocando minha Sorento, por receio que tivesse queimado a junta do cabeçote (olha aí outro problema do diesel!) pq estourou a porcaria do meu radiador (outra bosta de problema nas Sorento Diesel) e acabei vendendo ela e comprando uma Outlander V6 pq paragam "super bem" (outro problema dos diesel!!) nela... Senão tava com uma PJS Diesel 2010 sem sombra de dúvida alguma... ou uma SW4 das quadrada, RAIZ.
Abraço e boa sorte.