x
Convex Datacenter

Olá,

Peguei na quinta minha triton com os pneus novos (yokohama geolander at/s) e fui para o sítio.

Na cidade minhas impressões sobre os pneus foram positivas, me pareceu bem mais macio, sem transmitir tanto as irregularidades do pisos para o motorista. Isso melhorou meu conforto e diminuiu um pouco os pulos. Na terra eu percebí que a aderência é muito melhor. A estrada estava bem conservada, sem atoleiros, até que, no final, apareceu um atoleiro de respeito.

Era meia noite de quinta. Parei na frente do atoleiro para avaliar, minha mulher percebeu que a coisa estava complicada, mas, eu, burro, não descí para avaliar melhor a encrenca. Resolví ir pelo meio mesmo, apesar da estrada ter se alargado bastante naquele ponto (indicação, desprezada, de que o meio estava intransitável). Como o atoleiro parecia fundo mas não era longo, entrei meio rapidinho bem no meio (com a reduzida) e o carro bateu numa pedra escondida pelo barro e ficou preso, depois de um barulhão da porrada no protetor de carter/barrigueira. Acelerei e fiz o motorzão rugir na noite, virando o volante para os lados sem que a camionete se mexesse. Engatei a ré e toquei o pé, e o carro saiu sem nenhuma dificuldade. SOMENTE ENTÃO, percebí que há três acessórios off-road que podem evitar muitos problemas : galochas (para não sujar os pezinhos), lanterna forte (para ver direito o que vamos atravessar) e uma varinha de bambu (para ver que a profundidade no ponto pretendido e sentir a presença dessa pedrinha sutil que amassou todo o protetor original), DESCÍ DO CARRO e percebí que pela esquerda o caminho deveria ser viável. Metí o carro lá e ele passou bem pelo atoleiro, que estava deixando todos os carros normais presos no barro.
    A conclusão é que vale muito a pena trocar de pneu, e não precisa ser esses muds caríssimos e com pequena superfície de atrito no asfalto. Um AT é muito bom para o barro também, claro que não faz milagres, mas eu tenho a nítida impressão (rodei vinte mil quil. com os originais) de que eu não conseguiria sair do enrosco nem atravessar o ponto mais transitável com os pneus STR originais. Não notei ruídos, e comecei a andar como se deve nesses carros : na boa.

Assim eu resolví vários problemas : gasto bem menos gasolina, diminuo minhas chances de capotar com a triton (eu acho que esses carros ainda têm muito o que melhorar em termos de segurança passiva, é um absurdo não ter um airbag de cortina para casos de capotamento. Vejam o que aconteceu com o Fábio Barreto no acidente dele com a pajero, ele bateu a cabeça justamente no local onde o airbag de cortina se localiza. ). Agora com o LSD então, nossa estou muito mais tranquilo...

Não troque de camionete, ponha os pneus AT/S e seja feliz! Agora vou trocar a barrigueira, talvez ponha uma de aço, mas acho que foi bom a minha amassar com a porrada, ela tem bastante espaço para isso, antes de pegar no radiador. E a porrada foi bem forte com a camionete bem pesadinha.

Bom , é isso, fica a sugestão de que as fábricas possam, pelo menos, oferecer os carros com um pneu que é muito, mas muito mais adequado para o uso que se pode fazer de um carro alto e com tração nas quatro rodas. Um abraço para todos, Daniel.

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Daniel,

3 dicas:

1º - Protetor completo para teu veículo. Veja com o OsSarmento aqui do forum, pois ele que fez o do Bruno e de várias outras pessoas;

2º - Como você viu pessoalmente, ao passar em um local que não conhece, ou o motorista ou um zequinha que tenha experiencia, deve descer da viatura e inspecionar o local que você vai passar, ainda mais se tratando da noite. O negócio é descer e andar mesmo, pois já pensou se essa pedra atinge teu cater?? era fim do motor.

3º - Da mesma forma que voc~e notou a diferença na tração da sua viatura saindo de um STR (pneu feito para asfalto) para um AT (50% terra 50% aslfato) ... imagina a diferença indo para um MUD.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Banido
    Entrada
    10/06/2006
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Daniel,

3 dicas:

1º - Protetor completo para teu veículo. Veja com o OsSarmento aqui do forum, pois ele que fez o do Bruno e de várias outras pessoas;

.................................................. ......................
    Tenho contato direto com o Octávio "osarmento" , é só pedir que passo telefones etc.

Muito obrigado pelas respostas.

Sobre a proteção, achei que foi oportuno o fato da proteção ter amassado com o impacto na pedra sob o barrro. Também gostei de não ter, aparentemente, atingido o radiador (ou o que for aquela peça), acho que, na parte mais amassada, ainda há uma distância de uns três centímetros, por onde passou a mangueira para lavar a lama toda. Por isso encomendei na concessionária uma nova. A parte mais central não me pareceu atingida, e acho que quando vocês se referem à proteção completa também se referem à essa proteção que vem na original, composta de duas partes, parece, e que desce além da parte frontal.

Fico pensando. Se a proteção fosse totalmente rígida, o impacto teria que ser absorvido como? Com certeza iria forçar o local onde elas se prendem ao carro, embora eu não tenha conhecimento técnico, acho que isso não seria bom, poderia dar problemas mais graves do que trocar a proteção amassada. Como não faço trilhas pesadas e pretendo evitar uma porrada dessas no futuro, não vou, no momento, colocar as de aço como me foi sugerido. Quem sabe numa outra ocasião. Também acho que, por serem de material mais nobre, as de aço devem ser mais caras também, mas nem perguntei o preço para nosso amigo forense. Troco dentro de dois dias, quando a peça vem de Catalão e permaneço com um peça original, que quando foi solicitada reagiu bem e protegeu as estruturas internas, mesmo diante de um impacto bem forte. O que vocês acham disso tudo? Perdôem-me se faço considerações tolas, para isso também serve o fórum

Banido
    Entrada
    10/06/2006
    Não são caras, são muito bem desenhadas e o preço não é abusivo.

Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Não são caras, são muito bem desenhadas e o preço não é abusivo.
    X2

provavelmente um pouquinho mais cara, do que essa meia boqueta que a fabrica vende.

entra em contato com o otavio, que ele tem um preço excelente

a proteçao funciona como um skid plate (escrevi certo??), onde é feito para deslizar na lama, ele tem furos para a lama entrar e sair.

e de bola
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

Citação Postado originalmente por danielmr Ver Post
    Muito obrigado pelas respostas.

Sobre a proteção, achei que foi oportuno o fato da proteção ter amassado com o impacto na pedra sob o barrro. Também gostei de não ter, aparentemente, atingido o radiador (ou o que for aquela peça), acho que, na parte mais amassada, ainda há uma distância de uns três centímetros, por onde passou a mangueira para lavar a lama toda. Por isso encomendei na concessionária uma nova. A parte mais central não me pareceu atingida, e acho que quando vocês se referem à proteção completa também se referem à essa proteção que vem na original, composta de duas partes, parece, e que desce além da parte frontal.

Fico pensando. Se a proteção fosse totalmente rígida, o impacto teria que ser absorvido como? Com certeza iria forçar o local onde elas se prendem ao carro, embora eu não tenha conhecimento técnico, acho que isso não seria bom, poderia dar problemas mais graves do que trocar a proteção amassada. Como não faço trilhas pesadas e pretendo evitar uma porrada dessas no futuro, não vou, no momento, colocar as de aço como me foi sugerido. Quem sabe numa outra ocasião. Também acho que, por serem de material mais nobre, as de aço devem ser mais caras também, mas nem perguntei o preço para nosso amigo forense. Troco dentro de dois dias, quando a peça vem de Catalão e permaneço com um peça original, que quando foi solicitada reagiu bem e protegeu as estruturas internas, mesmo diante de um impacto bem forte. O que vocês acham disso tudo? Perdôem-me se faço considerações tolas, para isso também serve o fórum
    Daniel

A minha Triton está com o protetor original, mas o Tracker que eu tinha antes estavam com protetores da "Todo Terreno". Acho que eles ainda não tem o da Triton, mas posso te afirmar que estas proteções, independente de quem as produz, são infinitamente melhores que as originais, e por preço igual ou um pouco mais caro. Com estas proteções vc se sentirá muito mais tranquilo em qualquer situação, mesmo que seu uso off-road seja muito esporático. Antes de comprar a original, avalie as opções que o mercado lhe oferece. As vezes vc pode se surpreender. Não se feche apenas com as opções da fábrica.

abs
    DALTON PALHARES
    Triton/09 aut diesel - ex Tracker 07
    http://www.youtube.com/user/daltonpalhares?feature=mhw4

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Hoje mesmo fiquei reparando na quantidade de Hilux com esta proteção peito de aço original amassado até hoje a maioria que eu vi esta amassada é muito frágil a proteção original eu recomendo sustituir por um peito de aço (ou skid plate, como queiram) bom mesmo seria substitui-ló por uma proteção de duraluminio mais leve e resistente.

Lembrando que tanto a original como as reforçadas ambas são de aço o que muda é o desenho e a espessura da chapa e tem tambem as feitas de aluminio estas sim são mais caras.

Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Hoje mesmo fiquei reparando na quantidade de Hilux com esta proteção peito de aço original amassado até hoje a maioria que eu vi esta amassada é muito frágil a proteção original eu recomendo sustituir por um peito de aço (ou skid plate, como queiram) bom mesmo seria substitui-ló por uma proteção de duraluminio mais leve e resistente.

Lembrando que tanto a original como as reforçadas ambas são de aço o que muda é o desenho e a espessura da chapa e tem tambem as feitas de aluminio estas sim são mais caras.

Abraços, Leo
    Minha ex-Hilux estava com esta proteção toda torta. Batia direto no chão nos caminhos que eu costumava andar na região do meu sítio.

Eu iria trocar por uma mais resistente mas depois que levantei a pkp e coloquei os 33 ela parou de pegar embaixo. Ai desisti de trocar.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

nem tudo e perfeito.

bem, como nem tudo é perfeito lá vai: minha triton está com 4500km e está com folga excessiva
    na barra de direção, vão trocar essa semana na garantia.
    mas a noticia boa é que andando devagar ( max. de 110 a 120km/h) media de 550 km,
    computador de bordo marcou 9,7km/l mas na bomba ficou em 11,3km/l. todas médias que
    eu faço o computador marca menos, aprox. 1,5km/l, será que tem jeito de calibrar ele?
    Abraços.
    L200 Triton AT 09/10 chipada com 205 cv
    Ex- L200 Sport 2006
    Ex- S10 Executive 2003

Usuário Avatar de Nandico
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Citação Postado originalmente por Nicodemus Ver Post
    bem, como nem tudo é perfeito lá vai: minha triton está com 4500km e está com folga excessiva
    na barra de direção, vão trocar essa semana na garantia.
    mas a noticia boa é que andando devagar ( max. de 110 a 120km/h) media de 550 km,
    computador de bordo marcou 9,7km/l mas na bomba ficou em 11,3km/l. todas médias que
    eu faço o computador marca menos, aprox. 1,5km/l, será que tem jeito de calibrar ele?
    Abraços.
    Quando você abastece, completa o tanque de combustivel? Sempre completo o tanque reseto o computador e dá uma boa base, erro no máximo de 1 km.
    Abs.
    Pajero Dakar 2010 White Pearl

Usuário Avatar de vvlfilizzola
    Entrada
    26/08/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP

Computador de bordo da minha Triton

Bom pessoal na minha triton quando abasteço o tanque de combustível ate a boca no computador ela marca que vai percorrer 544 km, mas ai você anda ela em uma media de 120km/h a 150km/h anda uns 677KM e quando ela chega à reserva o computador passa uns km e para de marca ele zera, mas ainda ela anda uns km. Acho meio complicado o computador de bordo da triton.
    Mas to muito contente com o consumo da minha triton se anda a 110km/h ela faz 10,5 a 10,8 e lembrando q minha triton tem a FASE III da REIKO.

abracosss a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem