Postado originalmente por
danielmr
Muito obrigado pelas respostas.
Sobre a proteção, achei que foi oportuno o fato da proteção ter amassado com o impacto na pedra sob o barrro. Também gostei de não ter, aparentemente, atingido o radiador (ou o que for aquela peça), acho que, na parte mais amassada, ainda há uma distância de uns três centímetros, por onde passou a mangueira para lavar a lama toda. Por isso encomendei na concessionária uma nova. A parte mais central não me pareceu atingida, e acho que quando vocês se referem à proteção completa também se referem à essa proteção que vem na original, composta de duas partes, parece, e que desce além da parte frontal.
Fico pensando. Se a proteção fosse totalmente rígida, o impacto teria que ser absorvido como? Com certeza iria forçar o local onde elas se prendem ao carro, embora eu não tenha conhecimento técnico, acho que isso não seria bom, poderia dar problemas mais graves do que trocar a proteção amassada. Como não faço trilhas pesadas e pretendo evitar uma porrada dessas no futuro, não vou, no momento, colocar as de aço como me foi sugerido. Quem sabe numa outra ocasião. Também acho que, por serem de material mais nobre, as de aço devem ser mais caras também, mas nem perguntei o preço para nosso amigo forense. Troco dentro de dois dias, quando a peça vem de Catalão e permaneço com um peça original, que quando foi solicitada reagiu bem e protegeu as estruturas internas, mesmo diante de um impacto bem forte. O que vocês acham disso tudo? Perdôem-me se faço considerações tolas, para isso também serve o fórum