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Convex Datacenter
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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Carlos Bernardo Ver Post
    Olá turma.

    Estou a dias quebrando a cabeça pensando em uma forma de subir a suspensão da TR4 sem fazer grandes alterações no conjunto do carro. A princípio, minha idéia é a de colocar umas molas e amortecedores maiores do que os originais para um ganho de altura de 2 ou 3 polegadas, para poder calça-la com pneus 29 ou 30 polegadas para uso em passeios off road e até mesmo em trilhas leves (pois é meu carro de dia a dia e tenho um JEEP pra trilhas pesadas).

    Em quase todos os passeios off-road que faço com ela tenho que redobrar minha atenção quanto à altura do carro e aos pneus originais Pirelli que podem me deixar na mão a qualquer instante, logo, quero fazer um upgrade legal nela e que não seja nada exagerado e que comprometa muito meu uso do carro no dia a dia.

    Alguém aqui tem esperiência com a suspensão da TR4? Dicas? Alguma mola/amortecedor que sirvam e fiquem legais? Se a Mitsubishi lançasse um lift kit pra TR4 venderia feito água. Nem que fosse só pra galera andar no shopping...ela fica linda mais alta.

    Abraço!
    Carlos, o DKrabbe, montou um tópico lá no SUV's sobre esse assunto, dá uma passada ´por lá.

    Eu e ele estamos estudando o assunto.
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

  • #2
    Usuário Avatar de Fred Bailune
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    Citação Postado originalmente por Jorge T Sa Ver Post
    Carlos, o DKrabbe, montou um tópico lá no SUV's sobre esse assunto, dá uma passada ´por lá.

    Eu e ele estamos estudando o assunto.

    Carlos,

    Segue o link

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=35498&page=2

    Abs
    Pajero Full 3D 3.2D - 2014 (de trilha...)
    BMW X3 35 M 4WD - 2015
    http://www.youtube.com/user/bailune1?feature=mhw5

  • #3
    Usuário Avatar de Carlos Bernardo
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    Já vi gente. Desculpa aí! Tentei apagar mas não tô conseguindo...não entrava aqui a mais de 2 anos...rs...

    De qualquer forma botei um post lá!

    Abração!
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

  • #4
    Citação Postado originalmente por Jorge T Sa Ver Post
    Carlos, o DKrabbe, montou um tópico lá no SUV's sobre esse assunto, dá uma passada ´por lá.

    Eu e ele estamos estudando o assunto.
    Faltou o grande Felipe !!!

  • #5
    Usuário
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    31/07/2006
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    Citação Postado originalmente por dkrabbe Ver Post
    Faltou o grande Felipe !!!
    O Felipe não precisa mais estudar...ele já tá ensinando.

    Os "burros velhos" é que estão comendo grama...hehehe
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

  • #6

    Atenção especial tr4

    Olá companheiros,

    sobre as alterações na tr4, gostaria de ressaltar alguns pontos que já foram anteriormente citados neste tópico:

    1- ao se utilizar o calço na suspensão dianteira, muito importante se checar o ângulo de trabalho das homocinéticas e obrigatóriamente refazer a geometria, principalmente o câmber, que neste caso ficará mais positivo, prejudicando a dinâmica do veículo.

    2- na suspensão traseira, a troca da mola parece uma boa opção, caso o "k" não seja muito diferente. Outro ponto importante à ser observado é o comprimento aberto do amortecedor, que preferencialmente deve ter 2" à mais que o original, caso contrário o amortecedor estará trabalhando praticamente em sua extensão máxima, fazendo com que a roda perca contato e tração com o solo com maior frequência.
    No caso da substituição por amortecedor de maior curso e comprimento aberto, é importante que se faça o reposicionamento do batente de fim de curso na compressão. Caso o amortecedor seja 2" maior no comprimento aberto, por consequência, será 1" maior no comprimento aberto.

    Bom trabalho à todos
    TIAGO SALES

  • #7
    Citação Postado originalmente por OFFLIMITS Ver Post
    Olá companheiros,

    sobre as alterações na tr4, gostaria de ressaltar alguns pontos que já foram anteriormente citados neste tópico:

    1- ao se utilizar o calço na suspensão dianteira, muito importante se checar o ângulo de trabalho das homocinéticas e obrigatóriamente refazer a geometria, principalmente o câmber, que neste caso ficará mais positivo, prejudicando a dinâmica do veículo.

    Amigo,

    Desculpa a ignorancia, mas qual o procedimento a ser feito.
    Como refazer o câmber e a geometria?

    Abs,
    Pajero IO 2001 - Viagra ( azul e vive me deixando duro )
    Ex - Troller 2001 - Lanterna Verde - P.T

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Bargiela Ver Post
    Amigo,

    Desculpa a ignorancia, mas qual o procedimento a ser feito.
    Como refazer o câmber e a geometria?

    Abs,


    Vai precisar fazer cambagem e geometria para poder ficar com a suspensao 100%. Gerando assim uma distribuiçao por igual do peso do veiculo sobre o pneu e um desgaste equilibrado do mesmo.

  • #9
    Citação Postado originalmente por marcelogarcia01 Ver Post
    Vai precisar fazer cambagem e geometria para poder ficar com a suspensao 100%. Gerando assim uma distribuiçao por igual do peso do veiculo sobre o pneu e um desgaste equilibrado do mesmo.
    Eae, Marcelo.

    Complementando: para não falar, também, do desgaste prematuro de buchas e componentes da suspensão, caso a geometria não seja bem feita ou NÃO feita...rs.

    Abs,
    Marcio Medina - TR4 AT
    Powered by SFI CHIPS + KAISER Locker + Kit 4WD EVO + OFFSHOX FX5 e FX7 + Rally Design Stradalle + Ramsey 12K + algumas coisas

  • #10
    Citação Postado originalmente por Bargiela Ver Post
    Amigo,

    Desculpa a ignorancia, mas qual o procedimento a ser feito.
    Como refazer o câmber e a geometria?

    Abs,
    Eae, Bargiela!

    Leve num bom auto centro especializado em suspensão. Aqueles que só fazem isso e possuem maquinários adequados. Lá será verificado alinhamento, camber e caster. Qualquer parâmetro alterado, a máquina acusará.

    Quanto as homocinéticas, aqui em SP já tem o conjunto preparado para suportar trabalhos em regimes extremos: R$ 400,00 a ponteira+R$ 450,00 eixo. Para quem quer levantar o carro e não se preocupar em ficar na mão, até que não é um gasto do outro mundo.

    Sem contar que um lift de até 2,5" não força a homocinética. Já tem várias por aí fazendo trilha e td ok! A minha está com 2" há um ano fazendo trilhas direto e está perfeita. Já estou me preparando para levantar mais 1/2".

    Abs,
    Marcio Medina - TR4 AT
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  • #11
    Citação Postado originalmente por bargiela Ver Post
    amigo,

    desculpa a ignorancia, mas qual o procedimento a ser feito.
    Como refazer o câmber e a geometria?

    Abs,
    oi bargiela,

    como já mencionado pelo márcio, existem muitas lojas especializadas em "alinhamento".

    Em algumas ocasiões fazíamos os ajustes em tais "máquinas" e ao conferir com equipamentos manuais, encontrávamos grandes diferenças. à partir de então fazemos manualmente, utilizando os seguintes instrumentos:

    -cambimetro manual - muito simples de se utilizar. O câmber nunca pode ser positivo, em alguns casos deve ser pouco negativo (parte superior da roda inclinada para o centro do veículo), em aplicações convencionais se usa 0°, para que não ocorra desgaste irregular nos pneus.

    -o próprio cambimetro pode medir o caster, com alguns calculos.
    O cáster é responsável pelo auto-alinhamento da direção, é "ele" que coloca seu carro em linha reta novamente ao se tirar a mão do volante após uma saída de curva. Deve ser, na maioria dos casos, positivo (como se fosse o garfo dianteiro de uma bicicleta), em veiculos 4x2 deve ser bem alto, entre 7 e 11°, em veiculos 4x4, deve estar entre 1° e 4°,

    - a convergência pode ser feita com o ótico ou até mesmo com uma simples linha ou barbante passando pelos 4 pneus em seu diâmtero na horizontal. Com as rodas dianteiras alinhadas, basta checar se existe um espaço entre o barbante e a parte traseira do pneu dianteiro ou não. Caso haja o espaço, pode-se dizer que há divergência (ou seja as rodas dianteiras estão "abertas"), caso contrário, há a convergência (rodas estão "fechadas"), preferida em veículos 4x4. Nas s-10 utilizamos de 10 a 15´convergente. Tal regulagem é feita nos braços axiais de direção.

    Cada fabricante tem suas medidas indicadas, e para aplicações menos severas a tolerância pode ser bem maior...

    Espero ter esclarecido alguns pontos sobre a "geometria"... CASO NÃO QUEIRA IR TÃO PROFUNDAMENTE NO DETALHE, PROCURE UMA CONCEITUADA OFICINA DO RAMO.

    Abração
    TIAGO SALES

  • #12
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    Citação Postado originalmente por OFFLIMITS Ver Post
    Olá companheiros,

    sobre as alterações na tr4, gostaria de ressaltar alguns pontos que já foram anteriormente citados neste tópico:

    1- ao se utilizar o calço na suspensão dianteira, muito importante se checar o ângulo de trabalho das homocinéticas e obrigatóriamente refazer a geometria, principalmente o câmber, que neste caso ficará mais positivo, prejudicando a dinâmica do veículo.

    2- na suspensão traseira, a troca da mola parece uma boa opção, caso o "k" não seja muito diferente. Outro ponto importante à ser observado é o comprimento aberto do amortecedor, que preferencialmente deve ter 2" à mais que o original, caso contrário o amortecedor estará trabalhando praticamente em sua extensão máxima, fazendo com que a roda perca contato e tração com o solo com maior frequência.
    No caso da substituição por amortecedor de maior curso e comprimento aberto, é importante que se faça o reposicionamento do batente de fim de curso na compressão. Caso o amortecedor seja 2" maior no comprimento aberto, por consequência, será 1" maior no comprimento aberto.

    Bom trabalho à todos
    (x2)..........

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