Postado originalmente por
Marcello Ladeira
Putz acabei de ler esse tópico todo... que pena, tem muito pouca coisa interessante, das quais posso destacar o comentário do FXavier abaixo:
"Tambem tenho uma l200 outdoor 07 at, e estou muito feliz com ela...já fiz tudo o q vcs dizem que ela ferve e ate agora nada...puxei um barco de 23 pes numa serra d mais ou menos 8km bem ingreme com ar ligado e ela carregada de gasolina e bagagem e o ponteiro nem mexeu....já viagem para varios lugares no asfalto de pé colodo e ponteiro nada....já fui na Serra da Canastra(uma das trilhas mais dificeis do Brasil) uma vez num calor medonho e outra vez com muita chuva e barro e o ponteiro nada...então realmente (posso ate pagar a lingua) mas eu não sei o q é ferver nela....só sei que depois de muito uso dou uma boa lavada e ela esta novinha denovo...nem barulho tem......NÃO POSSO FALAR MAL DAS L200....ate mais..."
Pelo que pude entender isso que ele fez é uso severo!!!
Chama a atenção o fato de termos L200 levadas ao esforço e não esquentarem, outras levadas ao esforço e esquentarem e finalmente outras L200 esquentarem em situação normal.
A minha L200 na única vez - repito na única vez - que esquentou já não considero que a forcei muito (foram cerca de 10-20 segundos de ré, rodas patinando, reduzida e rotação enter 3500-4000, num dia de chuva e temperatura amena).
- Depois disso já subi, em diferentes situações, o Morro da Skol aqui em BH (dias quentes, dias chuvosos), numa das vezes resolvemos subir pelo lado da cascalheira (levei mais de um minuto mandando cascalho para todos os lados, reduzido e com certeza rotação lá em cima);
- Já fiz um teste deixando o carro patinar por mais de 20 segundos sem sair do lugar (o WagnerF presenciou o ocorrido);
- Já fiz provas do MMS em altas temperaturas e nas quais, por um longo período de tempo, o carro girava próximo a 3500RPM e estava em 2a ou 3a reduzida e portanto a baixa velocidade;
- Peso mesmo raramente coloco, então é uma situação que não pude testar.
Isso só me permite chegar a uma conclusão (que não é nova): Há um erro de projeto, o conjunto está prá lá do limite e uma série de variáveis externas, algumas até de pouca significância, fazem com que o motor superaqueça. Digo mais, o Kit Gelo não resolve o problema, apenas o atenua, de forma que o carro possa ser exigido um pouco além do que antes o era e que ocasionava o superaquecimento. Acredito que somente por isso a Mit não considera e nem adota o Kit Gelo como sendo a solução definitiva. É também por isso as de 87cv e de 100cv estão sugeitas ao mesmo superaquecimento, só que em condições diferentes do modelo Bolinha e as AT estão mais próximas do limite quando comparadas com as MT.
Fazendo uma analogia com a vida real: O motor da L200 é como uma pessoa com baixa imunidade. Ele pode sair numa ventania e não pegar uma gripe, no entanto, pode, num dia normal, sair e voltar com uma pneumonia.
Não há portanto solução definitiva, existem paliativos que me atrevo a colocar em ordem de "facilidade de implantação":
- utilização de maior quantidade de aditivo do radiador;
- abertura da válvula termostática;
- remoção da válvula termostática;
- troca da hélice multiviscósa por uma com marior número de pás (nos modelos pré-2007);
- existe uma adaptação feita em concessionárias que inverte ou substitui um cano que faz circular a água, já ví esse comentário vindo de um Assistente Técnico, mas não sei de maiores detalhes;
- Kit Gelo.
Sei que alguns desses itens são feitos inclusive na "surdina" pelas concessionárias quando o carro vai lá fazer as revisões.
Voltando ao assunto do tópico. A L200 é Show!!!! Isso é uma afirmação e não uma pergunta, mas me atrevo a responder: Para meu uso é SIM.
Abs,