Postado originalmente por
FDeotti
Não medi. Neste motor não tem muita mágica, o ganho final de potência não é grande. Na verdade, não é só o ganho de potência/torque que importa, mas sim o "formato" da curva de potência/torque.
Se você acelerar continuamente uma TR4 vai perceber que tem um "buraco"; no início vai ganhar velocidade mais rapidamente, depois este ganho vai ser bem menor, até chegar em um ponto em que ela vai voltar a desenvolver mais rapidamente. Bom, é um sintoma de uma curva de potência meio maluca.... O principal diferencial da reprogramação que fiz com a SFI Chips, e foi feita no meu carro mesmo, sem copy&paste, é que a aceleração ficou mais redonda. A saída é esperta, e o ganho de potência é contínuo. Em comparação à original, percebo também que o torque chega antes, não preciso esperar bater lá nos 4000rpm para ter a força plena do motor.
Isto me atende nas competições, onde tenho 50m para desenvolver velocidade e chegar na média ideal, e também na estrada, onde coloco muito pouca pressão no acelerador para manter uma velocidade de cruzeiro. E é daí que vem a economia, com pouca aceleração já tem o suficiente para andar a 110-120.
Alguns pontos adicionais são importantes para aproveitar melhor a reprogramação, como filtro de ar esportivo (uso K&N) e velas com melhor desempenho (uso velas de iridium da Denso).