salve toscanob
Tenho uma Pajero igual a sua, e vou tentar ajuda-lo...
Bom, já passei por isso, sem querer deixei a marcha em H e sai no asfalto dirigindo normalmente, rodei uns 5 Km em vel. normal, só me dei conta quando ao fazer uma curva senti a direção muito pesada...tomei um susto...e verifiquei que tinha dado mole, pois bem...voltei para 4x2 e fui embora..não tive nenhum problema a não ser o susto.
Por outras vezes já ouvi um um barulho parecido com o que você descreveu, muito rápido...desaparecendo sem problemas...
Em outra vez, ao acionar a 4x2 ( pois sempre que estaciono coloco no neutro, para dificultar o ladrão), a marcha (alavanca) não engatava,precisei acelerar o carro parado para engata-la. nada de mais aconteceu.
Você mencionou que verificou os óleos de caixa e reduzida....E O DO DIFERENCIAL ??
também pode ser que sua caixa precise de alguma regulagem....
Esse caso de oficina para manutenção é grave...quando veem uma Pajero entrar pensam em tirar o salário do mês...concessionária tô fora...
Peças: tem muitas lojas na Internet que funcionam ...no Mercado Livre também se acha alguma coisa...mas consegui algumas também em São Cristóvão (pastilhas. amortecedores, etc...)
Comprei o COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO NA REFRIGERAÇÃO PARANÁ POR R$800,00 ( se te interessar passo o tel..)
Pneus: comprei DUNLOP GRANTRECK A/T1 31,5 X 10,5 X 15 por 350,00 ( novo( se te interessar passo o tel.. )
APROVEITO O GANCHO PARA PERGUNTAR: ALGUEM CONHECE ALGUMA OFICINA BOA DE 4X4 NO RIO DE JANEIRO????
BOM PASSEI MINHA EXPERIÊNCIA...OS MAIS EXPERIENTES PODEM APROFUNDAR MAIS SOBRE O ASSUNTO. ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA.