Cezar,
Eu uso na minha exatamente esse modelo e medida. Estão com 15.000km e parecem zero.
Versão Imprimível
Desculpe amigo mas a sua conclusão está matematicamente errada.
O BFG Custa 0,0078 reais por Km e o Pirelli 0,0093 reais por Km
O resultado matemático é que o Pirelli custa 20% a mais para cada Km rodado e ponto final
Essa sua conta reversa MATEMATICAMENTE não faz sentido, na verdade ela te pregou uma pegadinha
Três amigos foram jantar em um restaurante e pediram uma pizza de R$22,00 mais três refrigerantes de R$1,00 cada. Na hora de pagar, cada um entregou para o garçom 10 reais para pagar a conta de R$25,00. O garçom devolveu 5 reais de troco em notas de R$1,00.
Ao pegar o troco do garçom, os amigos decidiram dar R$2,00 de gorjeta para a divisão entre eles ficar inteira de 1 real para cada.
Se cada um deu R$10,00 (R$30,00 ao total), recebeu troco de R$1,00, significa que pagaram juntos R$27,00 mais os R$2,00 da gorjeta, resultando R$29,00. Onde está esse 1 real que falta?
Ave,
Quanto mais procura, mais acha. Obrigado pelas explicações. Sábado vou tentar o balanceamento, pra mim é mais fácil, já que não tem css da mit aqui na minha cidade e as duas mais próximas, a oficina não abre aos fins de semana. Tem que rebolar pra acertar os detalhes.
Ah, outra dúvida, se puderem responder. Vou colocar proteções inferiores na 4WD nas próximas semanas. O peito de aço original é retirado ? Porque se sim, não necessito fazer o ajuste do peito de aço, já que vou trocar mesmo.
Desculpe, mas não concordo com você.
Não é simplesmente olhar o custo por km. Tem a questão da amortização do investimento inicial. É fato que se paga mais caro pelo BF, 960,00 a mais no momento da compra. Este investimento adicional se compensa pela maior durabilidade. Há uma amortização, portanto este adicional se dilui ao longo do tempo, tornando o custo/km mais vantajoso.
A questão é que, nestes preços e durabilidade, demoram muitos km para se diluir.
Por outro lado, você apontou o custo/km de um pneu. mas lembre-se que são 4 pneus, então o custo real por km do BF é 4 x 0,007833=R$31,33/1000 km. Para o Pirelli é 37,20. A proporção se mantém, mas você paga 960,00 à vista e vai recuperar 5,87 a cada 1000 km rodados. Precisa de uma rodagem considerável para recuperar o investimento.
Concordo com a amortização
O BFG é um investimento alto que demora a retornar
Mas é fato que após o uso completo do pneu (por volta de 90k) este custo está recuperado (na verdade está por volta dos 70K
A questão eu acho que é a seguinte
Sabendo que o pneu dura por volta de 90k, só vai valer a pena se você efetivamente rodar esses pelo menos 70k com ele
Se rodar muito menos e vender o carro, por exemplo, não terá aproveitado a Km extra pela qual pagou (mas se rodar por exemplo 50K com o Pirelli terá que comprar um novo para vender o Carro, enquanto que se estiver com o BF vende com um pneu ainda "meia vida!
Por outro lado, no ítem PNEU, o BFG não tem nem comparação com o Pirelli. A Tração é MUITO, MUITO superior, as laterais são mais fortes até para furar o BFG é mais difícil
No final acho que o principal é pensar antes o uso que quer fazer do carro
Uso 100% urbano com uma estradinha de terra em boas condições ou uso em terrenos ruins ?
Pretende ficar muito tempo com o carro ou costuma trocar todo ano ?
Sim, estou falando apenas da avaliação do investimento, em valores.
Acho que vale a pena considerar isso, para que todos possam ter uma visão do custo x benefício.
Avaliação do produto é ooooutra coisa, aí depende do uso.
O BFG é muito superior, o AT não acaba, e o Mud dura muito. É o meu preferido.
Mas não posso deixar de dizer que já perdi um BF AT com apenas 5000km, porque cortou a lateral em uma trilha boba de rally.
Ou seja, é bom mas não faz mágica, rs.
Realmente é uma discussão que parece não ter fim, sempre há algum ponto a considerar, que foge da regra ...
Estou eu aqui fazendo uma extensa pesquisa e por que não dizer, uma extensa reflexão ... Tenho duas opções: o BF por R$ 669,00 e o ATR por R$ 626,00, ou seja, matematicamente, quase nenhuma diferença. Acontece que tenho dois ATR com 10.000 k de uso e 2 que precisam ser trocados. Minha primeira opção seria o BF, por tudo o que já li e pelas opiniões de quem entende do assunto aqui. Só que não posso trocar os 4 por BF, somente dois por enquanto. Se colocar BF, o carro fica diferente, inclusive na altura. Se colocar os ATR, o povo fala mal, mas eu não pretendo fazer trilhas, apenas passar por estradas ruins, esporadicamente, talvez nem uma vez por mês em passeios.
Acredito que, apesar dos pesares, o mais vantajoso prá mim seria os ATR.
Alguém pode me ajudar a sair da sinuca??
Abraços,
Edimar, não sou um fora de estrada hard core, minha TR4 2010 é o único carro da família e eu uso ele para ir trabalhar no dois empregos que tenho... quando sobra tempo para um passeio ou uma trilha "leve", a mais hard que fiz foi bocaina com pneu original, só baixei bem a pressão. Eu vou e levo a família! nunca senti falta de um pneu diferente do ATR. Claro que tenho vontade de montar um kit aro 16" com BF MUD e sair para brincar mas os custos não são justificados pela necessidade. E quando há uma grande necessidade eu uso uma prancha de desatolar! rs...
Ótimo depoimento, André! O problema é que quando se fala em comprar um pneu realmente misto, geralmente aqueles que indicam são os que usam realmente o veículo em trilhas. Mas minha proposta é mais ou menos como a sua. Daí a dúvida que eu tinha, principalmente considerando que é meu primeiro TR4. Bem, já estava mais propenso em comprar dois ATR mesmo. Acho que no momento vai ser a melhor opção. Mais prá frente, quando a situação financeira estiver mais equilibrada e eu conhecer melhor o carro, na próxima troca talvez eu troque os 4 por pneus BF iguais.
Abraços,
Olá pessoal!
Coloquei pneu Kumho AT 225/75 R16, na Tr4, porém estou com dúvida na calibragem. Na dúvida mantive 26 lbs original do 225/70 R16. Estou certo? Alguém pode me informar a calibragem correta.
Obrigado.
Cezar