Postado originalmente por
enasor
Amigos ...
Permitam-me meu humilde entendimento ...
Adquiri o meu Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014 em março/2015 numa css da Mit ... ele pertencia a uma senhora, que trocou o veículo por um equivalente mais novo ... adquiriram dela por 20% a menos que a tabela FIPE e venderam para mim pela tabela FIPE ... sabem o que a css fez a mais no veículo? ... nada ... absolutamente nada, mesmo!!!! ... simplesmente repassaram o veículo para mim, no mesmo estado que estava e nas mesmas condições ... para não dizer que não fizeram nada, deram uma boa lavada no mesmo ... sabem o quanto gastei até agora em manutenção corretiva (peças e mão-de-obra mecânica) com o veículo? ... nada ... absolutamente nada!!!! ... o que quero dizer com isso é o seguinte: Quem tiver a sorte de adquirir um veículo de boa marca e de boa procedência (de dono zeloso e honesto), pode ficar tranquilo ... não precisa adquirir, necessariamente, em css e, tampouco de único dono ... basta tomar os cuidados básicos necessários na aquisição de um veículo usado ... porém, é aí que o “bicho pega”, pois, pouquíssimos de nós temos o “feeling” e a experiência necessária para não ser ludibriado na compra de um usado ... por isso, a recomendação: Antes da compra de um usado (de qualquer marca/modelo/ano), procure conhecer o veículo de seu sonho e saber bastante a respeito das verificações básicas prévias mínimas e necessárias ... e quando virem um veículo com aparente bom estado e bom preço, tenham calma e não fiquem muito entusiasmados e enamorados de imediato ... não fiquem com aquela sensação de que irão perder um bom negócio ... não sejam precipitados na compra ... e enquanto procuram, procurem conversar com proprietários mais experientes que já tem o veículo ... leiam bastante sobre aquele veículo ... procurem saber de suas qualidades e deficiências ... vejam se ele se encaixa nos seus sonhos e nas suas necessidades e de sua família ... e, escolhido o veículo, depois de submetido ao seu próprio crivo pessoal, mesmo já tendo alguma experiência, se for o caso, gaste um pouquinho a mais e submeta-o ao crivo de profissionais experientes tarimbados no ramo, que irão inspecionar tudo (mecânica, funilaria, estrutura, câmbio, lanternagem, documentação, etc, etc. ...) ... se o vendedor for de boa índole e tem a boa intenção de lhe vender um bom produto, não colocará óbices a qualquer verificação preliminar antes da compra, muito pelo contrário ... e lembrem-se de que devem deixar uma “gordurinha” a mais no orçamento, pois todo veículo usado pode ter alguma coisinha a mais por fazer, que escapa do vendedor ou dos crivos a que foi submetido antes da compra ... e lembrem-se também: Veículo importado, significa peças importadas quando se fizer necessário suas aquisições ... e o dólar não está barato não!!!! ... outra coisa: mais tecnologia embarcada, significa mais dispêndio com profissionais gabaritados em manutenção, os quais são raros e merecem receber condignamente um pouco a mais e à altura de seus préstimos (e isso em qualquer área, não só mecânica) ... portanto, há que se gabaritar bem em termos de conhecimento e, também, pensar bem, antes de adquirir um veículo novo ou usado importado e recheado de tecnologia embarcada ...
Abs.