Postado originalmente por
magon33
Pesquisando achei :
Edubelem postou:
Eu tenho dois micro tratores yammar, um tc14 e um tc8, no tc8 , quando coloco a enxada rotativa ele aquece de voar a tampa do radiador, verifiquei que o radiador do tc 14 era o dobro do tc8 e c/ o mesmo encaixe, e coloquei o radiador do tc14 no tc8 e o problema continuou, ou seja o problema é a capacidade de refrigeração do motor e não o tamanho do radiador.
E o Walter :
Aumentar o radiador não resolve problema de aquecimento. O radiador apenas resfria o liquido de arrefecimento. Se o liquido não trazer o calor do motor pra fora não tem jeito. O motor tem que ser projetado pra permitir que o líquido chegue a todos os pontos vitais pra que aconteça a troca de calor. Eu acho que esse é o problema do motor da L200 e por isso a Mit não consegue resolver.
Agora eu:
Tirar da frente o radiador do AT é equivalente a aumentar um pouco o radiador .Não se pode acreditar que o oleo do AT aqueça a água do radiador , mas piora a eficiencia do radiaor ,portanto retirá-lo é equivalente a aumentá-lo .Segundo o Walter não adianta.Que vai ajudar não tenho duvida , mas vai resolver tanto quanto se tentar usar um "bandaid" no lugar de um "modess".
Conversei com um amigo e a opinião dele sobre o que foi feito na L200 do AKPG foi:
Dos 5 itens que alteraram somente 1 é o que pode ter resolvido e é justamente o que menos tem informação.Retiraram ou alteraram uma restrição a circulação de água .Isso permite que a capacidade de se livrar de calor do motor aumente .Semelhante a ar condicionado cuja capacidade de resfriamento é maior quanto mior for a velocidade do ar e no caso do motor maior a velocidade de circulação de agua.Se não huver turbulencia isso funciona e parece que está funcionando.
A eliminação da fresta entre o radiador e carroceria ajuda na situação de grande esforço sem velocidade (sem ar de impacto frontal).
A mudança do sistema de expansão do radiador não se justifica devido a que ao subir a temperatura o motor aciona alguma proteção e ele quase para(sem força) .A essa temperatura (motor fraco e o sujeito tendo de parar) não chega a "ferver" nos relatos que se tem .No teste do AKPG ela chegou a 125º e mandaram parar .A agua com aditivo na proporção adequada e pressurizada vai ferver bem acima desse ponto.
O sistema colocado é melhor e mais seguro só que o problema é outro.
As rangers v6 até 97 e as Hilux inclusive as novas usam o mesmo sistema original da L200.
Regulagem de motor e cambio.Isso é complicado e segundo meu amigo ele não entende o consumo ruim .Consumo ruim significa que para uma mesma tarefa consumiu mais combustível portanto gerou mais calor , então se o consumo melhorasse a geração de calor seria menor ,logo, menor aquecimento .
Parece que não foi isso o que foi feito .Alteraram a as mudanças do cambio para mais alta rotação (ou reduzir antes) semelhante a usar o "Sport" que alguns cambios tem o que normalmente aumenta o consumo.
Parec que a solução no carro do Alexandre foi de "UM MODESS E VÁRIOS BANDAIDS"
Alexandre,
Se voce pudesse conseguir da autorizada mais informações de como foi feita a alteração da restrição da bomba talves alguns aqui do forum pudessem fazer.
Ir atras da concessionária e conseguir deles a mesma solução somente se forem na mesma que voce usou.
Manuel