Entao o aquecimento está presente em todos os motores da serie 4d56!!!
Versão Imprimível
Entao o aquecimento está presente em todos os motores da serie 4d56!!!
Liguei na concessionária para saber o que foi alterado na parte interna do motor do meu carro, conforme os relatos que eu coloquei quando o problema foi solucionado.
Na época, foi falado para mim pelo técnico da MIT que fizeram uma alteração próxima a bomba d'água, para aumentar o fluxo dentro do motor.
Ontem fiquei sabendo que não foi bem isso que fizeram. A bomba d'água continua original e não foi feito nenhuma alteração nela e nem nos dutos internos do motor ou próximo a bomba.
O que foi feito é que trocaram todas as mangueiras do radiador, trocaram o radiador e trocaram também a ventoinha. Instalaram uma ventoinha com "embreagem viscosa" e de maior potência. Sinceramente, não entendi porcaria nenhuma sobre o que é esta ventoinha com esta tal de "embreagem viscosa". Gostaria da ajuda dos universitários para desvendar isto.
Ou seja, o discurso mudou um pouco da época que fizeram a alteração do meu carro para hoje. Agora, sinceramente, não sei quem está falando a verdade. Acredito que esta informação que peguei ontem seja a verdadeira, afinal o pessoal da concessionária não teria motivos para mentir para mim. Já o técnico da fábrica.......
[]'s mais confusos do que nunca.
Caramba, a minha velhota está equipada com o não menos velho 4D56. Como minha velocidade padrão é em torno de 110-120 km/h, NUNCA observei a "virada" do ponteiroT para o lado direito-LD [...sempre fica voltado para o LE]. Assim que puder, vou testar nos 140 [...acho que ela chega nisso!]. Difícil é encontrar, na minha região, uma "pista de prova"... êita BR-101!
[]s
Alexandre, embreagem viscosa, é mais ou menos como uma ventoinha normal, porem entra em funcionamento quando o ar que flui por ela, atinge uma determinada temp, e faz com que ela ventile mais, por exemplo com o motor desligado vc consegue girar a ventoinha, porem com o motor em funcionamento e apos atingir um certa temperatura, ela 'bloqueia' e passa a girar na mesma velocidade do motor.
As vantagens deste sistema é que, é extremamente confiável e pode ser colocado uma ventoinha de grande capacidade, sem afetar no desempenho do carro ( pois ela só funciona quando o motor atinge uma determinada temp.).
A ranger é equipada com esta ventoinha, inclusive quando a embreagem cola, o ruído fica enorme, do lado de fora, parece que fora ativado o vent. Elétrico, de tão forte que fica, provavelmente é por isto que seu carro esta vais ágil, pois agora a ventoinha pesa somente nas horas necessárias.
Pra reconhecer essa ventoinha, basta vc olhar p/ o centro dela e verificar se tem as aletas de alumínio que contem a embreagem viscosa dentro.
[]'s
Normalmente so quando muito exigida q essa ventuinha entra em açao.Antes do UNICHIP, era perceptivel até uma perda de potencia quando a mesma era acionada.Agora, é praticamente imperceptivel se nao fosse pelo barulho
Valeu pela explicação. Vivendo e aprendendo. :palmas: :concordo: :palmas: :concordo: :palmas: :concordo:
Fazia tempo que não aprendia uma coisa nova aqui no fórum, ligada a parte técnica. Ultimamente só estava aprendendo a "quebrar o pau". :twisted: :parede: :twisted: :parede: :twisted: :parede:
Um abraço,
Bem vindo de volta Walter... sentimos sua falta.
Waldir o que vc está falando é uma grande verdade, mas também é verdade que neste momento existe alguem procurando um carro igual ao seu... "velhin" mas bem cuidado e não se importa em pagar um pouco mais por isso... basta achar o cara.
[]'s,
Respondendo ao Marcelo e ao Murrilo,
A do meu pai esquentava sim mas apenas em velocidades superiores a 130km/hora independete de vazio ou carregado, normalmente em trechos planos ou inicio de subidas e que ja vinhamos andando nessas velocidades a um certo tempo, mas não era nada preocupante era so tirar o pé do acelerador e voltar a casa dos 120km/h q o ponteiro baixava. Para pequenas ultrapassagens chegava a 140 e retornava a velocidade de cruzeiro tbm sem problema algum. O caso de aquecimento era so quando pegavamos retoes.
Agora, quando ela era colocada no rojão, carregando peso e velocidades moderadas ela nunca esquentou nada e se formos colocar nessa historia o relato de amigos nossos aqui que tbm tem L200 de 87 cv que não são de andar em velocidades superiores a 120km/h essa tbm nunca esquentaram.
Somando tudo isso, e lembrando o caso do Jaime, aquela que trocou a Sport hpe por uma SAvana, e recordando o que o mecanico disse, o motor que não da problema da mit é na configuração 100 e 121cv. 87 é bom, mas se andar em velocidades altas aquece, o de 141 em alguns casos aquecem, mas esses dois ai (100 e 121cv) nunca apareceram relatos de aquecimento.
Gostei do relato. Tenho uma sport 05 hpe com 121cv e agora estou um pouco mais tranquilo.