x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    08/12/2011
    Agradecimentos: 0

BOA NOITE GALERA

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DO YURI QUERO ADQUIRIR O MANUAL DA PAJERO GLS B 3.5 V6 MANUAL 1999. ALGUEM PODE AJUDAR

TAMBÉM GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE SUA TRAÇÃO 4X4 NA FICHA TÉCNICA SE APRESENTA ASSIM :

Caixa de Transferência Super Select, com as seguintes opções
    2H = Tração 4x2 traseira
    4H = Tração 4x4, com três diferenciais atuantes
    4HLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado
    4LLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado e Reduzida

QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO SE FOR PRECISO RODAR NO ASFALTO COM 4X4?

ALGUEM PODERIA FALAR MAIS DAS OPÇÕES DE FUNCIONAMENTO DESTA TRAÇÃO 4X4

Usuário Avatar de bruno_nomelini
    Entrada
    22/10/2006
    Local
    Osasco/SP
    Pessoal, qual a experiencia de vcs com pneu 33 e roda original na GLS-b? Pega muito? precisa de espaçador de roda mesmo?

Usuário
    Entrada
    23/03/2018
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Pessoal boa tarde, sou novo no fórum, me chamo Paulo e sou do Rio de Janeiro, estou à procura de uma Pajero GLS-B 3.5 V6 24V para comprar, a gasolina e com câmbio manual de preferência (Gostei do tipo Jipão que esse modelo tem).

Minha intenção é de ter potência e conforto para viajar com minha família (esposa e minha filha de 5 anos), curtimos aventuras, camping e pesca, e como minha filha já começou a entender as coisas, já tá me cobrando o porquê de eu levá-la para pescar em praias, mas não levá-la para acampar por exemplo. Já estou ficando sem argumentos para enfrentar os questionamentos da minha princesinha (Rsrs).

Algumas pessoas com quem já conversei a respeito, me sugeriram comprar uma a Diesel, porém, pelo que pesquisei, o que economizarei com combustível, gastarei com a manutenção (mão de obra e peças) caríssimas da diesel, sem contar que, também tive a oportunidade de ver o CRLV de uma a diesel e outra a gasolina e percebi que a diesel tinha 125cv, enquanto que a gasolina, contava com 202cv no doc, o que me surpreendeu.

Bom, já me decidi por esse modelo específico, por mais que alguns amigos tentaram me dissuadir a tocar de ideia e adquirir Hilux, Ranger e a Galoper, mas "gamei" no Jipão GLS-B 3.5 e tô procurando com muita calma para eu não ter surpresas negativas depois que a adquirir.

Então, as minhas dúvidas do momento são: Quais são as diferenças entre as que foram fabricadas nos anos de 98 e 99? Até procurei do ano 00 para frente também, porém, as que encontrei, diminuem de tamanho e potência, logo, desisti. Diferenças boas e ruins, como acabamento e opcionais, e principalmente, problemas crônicos por exemplo?

Também li em algum tópico aqui no 4x4Brasil que, se o proprietário tiver feito o motor antes dos 160k km, é sinal de que quem a usava, esmerilhada a máquina, o que é um péssimo sinal, por conta do stress sofrido por todo o conjunto de peças do veículo. Isso realmente procede?

Outra dúvida, seria melhor comprar uma a gasolina que nunca tivesse GNV e instalar depois, ou não teria problemas em adquirir uma com GNV já instalado?

Última dúvida, por enquanto, alguém já instalou célula HHO nesse modelo que veículo? Funcionou bem?

Desde já, fico grato a quem puder me ajudar com essas dúvidas.

Abç a todos.

Usuário
    Entrada
    29/03/2018
    Local
    Curitiba/PR
    Fala piazada!!!
    Hoje, 4 de abril, dia do 4x4 tô aqui postando e curtindo ler as aventuras dos donos desse modelo de pajero que tanto nos alegra.
    Tenho uma GLS B 3000 V6 3 portas. Ano 1997 modelo 1998.
    Nunca curti tanto dirigir um carro. É muita força nessa bagaça. O consumo não ajuda, 6km/l em milagre. Mas não comprei um up mas sim uma PAJERO.
    A azulona tá inteira, Peguei a uns dias, sou o terceiro dono e confio nos anteriores. Lata perfeita, torque no máximo e apenas os ruídos de um carro de 20 anos. No mais, garanto, posso até um dia comprar outro carro, mas a azulona vai continuar na garagem.
    Quanto aos defeitos que se apresentaram aqui, o painel pisca do 4x4 também tá na mesma. Vou correr atrás da.tal válvula selenoide. Outra coisa são os instrumentos que não estão muito precisos. Creio que basta ajustar. O manual eu tenho e pretendo digitalizar e disponibilizar aqui logo.
    No mais, já tive carros antes. Hoje tenho um trator que por onde passo todos apreciam com olhares atentos e impressionados, geralmente demonstram simpatia.
    Abraço a todos.
    PAJERO GLS-B 3000 V6
    VICTOR DOSSI

Usuário
    Entrada
    12/04/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Olá , quanto a esse vazamento , é caro p arrumar? Tem reparo ou só trocando a turbina?

Usuário Avatar de Imortal
    Entrada
    17/04/2018
    Local
    CAMPINAS/SP
    Agradecimentos: 8
    Boa noite BBB 4x4
    Sou novo aqui no fórum e uma das minhas viaturas é uma Pajero GLS-B ano 1996 com motor 3.2 DID e vou tentar te esclarecer sobre a caixa de tração Super Select:
    Na posição 2H (somente a tração traseira) - nesta posição, as rodas dianteiras rodam livres (sistema de roda livre automático ), sem movimentar o diferencial dianteiro, portanto, quando utilizado é a posição mais econômica.
    Na posição 4H (tração nas 4 rodas com os 3 diferenciais atuantes) - nesta posição , a tração passa a ser integral, porém a força transmitida pelo câmbio não é distribuída igualmente para o diferencial traseiro e dianteiro (50% - 50%), geralmente a proporção fica em 70% no diferencial traseiro e 30% no dianteiro, sendo essa a melhor forma de trafegar no asfalto com 4x4 acionado, pois passa a se comportar como qualquer veículo com tração integral, trazendo a melhor estabilidade em qualquer terreno (asfalto, terra, cascalho), sendo que pode ser acionada a alavanca de 2H para 4H com o veículo em movimento e até a 100 KM/h.
    N posição 4 HLc (tração 4x4 com diferencial central Bloqueado) - Nesta posição, a força distribuída pela caixa de tração passa a ser igual para o diferencial traseiro e dianteiro (50% - 50%), sendo que neste caso se destaca a força e não a estabilidade, sendo utilizado para terrenos com características off-road.
    Na posição 4HLLc (tração 4x4 com diferencial central bloqueado e reduzida) - Nesta posição, a caixa de tração mantém as mesmas características da posição 4HLc, porém com um torque cerca de 70% maior. Nessa posição, deve-se restringir a velocidade máxima a 40 KM/h.
    Espero ter te ajudado.
    Abraço

Usuário Avatar de Imortal
    Entrada
    17/04/2018
    Local
    CAMPINAS/SP
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por BBB4X4 Ver Post
    BOA NOITE GALERA

ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DO YURI QUERO ADQUIRIR O MANUAL DA PAJERO GLS B 3.5 V6 MANUAL 1999. ALGUEM PODE AJUDAR

TAMBÉM GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE SUA TRAÇÃO 4X4 NA FICHA TÉCNICA SE APRESENTA ASSIM :

Caixa de Transferência Super Select, com as seguintes opções
    2H = Tração 4x2 traseira
    4H = Tração 4x4, com três diferenciais atuantes
    4HLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado
    4LLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado e Reduzida

QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO SE FOR PRECISO RODAR NO ASFALTO COM 4X4?

ALGUEM PODERIA FALAR MAIS DAS OPÇÕES DE FUNCIONAMENTO DESTA TRAÇÃO 4X4
    Boa noite BBB 4x4
    Sou novo aqui no fórum e uma das minhas viaturas é uma Pajero GLS-B ano 1996 com motor 3.2 DID e vou tentar te esclarecer sobre a caixa de tração Super Select:
    Na posição 2H (somente a tração traseira) - nesta posição, as rodas dianteiras rodam livres (sistema de roda livre automático ), sem movimentar o diferencial dianteiro, portanto, quando utilizado é a posição mais econômica.
    Na posição 4H (tração nas 4 rodas com os 3 diferenciais atuantes) - nesta posição , a tração passa a ser integral, porém a força transmitida pelo câmbio não é distribuída igualmente para o diferencial traseiro e dianteiro (50% - 50%), geralmente a proporção fica em 70% no diferencial traseiro e 30% no dianteiro, sendo essa a melhor forma de trafegar no asfalto com 4x4 acionado, pois passa a se comportar como qualquer veículo com tração integral, trazendo a melhor estabilidade em qualquer terreno (asfalto, terra, cascalho), sendo que pode ser acionada a alavanca de 2H para 4H com o veículo em movimento e até a 100 KM/h.
    N posição 4 HLc (tração 4x4 com diferencial central Bloqueado) - Nesta posição, a força distribuída pela caixa de tração passa a ser igual para o diferencial traseiro e dianteiro (50% - 50%), sendo que neste caso se destaca a força e não a estabilidade, sendo utilizado para terrenos com características off-road.
    Na posição 4HLLc (tração 4x4 com diferencial central bloqueado e reduzida) - Nesta posição, a caixa de tração mantém as mesmas características da posição 4HLc, porém com um torque cerca de 70% maior. Nessa posição, deve-se restringir a velocidade máxima a 40 KM/h.
    Espero ter te ajudado.
    Abraço

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Robson Pajero Ver Post
    Amigos a diferença entre a caixas glx-b e gls-b é que a segunda tem recursos que a primeira nao tem exemplo: a gls-b quando esta com o sistema pneumático funcionando corretamente não necessita engrenar a ré para desligar o 4x4 e pode aciona lo com velocidade maxima de até 80km/h. fora isso o funcionamento é o mesmo da glx-b. já a diferença de tamanho de dá pelo mesmo motivo.
    GLX-B Ausência de diferencial central (caixa de tranferencia semelhante a l200; a tração não pode ser acionada com o carro em movimento); suspensão traseira somente feixe (mais dura); não tem ABS e algumas outras frescuras elétricas.

GLS-B Tem tudo isso acima. Ela se comporta exatamente igual a caixa da TR4.
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por Imortal Ver Post
    Boa noite BBB 4x4
    Espero ter te ajudado.
    Abraço
    Show de bola, baita descrição. Para complementar e ajudar na resposta do companheiro lá em cima, pra rodar numa chuva ferrada no asfalto, toca o 4H e verá que estará andando igual a um trem... num trilho Mas aprende: tira o pé do acelerador antes de tracionar, caso esteja em movimento. Senão vai ouvir aquele barulho de caixa arranhando.
    4X4 Brasil Razão: complementar

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por paulorjr Ver Post
    Pessoal boa tarde, sou novo no fórum, me chamo Paulo e sou do Rio de Janeiro, estou à procura de uma Pajero GLS-B 3.5 V6 24V para comprar, a gasolina e com câmbio manual de preferência (Gostei do tipo Jipão que esse modelo tem).

Minha intenção é de ter potência e conforto para viajar com minha família (esposa e minha filha de 5 anos), curtimos aventuras, camping e pesca, e como minha filha já começou a entender as coisas, já tá me cobrando o porquê de eu levá-la para pescar em praias, mas não levá-la para acampar por exemplo. Já estou ficando sem argumentos para enfrentar os questionamentos da minha princesinha (Rsrs).

Algumas pessoas com quem já conversei a respeito, me sugeriram comprar uma a Diesel, porém, pelo que pesquisei, o que economizarei com combustível, gastarei com a manutenção (mão de obra e peças) caríssimas da diesel, sem contar que, também tive a oportunidade de ver o CRLV de uma a diesel e outra a gasolina e percebi que a diesel tinha 125cv, enquanto que a gasolina, contava com 202cv no doc, o que me surpreendeu.

Bom, já me decidi por esse modelo específico, por mais que alguns amigos tentaram me dissuadir a tocar de ideia e adquirir Hilux, Ranger e a Galoper, mas "gamei" no Jipão GLS-B 3.5 e tô procurando com muita calma para eu não ter surpresas negativas depois que a adquirir.

Então, as minhas dúvidas do momento são: Quais são as diferenças entre as que foram fabricadas nos anos de 98 e 99? Até procurei do ano 00 para frente também, porém, as que encontrei, diminuem de tamanho e potência, logo, desisti. Diferenças boas e ruins, como acabamento e opcionais, e principalmente, problemas crônicos por exemplo?

Também li em algum tópico aqui no 4x4Brasil que, se o proprietário tiver feito o motor antes dos 160k km, é sinal de que quem a usava, esmerilhada a máquina, o que é um péssimo sinal, por conta do stress sofrido por todo o conjunto de peças do veículo. Isso realmente procede?

Outra dúvida, seria melhor comprar uma a gasolina que nunca tivesse GNV e instalar depois, ou não teria problemas em adquirir uma com GNV já instalado?

Última dúvida, por enquanto, alguém já instalou célula HHO nesse modelo que veículo? Funcionou bem?

Desde já, fico grato a quem puder me ajudar com essas dúvidas.

Abç a todos.
    Vamos por partes, como disse o saldoso Jack Estripador:

Quais são as diferenças entre as que foram fabricadas nos anos de 98 e 99?
    Cara, você verá mais 3.0 ano 98 e 3.5 ano 99. Basicamente foi a evolução do motor 6G72 (3.0) para o 6G74 (3.5). O 3.5 tem biela de curso diferente, tamanho de pistão e outras coisas.

Até procurei do ano 00 para frente também, porém, as que encontrei, diminuem de tamanho e potência, logo, desisti.

Realmente não lembro sobre as razões, pois a minha era 99. Mas pense que possa ser mesmo pela economia de combustível.

Diferenças boas e ruins, como acabamento e opcionais, e principalmente, problemas crônicos por exemplo?
    O 3.0 é mais barato de manter... bem mais, na verdade. Quando comprei a 3.5, algumas pessoas aqui pensaram (se fudeu). E realmente tomei no fiofó afu, pois meu carro ficou quase 10 anos parado e a ressurreição dele foi mal feita. Ferrou algumas peças, como os tuchos e isso me deu muita dor de cabeça. Se fosse voltar no tempo e pegar uma novamente, iria de 3.0 manual. A automática é minha preferencia de vida, mas pra Pajero quanto menos peças, melhor. Oleo tem que ser específico, não é barato trocar. Peças de painel já estão velhas e aquelas saídas de ar, principalmente do painel central, se achar inteira, levante as mãos para o céu. Eu fui abençoado com a minha e a parte interna era imaculada (obrigado Vitor!!!!). Você pode também ter problemas com o acionamento da tração. Dependendo do dono, eles nunca tracionaram, então as peças travam. Não é bicho de sete cabeças, mas vai gastar uns Temmers para uma mecânica especializada em 4x4 pra deixar em ordem. Problemas crônicos eu acho que não há algo tão grave pra te sinalizar. Se não tem costume em mecânica, ao procurar, leve alguém que conheça

Bobagem deslavada. Não tem como saber. Nunca saberá. Já li reportagem de um Porsche que fez 1 milhão de km e a primeira retífica foi aos 86 mil km. Se o dono abrir que fez, tem que tentar saber o que aconteceu. Ferveu? Queimou junta do cabeçote? Anel de pistão desgastado? Bah, tem um monte de motivos que levam um motor para uma retífica.

A bosta aqui é pegar um carro com GNV com kit muito antigo, na minha opinião. Aquelas peças têm validade para a vistoria no Detran (tenho quase certeza disso). Eu odeio GNV, fode um monte de peças colaterais no carro, mas é uma opção que muitas pessoas escolhem. Se for pra gastar 5 pau em botar GNV, compra uma Diesel ou separa esses 5 conto e usa na gasolina... Mas é opinião pessoal e respeito quem gosta.

Lenda urbana. Me fala se você conhece quem comprou isso e transformou uma Saveiro num Toyota Prius em termos de economia de combustível. Se isso fosse verdade, você não acha que as montadoras já não cairiam em cima para usar, ao invés de gastar baús de dinheiro em pesquisa para desenvolver baterias melhores? Bah, se alguém teve sucesso nisso (foi louco o suficiente pra gastar num kit), por favor me mostra... estou curioso, de verdade. Não me venham com videos do Youtube. ))))

Isso aí meu querido, espero ter ajudado. Abração.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.4

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por DOSSI Ver Post
    Fala piazada!!!
    Hoje, 4 de abril, dia do 4x4 tô aqui postando e curtindo ler as aventuras dos donos desse modelo de pajero que tanto nos alegra.
    Tenho uma GLS B 3000 V6 3 portas. Ano 1997 modelo 1998.
    Nunca curti tanto dirigir um carro. É muita força nessa bagaça. O consumo não ajuda, 6km/l em milagre. Mas não comprei um up mas sim uma PAJERO.
    A azulona tá inteira, Peguei a uns dias, sou o terceiro dono e confio nos anteriores. Lata perfeita, torque no máximo e apenas os ruídos de um carro de 20 anos. No mais, garanto, posso até um dia comprar outro carro, mas a azulona vai continuar na garagem.
    Quanto aos defeitos que se apresentaram aqui, o painel pisca do 4x4 também tá na mesma. Vou correr atrás da.tal válvula selenoide. Outra coisa são os instrumentos que não estão muito precisos. Creio que basta ajustar. O manual eu tenho e pretendo digitalizar e disponibilizar aqui logo.
    No mais, já tive carros antes. Hoje tenho um trator que por onde passo todos apreciam com olhares atentos e impressionados, geralmente demonstram simpatia.
    Abraço a todos.
    Bem vindo meu guri. Realmente esse trator mostra respeito na rua. 3.0 3 portas é o que tem de bom. Fazendo só 6 nela? A minha 3.5 fazia mais. Bom, era mais potente e rodava mais leve, mas dá uma olhada no peso do teu pé. Pode ser que o efeito V6 faça você querer ouvir mais o ruído do motor

Painel de tração piscando só levando pra especializada meu querido. Salvo se tá no ócio. Tem um monte de mangueiras lá e é um saco ver isso. Mas... se tu é novo em idade, vale a engraxada.

Quais instrumentos você fala que estão imprecisos... o conhecido mesmo é o do nível da gasolina. Pode ser a bóia.

No mais é curtir e curtir.

Ainda vou buscar meu Bastião, que está numa cidade do interior aqui perto...

Abração,

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Citação Postado originalmente por Sídney Carmo Ver Post
    Bom dia donos de Pajero...
    Sou novo por aqui e estou com um problema na minha viatura.
    É uma Full 97 gls-b turbo diesel intercooler e está com o motor fundido.
    Levei o motor para retificar em SP e o orçamento ficou em R$17.000,00 (motor completo e turbina). Tenho o veículo a um ano e quando abriram o motor foi constatado que já haviam feito umas 2 vzs e muito mal feito.
    Já ouvi dizer e já li que o motor MWM serve neste modelo de Pajero.
    Alguém saberia me dizer se realmente serve? Se dá certo a adaptação, onde encontrar esse motor?
    Ah... Outra coisa, existe algum grupo de WhatsApp para proprietários de Pajero?
    Amigo, vai num ferro velho e compra o motor da Triton 3.2. Vai sair menos do que isso, eu acredito. MWM vai servir, mas é barulhentinho...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Jipeiros do ABC, apresentem-se...
      Por folgado no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 96
      Última resposta: 23/05/2017, 20:13
    2. Pessoal do RS, apresentem-se.
      Por Loiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 316
      Última resposta: 20/09/2015, 20:33
    3. Atençao aos donos do Pajero´s 01 a 04!
      Por Joao Baeta no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/08/2008, 14:30

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem