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  • #1

    Caixa de Transferência: troca dos o'rings do pino intermediário - DIY.




    Prezados,

    Há algumas semanas eu havia comprado os o'rings em vitton para substituir os o'rings nitrílicos originais do pino intermediário da caixa de transferência, pois existe um vazamento (de série, hehehe) ali.

    No entanto, por se tratar de um procedimento não muito simples, fui deixando para depois... E acho que eu não faria essa troca tão cedo se eu não tivesse verificado a mer%# do nível de óleo da caixa de transferência hoje. Fiz a troca desse óleo em outubro, antes de ir para o encontro em Rio do Sul, e desde lá eu verifiquei o mesmo uma única vez. Hoje, ao fazer isso novamente, constatei um nível de óleo entre 2 e 3cm abaixo do nível correto.

    Fiquei muito brabo com essa porcaria! Dois retentores de R$ 2,00 colocam em risco uma caixa de R$ 4000,00! Estupidez é pouca... Tá certo, eu tenho a minha parcela de culpa por saber do vazamento e não ter verificado o nível com mais frequência... Mas e quanto àqueles proprietários de Defender que não tem paciência, ferramentas e conhecimento necessário para fazer a conferência desse óleo? Ficam como? Tenho certeza que a LR Brasil não vai cobrir isso em garantia, seja qual for a situação...

    Antes eu tinha receio de fazer bobagem ao tentar fazer a troca dos o'rings. Agora eu vejo que a pior coisa é deixar a caixa do jeito que está e acabar estragando tudo lá dentro por ter rodado com pouco ou nenhum óleo.

    Sendo assim, inicio este tópico para que todos acompanhem e me ajudem com esse procedimento.

    Sei que existe muito material disponível (e disperso) no fórum e na web, então vou tentar reunir e sintetizar aqui os materiais e procedimentos para fazer essa troca, sempre acompanhado de muitas fotos!

    Para começar, penso em três maneiras distintas para fazer a troca:

    1- Baixar a caixa de transferência, de marchas e caixa seca. Separar e fazer a troca. (aqui eu aproveitaria para conferir o estado da embragem e garfo) Tem a desvantagem de ser o mais "invasivo" de todos os métodos...

    2- Afastar a caixa de transferência da caixa de marcha, sem baixá-las, e fazer a troca.

    3- Tentar fazer a troca sem remover ou afastar as caixas, apenas movendo o pino o suficiente para fazer a troca dos o'rings. Não sei se dá para fazer assim e o espaço é beeem apertado, mas se for possível será o jeito mais fácil por não ter que remover cardan, tambor de freio de mão, usar pinos guia, etc...

    Enquanto eu vou pesquisando sobre os métodos para fazer a troca, agradeço imensamente por toda e qualquer ajuda dos colegas!

    E para iniciar bem, nada melhor do que algumas fotos:

    -13122011207.jpg-13122011209.jpg-13122011210.jpg-13122011211.jpg

    Nas duas primeiras um dos lados do fatídico pino intermediário. Na terceira a meleca que é a caixa e na última os retentores em vitton (comprei 5 de cada para garantir... hehehe).

    Ao final do procedimento farei um DIY no capricho para resumir tudo!

    Obrigado pela ajuda e grande abraço!

  • #2
    Colega Gustavo.
    Saudações.
    Também possuo uma DEF 110.
    Estou também nessa da caixa de transferência vazando um pouco.
    Resumindo a conversa, pode me indicar onde comprou esses o'rings de vitton???
    Sabe dizer também se eles enviam via correio pois estou no Nordeste.
    Um abraço e agradeço.

  • #3
    Luciano,

    Segui a dica do Clemente e comprei os o'rings na apvedacoes

    Comprei 5 unidades de cada uma das medidas a seguir:

    - BS (ou AS) 121

    - BS (ou AS) 119

    Fiz a encomenda por e-mail, depositei o valor em conta corrente e no dia seguinte estavam na minha casa em Porto Alegre. Pessoal atencioso e gente boa! Recomendo!

    Neste tópico você encontra, no post #23, o relato original do Clemente!

    Aliás, se tu pretende fazer a troca em casa vamos trocando "figurinhas" sobre como fazer o serviço!

    Um grande abraço!

  • #4
    Citação Postado originalmente por gustavoullmann Ver Post
    Luciano,

    Segui a dica do Clemente e comprei os o'rings na apvedacoes

    Comprei 5 unidades de cada uma das medidas a seguir:

    - BS (ou AS) 121

    - BS (ou AS) 119

    Fiz a encomenda por e-mail, depositei o valor em conta corrente e no dia seguinte estavam na minha casa em Porto Alegre. Pessoal atencioso e gente boa! Recomendo!

    Neste tópico você encontra, no post #23, o relato original do Clemente!

    Aliás, se tu pretende fazer a troca em casa vamos trocando "figurinhas" sobre como fazer o serviço!

    Um grande abraço!


    Camarada Gustavo,
    Muito obrigado pela dica do o'ring correto, vou tentar falar com a empresa.
    Esses cometários do Clemente são muitos bons mesmo, Clemente é o nosso mestre. Acho que se eu fosse de São Paulo ia tentar contratar o Clemente para mexer na minha viatura, KKKKKK.

    Quanto a fazer o serviço em casa, cara eu ainda não tenho condições de realizar esse reparo, eu ainda sou aprendiz de aprendiz de aprendiz de aprendiz de mecânico, kkkkk, mas valeu o incentivo, quando levar para fazer o reparo vou acompanhar para tentar aprender.

    Luciano Valois.

  • #5
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Agradecimentos: 6
    Esqueci de outro detalhe.

    Antes de montar, limpe bem o retentor que recebe o eixo estriado vindo do câmbio, bem como a superfície de contato do eixo. Antes de montar tudo de volta, aplique bastante graxa de rolamento entre os beiços do retentor, pode ser azul ou vermelha. Do contrário o retentor vai para o espaço, derrete com o atrito.

    Para colocar o o'ring, recomendo lubrificar tudo com um pouco de óleo EP e com um alicate de bico fino encaixado na outra extremidade do eixo, ir virando este para um lado e para o outro, enquanto empurra o pino novamente para seu lugar. Entra bem suave. Acabar com os cantos vivos das peças é fundamental, pois até meu o'ring original estava mordido.

    Luciano, não faço nenhum serviço para colegas, apenas ajudo. rsrs. Amigo é para isso, para ajudar enfiar a mão na graxa e depois comemorar com uma cerveja gelada! Depois de fazer umas 4 vezes este job a paciência acaba.

    Abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #6

  • #7
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    Vendo os sites que o Loras recomendou, lembrei: remova o conjunto de freio de mão e amarre ele junto ao chassi. É melhor e mais fácil do que soltar o cabo e cia...

    Abraços
    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #8
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    Olá companheiros, há tempos, leio os posts(antes mesmo da compra da minha noventinha-2 meses atrás). Hoje resolvi lançar uma das minhas dúvidas.
    Logo após a compra e realização do meu sonho, encostei a 90inha (2001/104milKM) no Luis Fraga e fiz uma revisão geral, paguei uma fortuninha para um carro original e totalmente inteiro. Além das sábias observações do Clemente em relação aos bujões de plástico substituido pelos de metal fiquei com uma dúvida ainda maior em relação ao que o Luis me falou quanto ao único vazamento que o carro apresenta(na famigerada caixa de transferência). O vazamento é super pequeno e o mesmo me orientou, após trocar o óleo, monitorar o nível, para na prox. revisão uma possível troca do tal pino, que segundo ele, desgasta pela diferença de material(ferro/aluminio). Após ler o tópico em que o Clemente sugere apenas a troca dos orings, comecei a questionar o que, o até então EXPERT em lands, havia me falado., afinal é um serviço muito mais simples. Vocês acham que eu conseguiria eliminar o vazamento fazendo a dica do Clemente? Outra dúvida: hoje, ouço muito no Ronald, estou pensando seriamente em levar minha 90intha para o Ronald fazer o "Job do Clemente", o que vocês acham, é mais confiável que o Luis? Abraços a todos e desde já agradecido

  • #9
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    Red face

    Boa tarde clemente
    estou com uma duvida
    Se tirar a caixa de transferencia e adaptar um cardan direto no diferencial teria algum problema?
    o carro e uma Disc 2.
    estou aguardando as ingrenagem chegar e preciso utilizar o veiculo, Obrigado desde já
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Esqueci de outro detalhe.

    Antes de montar, limpe bem o retentor que recebe o eixo estriado vindo do câmbio, bem como a superfície de contato do eixo. Antes de montar tudo de volta, aplique bastante graxa de rolamento entre os beiços do retentor, pode ser azul ou vermelha. Do contrário o retentor vai para o espaço, derrete com o atrito.

    Para colocar o o'ring, recomendo lubrificar tudo com um pouco de óleo EP e com um alicate de bico fino encaixado na outra extremidade do eixo, ir virando este para um lado e para o outro, enquanto empurra o pino novamente para seu lugar. Entra bem suave. Acabar com os cantos vivos das peças é fundamental, pois até meu o'ring original estava mordido.

    Luciano, não faço nenhum serviço para colegas, apenas ajudo. rsrs. Amigo é para isso, para ajudar enfiar a mão na graxa e depois comemorar com uma cerveja gelada! Depois de fazer umas 4 vezes este job a paciência acaba.

    Abs

    Clemente

  • #10
    Usuário Avatar de Keepact
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    24/06/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
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    Alguém sabe me dizer onde achar esses O'rings no Rio de Janeiro? Fui em São Cristovão mas não tinha ou eu não sabia onde procurar. Só acho em especializada em Land?

    Se alguém pode ajudar, valeu!

  • #11
    Opa!

    Achei esse tópico no LR4x4 e parece bem completo e didático!

    Vou traduzir, gerar uma espécie de checklist de ferramentas e procedimentos e posto aqui para que os colegas avaliem se não faltou nada. Dicas e truques (mágicos ou não) são sempre bem-vindos!!

    Fiz uma leitura expressa do post e acho que eu tenho todas as ferramentas necessárias, então de repente eu inicie o conserto ainda nesse final de semana!

    Grande abraço a todos!!!

  • #12
    Por falta de óleo veja como ficaram algumas engrenagens da minha caixa de transferência:

    Gastei R$ 2.500,00 comprando somente essas peças, usadas, na Landcenter

    As mesmas peças novas sairiam por quase R$ 4.000,00, o preço de uma caixa nova (importada)



    Um abraço,

    Marcelo
    Defender 110 -95
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -hpim0007.jpg   -hpim0008.jpg   -hpim0009.jpg   -hpim0010.jpg  

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