x
Convex Datacenter
Página 4 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 127

Hybrid View

Prezados,

Finalmente o serviço está chegando ao fim... Foram dezenas de horas trabalhando no jipe para retirar a transfer, trocar os o'rings e recolocá-la em seu lugar. Espero que tenha dado tudo certo, pois eu não quero fazer isso de novo tão cedo! Mas valeu muito a pena pela confiança e conhecimento adquiridos!

Hoje eu fiz as seguintes coisas:

1- Removi, passei as melecas (loctite copper nos parafusos passantes e trava rosca azul nos demais) e recoloquei, fazendo o aperto em "estrela". Não usei torquímetro, pois o espaço é reduzido e o torquímetro é muito grande. Dei apenas um aperto inicial e depois um bom aperto (ambos em estrela);
    2- Reconectei os chicotes, prendi os cabos negativos, recoloquei os suportes dos chicotes... Enfim, deixei tudo 100% para encerrar o job.
    3- Para garantir que eu não havia feito bobagem, deixei debaixo do jipe e girei as flanges da tranfer para simular o jipe andando. Fiz isso com todas as posições da transfer: com e sem bloqueio e em high/low. Nada trancou, raspou, não ouvi barulhos estranhos... Perfeito! RECOMENDO FAZER ISSO!!!! Com a certeza tranquilizadora de que estava tudo certo, segui o serviço...
    4- Recoloquei o bujão de dreno usando loctite veda rosca liquido;
    5- Recoloquei as proteções térmicas do câmbio, a capa do "túnel" e parafusei tudo. Depois recoloquei a alavanca do freio de mão no lugar... Remontei/coloquei no lugar tudo que havia sido removido do interior, exceto o assoalho da cubbybox e a própria cubbybox. O jipe voltando a ser o que era antes....
    6- Fiz um funil ultra tosco com uma garrafinha de água de 500ml: cortei o fundo e passei uma lima na rosca da tampa. Dessa maneira eu consegui rosquear a garrafa no furo de enchimento da transfer! Ficou sensacional!!! Então coloquei um pedaço de mangueira transparente de uns 20cm por dentro do funil até dentro da transfer (assim entrava ar) e coloquei o óleo pelo buraco do assoalho da cubby! Detalhe: isso tem que ser feito antes de recolocar o tambor do freio de mão, se não fica muito apertado o espaço.
    7- Consegui colocar 2 litros. Então deitei embaixo do jipe, girei as flanges e sacudi a caixa com a mão... Assim couberam mais uns 150-200ml... Coloquei mais uns 150ml no funil e ergui a roda traseira. Protegi o funil com um pano e deixei desse jeito, para que o óleo "assente" na caixa.
    8- Recoloquei o cardan dianteiro, apertando os parafusos em estrela. Novamente usei a técnica do clemente que consiste em erguer a roda, colocar a chave e calçá-la no chassi com uma madeira e girar a roda. Perfeito!

Amanhã só preciso retirar o funil, fechar o bujão, recolocar o tambor do freio de mão e recolocar o cardan. Nem acredito que só falta isso... hehehe... Vou deixar tudo bem limpo e cair na estrada! Chega a dar um frio na barriga... hehehe

Hoje não tirei fotos, pois é tudo bem simples...

Grande abraço a todos e feliz natal!!!

Show!

Não esqueça de rodar por algum tempo perto de casa antes de cair na estrada!

Boa viagem!

Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

Opa!

Continuando,

No dia seguinte eu finalizei o job: retirei o funil, fechei o bujão de enchimento (loctite nele também), recoloquei o freio de mão (sem o parafuso, que não deu tempo de comprar), prendi o cardan e recoloquei o assoalho e a cubbybox. Testei o jipe andando 3m para frente e voltando 3m de ré na vaga da garagem... Tudo certo!

Coloca as bagagens no carro e aponto meu rumo para a praia... Alguns km de ruas, andando devagar e com ouvidos atentos: nada de anormal, exceto por um rádio que não quer desligar, uma luz de farol de neblina que acende quando freio em baixa rotação e pelo pisca da direita, que pisca como se tivesse com uma lâmpada queimada... Acho que esqueci de reconectar algum ponto de massa... :/ Pego a estrada, km iniciais entre 75-85km/h e tudo certo! Subo para a velocidade de cruzeiro: 100-110km/h até o fim da viagem de 120km... Viajo todo o tempo sem nada elétrico ligado... Chego em casa, nem desligo o jipe e deito embaixo: caixa absolutamente seca! Sem umidade ou qualquer vestígio de óleo!!! Depois de descarregar e deixar o jipe esfriar um pouco, vou atrás de alguma coisa que eu tenha esquecido de reconectar e... na mosca! Tinha esquecido de ligar dois pequenos olhais de ponto de massa na transfer... Chave 10mm e tudo voltou a funcionar normalmente! Aproveitei e testei todos os fusíveis do carro com um multímetro para ver se não tinha queimado nada: tudo ok!!!

Ontem fui andar com o jipe pelas dunas, areia dura (tinha chovido), reduzida, bloqueado, desbloqueado, sobe algumas dunas, anda no plano... Volto para casa e deixo embaixo de novo: tudo continua seco!

Amanhã retorno para POA, quarta pretendo verificar/completar o nível!

E é isso aí... Agora é só monitorar a transfer e ver quanto tempo esse job vai durar! (tomara que uns bons k km... hehehe)

Em breve pretendo rescrever o procedimento, listar melhor as ferramentas e colocar mais fotos!

Um MUITO OBRIGADO a todos que de qualquer forma me ajudaram com esse DIY!

Um forte abraço!!!

Para fechar o tópico, seguem as últimas fotos que eu tirei da empreitada:

-24122011251.jpg-24122011252.jpg-24122011253.jpg-24122011254.jpg

Nas 3 primeiras a caixa sequinha após a viagem até o litoral e após uma boa banda nas dunas!

Na última foto o ponto de massa que eu esqueci de religar e deixou o rádio, o pisca e algumas luzes indicadoras do painel meio doidas... hehehe... Bobeada de guri!

Novamente agradeço a todos pela ajuda!!!

Um abraço e que todos tenham um baita 2012 (sem vazamentos de óleo... hehehe)!!!

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Vamos lá Volney!

A folga que você observa deve ser no estriado dos semi-eixos traseiros junto as "tulipas", peça que faz a ligação entre o sem-eixo e o cubo de roda, no eixo traseiro. Verifique também se não existe nenhuma folga no pivô centra da suspensão traseira; fica localizado junto a parte superior do diferencial traseiro. Costumamos chamar de "ball joint".

Bomba de vácuo. Você pode recondicionar e aparentemente fica melhor que a nova original... Perim Peças é o nome do lugar que faz o job.

Os estalos no eixo dianteiro. Pode ser o diferencial dianteiro e ou as homocinéticas. Comece drenando o óleo e com o dedo procure por cacos dentro da bola do diferencial. Com uma lanterna pelo orifício de enchimento é possível inspecionar os dentes das engrenagens enquanto se gira o cardan. Se estiver tudo ok, suspeite das homocinéticas; estas trabalham num banho de graxa preta diferente das tradicionais, compre a bisnaga para LR, tipo e quantidade certa (chamamos de one shot grease).

Vazamentos, vale a última para qualquer outro carro; resolva um a um. Comece pelos mais sérios, como óleo do motor.

Forte abraço

Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário
    Entrada
    21/01/2012
    Agradecimentos: 0
    Valeu Clemente!!!
    Vou verificar.

Usuário
    Entrada
    21/01/2012

Vazamento da caixa identificado e Caixa

Boa tarde, colega!!!
    Hoje meu mecânico abriu a caixa de direção e por fim descobriu o vazamento, posso te enviar as fotos se me disser como.
    Bomba de Vácuo: abrimos a mesma e novamente o que foi constatado foi a borracha interna de vedação. O que devo fazer? comprar logo uma bomba na Perim ou trocar o reparo se é que existe.

Att.
    Volney Moreira

Usuário
    Entrada
    21/01/2012

Fotos

Olha aí as fotos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -260112-1408.jpg   -260112-1409-001-.jpg  

Usuário
    Entrada
    21/01/2012

Bomba Vácuo - Fotos

Segue fotos!!!
    Que decisão tomar, por favor?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -260112-1444.jpg   -260112-1445.jpg   -260112-1445-001-.jpg  

Usuário
    Entrada
    21/01/2012

Caixa de Direção

fotos do desgaste onde está vazando o óleo da direção.
    O que fazer?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -260112-1409.jpg  

Usuário
    Entrada
    21/01/2012
    fotos do desgaste onde está vazando o óleo da direção.
    O que fazer?

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Volney,

Estou usando a bomba recondicionada da Perim a algum tempo, e só alegrias. Ele faz a base de troca e cobra um preço bom.

[]´s
    Rafael
    "Tenha talento, trabalhe como um condenado, sue sangue, e você conseguirá tudo sem esforço." -Humberto Gessinger

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 17
      Última resposta: 18/06/2016, 14:35
    2. Respostas: 4
      Última resposta: 15/06/2011, 07:23
    3. Troca do protetor de poeira da caixa de transferência
      Por FJader no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 03/01/2010, 18:14
    4. Troca de oleo da caixa de transferencia
      Por jasantos no fórum Land Rover
      Respostas: 14