Powered by vBulletin

Vocação do projeto da Defender até 2006.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/10/2010, 19:47
    Carlão Rover
    Bom, continuando com o tópico...

O aumento da temperatura de trabalho com sobrecarga (de todos os componentes mecânicos, principalmente nesta discussão motor, câmbio, transferência e diferenciais) aumenta consequentemente a pressão de trabalho, o que contribui para que ocorra vazamentos nas juntas antes do tempo, além é claro de modificar para pior as qualidades lubrificantes dos óleos antes do intervalo normal de trocas.

Com isso além de forçar os componentes mecânicos, forçamos com lubrificação inadequada e por longos períodos em altas temperaturas (além do projeto); de quebra ainda facilitamos para que ocorra vazamentos, que complicam ainda mais o risco das altas temperaturas e suas consequências.

Dá para ver o efeito "cascata" que ocorre com a condução indevida da Defender.

Abraço.
  • 14/10/2010, 22:55
    Loras
    Citação:

Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Bom, continuando com o tópico...

O aumento da temperatura de trabalho com sobrecarga (de todos os componentes mecânicos, principalmente nesta discussão motor, câmbio, transferência e diferenciais) aumenta consequentemente a pressão de trabalho, o que contribui para que ocorra vazamentos nas juntas antes do tempo, além é claro de modificar para pior as qualidades lubrificantes dos óleos antes do intervalo normal de trocas.

Eu achava que o respiro de cada componente citado serve justamente para aliviar essa "pressão de trabalho". :pensativo:

O efeito do calor diretamente sobre o material do retentor e o'ring me parece uma explicação mais plausivel.

Abraço,
  • 15/10/2010, 02:14
    rafaelfernandez
    Citação:

Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Sobre carga de acessórios e emendas dão nisso mesmo. Acho que como você não tem muito histórico do dono anterior seria interessante rever toda a fiação e instalar os relés com o Loras disse.

Arrume um eletricista que não tem fita isolante na oficina e que não economiza no estanho. :concordo:

[]´s
    Alex

Alem disso, acredito ser interessante superdimensionar a espessura os cabos utilizados nas instalações. Assim alem de se reduzir a temperatura de trabalho dos mesmo, ainda se aumenta a margem de segurança quanto a incedios.

[]´s
    Rafael
  • 15/10/2010, 18:15
    Carlão Rover
    Leia os dois parágrafos, que são complementares.

O respiro contribui para que a pressão não chegue a níveis críticos, travando durante a condução os rolamentos e azulando os semi eixos, por exemplo(isso se não quebrar na hora). E a temperatura criada pela rotação além das especificações acaba com as propriedades e viscosidade do óleo lubrificante antes do tempo. Isso somado a tudo que já expliquei antes, inclusive o aumento da pressão (apesar do respiro), acelera o desgaste natural das peças.

Inclusive a sobrecarga no motor e conjunto mecânico, devido a aerodinâmica da Defender.

Seria somente o retentor e o´ring, se houvesse vazamentos apenas nestes locais, o que não é verdade.

Eu queria deixar claro para alguns que o que discuto aqui não é ego (como já disseram). O que discuto é que para considerar que um veículo tem um problema crônico (e que a fábrica fica décadas sem querer resolver, segundo quem acredita nisso) não podemos acreditar em depoimentos de diferentes pessoas, com diferentes km de veículo adquirido, diferentes condutas de manutenção e direção, entre outras muitas variáveis.

É preciso ter muita fé para acreditar nisso.

Apenas depois de eliminadas as variáveis, podemos tentar chegar a alguma hipótese plausível. E enquanto as variáveis principais no meu entender, que é a condução e boa manutenção(nesta ordem) não forem removidas, NUNCA podemos afirmar que o problema é crônico.

O que percebi é que conhecer os problemas ditos "crônicos" é sinônimo de entender de Defender. Isso eu não concordo de maneira alguma; principalmente se alguém me diz que a condução de acordo com o projeto não interfere de maneira significativa na durabilidade da Land Rover.

Pergunte a qualquer caminhoneiro o quanto dura um câmbio na mão de um péssimo motorista.

Abraço.
  • 15/10/2010, 22:01
    Loras
    Citação:

O respiro contribui para que a pressão não chegue a níveis críticos, travando durante a condução os rolamentos e azulando os semi eixos, por exemplo(isso se não quebrar na hora).

:shock:

Pressão em níveis críticos trava o rolamento e deixa os semi-eixos azulados? :?:

É isso mesmo?

Semi-eixo fica azulado e rolamento trava por excesso de temperatura, quando geralmente a capa funde no eixo.

Já rodei com respiro entupido por vários km. Em alguns momentos a 120km/h. Vide o relato da minha viagem a Venezuela na 110. Vazou o retentor do pinhão. Só isso. :concordo:

Citação:

E a temperatura criada pela rotação além das especificações acaba com as propriedades e viscosidade do óleo lubrificante antes do tempo. Isso somado a tudo que já expliquei antes, inclusive o aumento da pressão (apesar do respiro), acelera o desgaste natural das peças.

Aumento de temperatura gera aumento de pressão, certo?

E para isso existe o respiro, certo?

Compensar o aumento de pressão. Logo, se o respiro funciona, não há aumento de pressão. O aumento de pressão no diferencial é finito, proporcional ao aumento da temperatura. Ou a temperatura aumenta infinitamente?

O respiro tem capacidade infinita de aliviar a pressão (considerando a variável tempo infinita). Logo, se o aumento é finito e o alívio infinito, em algum momento vai compensar.

A "alteração hipoteticamente significante" nas propriedades do óleo lubrificante pode contribuir para o desgaste das peças. Mas aí não é desgate natural. Aí é desgaste por mau uso, óleo mal indicado.

Citação:

Inclusive a sobrecarga no motor e conjunto mecânico, devido a aerodinâmica da Defender.

Não entendi. Não consegui encaixar a frase na sequência do texto.

Citação:

Seria somente o retentor e o´ring, se houvesse vazamentos apenas nestes locais, o que não é verdade.

Certo. Além de retentor, onde mais vazaria no eixo? Na carcaça do diferencial? :?:

Citação:

O que discuto é que para considerar que um veículo tem um problema crônico (e que a fábrica fica décadas sem querer resolver, segundo quem acredita nisso) não podemos acreditar em depoimentos de diferentes pessoas, com diferentes km de veículo adquirido, diferentes condutas de manutenção e direção, entre outras muitas variáveis.

Uma amostra RANDOMIZADA ALEATORIAMENTE desse jeito (diferentes pessoas, diferentes km de veículo, diferentes condutas de manutenção e direção) é um dos melhores grupos para análise. Justamente porque a tendência é que essas variáveis todas "se anulem" devido a heterogeneidade do grupo.

Citação:

É preciso ter muita fé para acreditar nisso.

É preciso ter muita fé para continuar a conversa por aqui. Parece papo de louco... :pensativo:

Perceba que em NENHUM momento eu afirmei que os erros na condução do motorista não justificam ou contribuem para os problemas debatidos.

Agora, atribuir a causa principal a eles, entre outras palavras significa presumir que todos aqueles que tiveram problemas são maus motoristas e só o Carlão sabe dirigir como caminhoneiro.

E disso eu discordo. :concordo:

Citação:

Apenas depois de eliminadas as variáveis, podemos tentar chegar a alguma hipótese plausível. E enquanto as variáveis principais no meu entender, que é a condução e boa manutenção(nesta ordem) não forem removidas, NUNCA podemos afirmar que o problema é crônico.

Uma amostra randomizada aletatoriamente diminui o efeito das variáveis indesejadas, ainda que de forma menos eficiente quando comparado a bons critérios de inclusão e exclusão.

Inclusive neutraliza a variável: incapacidade de condução do motorista. E ainda assim, os problemas relatados são frequentes.

Portanto com as devidas "relatividades" estatísticas, podemos afirmar sim que o problema é crônico.

Citação:

O que percebi é que conhecer os problemas ditos "crônicos" é sinônimo de entender de Defender. Isso eu não concordo de maneira alguma; principalmente se alguém me diz que a condução de acordo com o projeto não interfere de maneira significativa na durabilidade da Land Rover.

Pergunte a qualquer caminhoneiro o quanto dura um câmbio na mão de um péssimo motorista.

Abraço.

Entender de Defender?

Ninguém está aqui para provar do que entende. Estamos aqui para construir conhecimento válido.

Que Clemente, Portela e Loras entendem um pouco de Defender, não tenho a menor dúvida. Agora, isso não significa que a explicação sugerida por eles é a ÚNICA existente.

Busque em todos os tópicos onde a MESMA conversa acontece, qualquer trecho onde Clemente, Portela ou Loras tenham afirmado:

"a condução de acordo com o projeto não interfere de maneira significativa na durabilidade da Land Rover."

E sinceramente, caminhoneiro não entende de Defender. O projeto dos caminhões, proporcionalmente, é melhor "superdimensionado" justamente para suprir as falhas dos condutores.

Abraço,
  • 15/10/2010, 22:50
    Carlão Rover
    Desculpe Loras, mas ou está lendo pela metade o que escrevo, ou não estou sendo claro ou você não quer entender por algum motivo.

As informações estão aí!

Citar experiência pessoal não prova nada e você mesmo concordou que não deveria ser usada para exemplos...No entanto o fez "Já rodei com respiro entupido por vários km. Em alguns momentos a 120km/h. Vide o relato da minha viagem a Venezuela na 110. Vazou o retentor do pinhão. Só isso." By Loras.

Na verdade quem tem que provar a teoria de que estão certos são os prós "problemas crônicos" que em nenhum momento até hoje me deram uma justificativa racional para afirmações do tipo: alternador marelli não presta; câmbio mal projetado; etc.

Só estou ajudando com informações aqueles que buscam explicações distintas e válidas para problemas relacionados ao uso e condução incorreta da viatura.Veja você mesmo admite ter usado acima de 120 Km/h. Qualquer informação sua sobre problemas crônicos é invalidado, pois não seguiu os cuidados indicados para prolongar a vida da sua Defender. Isso só para dar exemplo do raciocínio que defendo, nada contra como você guia seu veículo.

Toda vez que você e qualquer um que guia o Defender como um SUV na estrada e na cidade, não posso aceitar os argumentos infundados ou baseados em relatos amadores. Fico com a engenharia e projeto da Land Rover mesmo.

Abraço.
  • 15/10/2010, 22:58
    Carlão Rover
    Sua análise metodológica está sendo teórica e não prática.

Randomizada aleatoriamente??? Só entra na discussão de problemas quem já teve ou ouviu falar(lenda) que vai ter.

Amostra mais viciada que esta é impossível!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Neutraliza a variável?

A condução correta do motorista é condição sine qua nom para se realizar o estudo.

Sem uma metodolgia de condução e local, qualquer opinião é palpite grosseiro e indevido.

E digo mais. Não estou nem dizendo que não possa ter falhas. Como disse antes pode ter sim; na montadora (citei até os problemas de carros montados na segunda feira que dão mais problemas). O que não posso concordar em sã consciência é um grupo de pessoas questionar um projeto como a Defender com embasamento empírico aleatório.

Abraço.
  • 15/10/2010, 23:01
    Carlão Rover
    "Agora, atribuir a causa principal a eles, entre outras palavras significa presumir que todos aqueles que tiveram problemas são maus motoristas e só o Carlão sabe dirigir como caminhoneiro." By Loras.

Não disse que ninguém é mau motorista. Disse que a maioria não sabe dirigir uma defender. É outra coisa. E não sei dirigir caminhão não. Agora Defender posso dizer que estou aprendendo sim.

Abraço.
  • 15/10/2010, 23:09
    Carlão Rover
    "Postado Originalmente por Carlão Rover http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
    Não entendi. Não consegui encaixar a frase na sequência do texto." By Loras.

Percebe aonde está o problema?

A maioria não consegue perceber que a sobrecarga no motor, leva ao superaquecimento deste, do Câmbio, diferenciais, etc. Aí não consegue relacionar com desgastes prematuros, vazamentos, etc.

Pode fazer o teste quem quiser (não aconselho). Rode 30 minutos na estrada a 110 Km/h. Vai sentir cheiro de óleo queimado dentro da Land(se tiver isolamento será um pouco menos perceptível). Daí já dá para imaginar o que vem depois de um longo período guiando desta maneira. Para se ter uma idéia, nesta situação o correto é trocar o óleo do câmbio na próxima parada. Normalmente só é trocado a cada 50 mil Km conforme o manual (quando é trocado).

Abraço.
  • 15/10/2010, 23:13
    Carlão Rover
    Se repararem coloquei no tópico a discussão da vocação somente até o modelo de 2006(pelo menos daqui do Brasil que ainda estavam com o 300TDI), pois com o novo câmbio e motor, a New Defender perdeu a vocação off road restrita do projeto original.

A 6 marcha veio para melhorar a condução em estradas, assim como a eletrônica embarcada.

O projeto original para mim acabou em 2006; embora não tenha nada contra os novos modelos, estes apresentam uma nova etapa para o Defender, ou melhor, o New Defender.

Abraço.
  • 16/10/2010, 01:30
    CGAUER
    Nossa Carlão,

seu Land deve estar com algum problema sério... Nunca senti cheiro algum de óleo em todos os LR que tivemos... Resolva os vazamentos.

Para cheirar óleo, tem que ter vazamentos...

Quanto ao que falou do lubrificante das caixas, é melhor você se informar melhor. Falou bastante besteira.

Segundo todas as fichas técnicas dos lubrificantes EP GL5 (uso na transfer + difs) e MTF (câmbio), a viscosidade deles à quente é aferida a 100˚C e a perda da viscosidade recomenda inicia somente a ± 150˚C. A quebra de sua estrutura atômica só inicia a partir de ± 200˚C.. Os lubrificantes EP, e em especial o GL5, baseiam-se em formações atômicas sulfurosas, garantido uma ENORME capacidade térmica e resistência inigualável a pressões de engrenagens de alto atrito e pressão (hipóides; pinhões e coroas), razão pela qual não se pode colocar GL5 em câmbios de carros que utilizam óleo GL4, pois o GL5 dificultaria muito o trabalho dos anéis sincronizadores, tornando os engates das marchas muito complicado.

Finalmente, andando a 120km/h a temperatura dos diferenciais fica na casa dos 75˚C, a caixa de câmbio em estáveis 84˚C e a transferência por volta de 90˚C.. Temperaturas absolutamente perfeitas, nem acima nem abaixo do recomendado.

Aferi todas estas temperaturas após andar constantemente a 120km/h por duas horas. A leitura foi feita com um termômetro infra-vermelho (aka laser) com precisão de ± ˚C 0,25, em um dia com 33˚C de temperatura externa e umidade de 90% a altitude de 760m.

Ou seja, existem LRs e LRs. Os meus nunca federam a óleo nem sequer usam óleos de pouca duração/qulidade. Nos eixos e transfer, apenas GL5 com base sintética. No câmbio apenas MTF.

Quanto ao motor, agora só uso o Castrol Enduron. E a temperatura do cárter está sempre muito próxima a da água, ± 95˚C...

Cuide bem do seu LR que ele não vai feder a óleo...

Abraços

Clemente

Citação:

"Postado Originalmente por Carlão Rover http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
    Não entendi. Não consegui encaixar a frase na sequência do texto." By Loras.

Percebe aonde está o problema?

A maioria não consegue perceber que a sobrecarga no motor, leva ao superaquecimento deste, do Câmbio, diferenciais, etc. Aí não consegue relacionar com desgastes prematuros, vazamentos, etc.

Pode fazer o teste quem quiser (não aconselho). Rode 30 minutos na estrada a 110 Km/h. Vai sentir cheiro de óleo queimado dentro da Land(se tiver isolamento será um pouco menos perceptível). Daí já dá para imaginar o que vem depois de um longo período guiando desta maneira. Para se ter uma idéia, nesta situação o correto é trocar o óleo do câmbio na próxima parada. Normalmente só é trocado a cada 50 mil Km conforme o manual (quando é trocado).

Abraço.

• 16/10/2010, 03:12
    CGAUER
    100% de acordo.

O câmbio de 6 marchas, é até uma vantagem, a eletrônica, com certeza não... A 6a é um overdrive, um verdadeiro progresso. A primeira também ficou mais curta, uma outra grande vantagem.

Se usasse um motor D4D da Toyota, ficaria mais tranqüilo, não pela maior qualidade (será?), mas sim pela maior disponibilidade de peças e seriedade da marca no fornecimento das peças em qualquer canto do mundo..

Ano passado dei uma geral no meu ex Corolla 93, depois de 17 anos sem jamais desenvolver qualquer ruído, folgas ou defeito, o carro do Jason merecia uma geral preventida. Tudo que precisei, pastilhas de freio, amortecedores e uma tampa do radiador, achei na concessionária por excelentes preços e dentro de um prazo máximo de 3 dias. Tudo em saquinhos originais lacrados Made in Japan e ainda recém fabricados.. Dá até gosto de manter um carro cujo fornecimento de peças é tão sério, qualquer que seja a peça e ano do carro.

Agora aqui a LR cobra R$ 95 por uma única bucha da barra Panhard, cuja a a mesma e original no saco verde da LR no UK custa só R$ 6!

Alguém explica?!

Abraços

Citação:

Se repararem coloquei no tópico a discussão da vocação somente até o modelo de 2006(pelo menos daqui do Brasil que ainda estavam com o 300TDI), pois com o novo câmbio e motor, a New Defender perdeu a vocação off road restrita do projeto original.

A 6 marcha veio para melhorar a condução em estradas, assim como a eletrônica embarcada.

O projeto original para mim acabou em 2006; embora não tenha nada contra os novos modelos, estes apresentam uma nova etapa para o Defender, ou melhor, o New Defender.

Abraço.

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:29.