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Vocação do projeto da Defender até 2006.

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  • 25/01/2011, 11:53
    Luciano Valois
    Citação:

    Postado originalmente por caique Ver Post
    Djalma, tem certeza que é na caixa de marcha? Aí não é muito comum, o mais comum é na caixa de transferência. Da a impressão que é no bujão mas na realidade é no retentor do eixo. Na caixa de transferência se usa oleo 90, e na caixa de marcha o ATF, que é mais fino e normalmente avermelhado.

    abçs

    Também aposto que é na caixa de transferência e não na caixa de marcha.
    Defeito crônico das Defender, a minha também está pingando um pouco, pede para seu mexânico acompanhar o nível e quando puder tentar reparar. Fica tranquilo nada preocupante.
    Abraços.
    Luciano.
  • 25/01/2011, 21:57
    Djalma Inoue
    Citação:

    Postado originalmente por caique Ver Post
    Djalma, tem certeza que é na caixa de marcha? Aí não é muito comum, o mais comum é na caixa de transferência. Da a impressão que é no bujão mas na realidade é no retentor do eixo. Na caixa de transferência se usa oleo 90, e na caixa de marcha o ATF, que é mais fino e normalmente avermelhado.

    abçs

    Não não tenho certeza mas, tudo indica para isso vocês poderão me ajudar, a caixa é retangular, parece que é feita de ferro fundido e tem um bujão com chave estrela em cima e outro em baixo não tenho certeza agora se o de baixo era estrela ou hallen, esta caixa esta logo em seguida atrás do carter.
  • 25/01/2011, 23:34
    rafaelfernandez
    Citação:

    Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Não não tenho certeza mas, tudo indica para isso vocês poderão me ajudar, a caixa é retangular, parece que é feita de ferro fundido e tem um bujão com chave estrela em cima e outro em baixo não tenho certeza agora se o de baixo era estrela ou hallen, esta caixa esta logo em seguida atrás do carter.

    Djalma,

    Para nao ficar duvidas, tira uma foto do local do vazamento. Assim fica mais fácil para te ajudarmos. Pois se for somente no bujão o vazamento é bem mais simples de resolver. Agora se for pelo eixo piloto, ai tem que arriar a caixa.
    Mas de qualquer forma, não é nada do outro mundo. Só não vacile com o nível do óleo, pois se vacilar, poderas ter um problema bem maior.


    []'s
    Rafael
  • 26/01/2011, 10:16
    caique
    é melhor por uma foto mesmo, mas pela descrição (bujão em cima e em baixo), deve ser a transferência. A chave é quadrada, nem allen nem estrela. Mas fique tranquilo, todas as 4 def. que tive vazavam por aí (normalmente só melava), o que não pode é fazer poça de óleo no chão. Sempre verifique o nivel, que deve ser na altura do bujão de cima.

    abçs
  • 26/01/2011, 12:40
    CGAUER
    Pode ser a graxa da cruzeta, que voa após a lubrificação. Meu câmbio sempre tem graxa neste pedaço; engraxo regularmente a cada 5mil Km com Molykote preta, com bissulfeto de molibdênio.

    Agora a regra em qualquer bujão, é colocar um pouco de Loctive veda rosca 667 antes de apertar. Odeio bujão suando óleo.

    Abraços

    Clemente

    Citação:

    Postado originalmente por Djalma Inoue Ver Post
    Companheiros, boa tarde hoje fui trocar o óleo do motor de minha Land e notei que estava merejando um pouco de óleo da caixa de marcha, fui ao vendedor e ele me informou que já havia notado o pequeno vazamento, parece que o vazamento vem do bujão com entrada estrela que se localiza na parte superior da caixa. O vendedor me informou que quando ele notou o vazamento entrou em contato com a Land Rover e informaram que isso é normal na Defender. Vocês que têem uma vasta experiência em Land Rover poderiam me dar uma informação se isto é assim mesmo?? Conto com a colaboração dos companheiros para poder tirar esta pulga de traz da orelha. Tém uma solução para tirar o vazamento?? Minha Land é uma 110 2004/05.:pensativo:

  • 26/01/2011, 14:40
    Djalma Inoue
    Companheiros muito obrigado, já me despreocupei, assim que puder vou tirar uma foto e postar aqui para podermos afirmar com certeza onde e qual o problema e a solução. Valeuuuuuuuuuuuuu:concordo:
  • 26/01/2011, 16:16
    rafaelfernandez
    Citação:

    Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Pode ser a graxa da cruzeta, que voa após a lubrificação. Meu câmbio sempre tem graxa neste pedaço; engraxo regularmente a cada 5mil Km com Molykote preta, com bissulfeto de molibdênio.

    Agora a regra em qualquer bujão, é colocar um pouco de Loctive veda rosca 667 antes de apertar. Odeio bujão suando óleo.

    Abraços

    Clemente

    Clemente,

    O uso do Loctite não pode acabar ocasionado o espanamento do bujao na hora da retirada do mesmo? Pergunto porque o Loctite realmente segura o negocio no lugar.
    Ja vi parafusos partirem dentro do alojamento por causa desse troço. :shock:

    []´s
    Rafael
  • 26/01/2011, 18:36
    CGAUER
    Rafael,

    a Loctite fabrica inúmeros produtos. O que recomendei é nada mais do que Teflon liqüido, um veda rosca com baixíssima força de travamento, se comparado aos trava roscas específicos (277). O Loctite 567 (número certo do cara) apenas garante total vedação e até alguma proteção contra engripamento nos lugares onde diferentes metais se encontram, como os bujões de metal no sistema de arrefecimento.

    Uso faz muito tempo e os bujões abrem como seda. Afinal quando se usa o veda rosca não precisa tirar suco do coitado para garantir uma ótima vedação.

    É muito recomendado para o bujão dos difs traseiros dos 110 e 130 até 2003 (Salisbury), onde o bujão é parafusado na lata da tampa e se forçado pode cair dentro do diferencial...

    Abraços e boa sorte

    Citação:

    Postado originalmente por rafaelfernandez Ver Post
    Clemente,

    O uso do Loctite não pode acabar ocasionado o espanamento do bujao na hora da retirada do mesmo? Pergunto porque o Loctite realmente segura o negocio no lugar.
    Ja vi parafusos partirem dentro do alojamento por causa desse troço. :shock:

    []´s
    Rafael

  • 26/01/2011, 22:17
    rafaelfernandez
    Citação:

    Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Rafael,

    a Loctite fabrica inúmeros produtos. O que recomendei é nada mais do que Teflon liqüido, um veda rosca com baixíssima força de travamento, se comparado aos trava roscas específicos (277). O Loctite 567 (número certo do cara) apenas garante total vedação e até alguma proteção contra engripamento nos lugares onde diferentes metais se encontram, como os bujões de metal no sistema de arrefecimento.

    Uso faz muito tempo e os bujões abrem como seda. Afinal quando se usa o veda rosca não precisa tirar suco do coitado para garantir uma ótima vedação.

    É muito recomendado para o bujão dos difs traseiros dos 110 e 130 até 2003 (Salisbury), onde o bujão é parafusado na lata da tampa e se forçado pode cair dentro do diferencial...

    Abraços e boa sorte


    Opa Clemente,

    Até entao o Loctite pra mim era somente para fixação. Desconhecia as outras aplicações. :parede:

    Valeu pela dica! :concordo: Vou começar a usa-lo.

    Outra coisa, esse bujão Salisbury realmente tem que ter cuidado, se bobear ele cai mesmo.

    []´s
    Rafael
  • 27/01/2011, 00:32
    CGAUER
    Manda ver Rafael!

    Só fica esperto que e compre o produto certo -> 567... Também não se impressione com a embalagem grande porém "vazia". É um veda rosca de cura anaeróbia (sem ar). Ou seja, para secar tem que ficar sem ar (como o bujão no seu lugar). A embalagem é grande porém cheia de ar justamente para o produto não estragar... :grin:

    Abraços
  • 21/02/2011, 00:08
    Djalma Inoue
    3 Anexo(s)
    Como pedido segue a foto para analise, notei que tem um sensor que fica onde acredito ser na minha ignorância, caixa de transmisão, o mesmo parece estar vazando e na caixa de marcha, que na parte superior tem um bujão com chave estrela e em baixo chave quadrada é onde credito que esteja vazando o óleo e se espalhando com o vento, só achei que talvez esteja vazando também pelo sensor pois, o mesmo fica bem escondidinho e mesmo assim está melado, é facil mexer alí, tem algum segredo?? Já comprei o veda rosca que foi indicado pelo Clemente. Peço se possível, me dêem uma luz para que possa meter a mão na massa ou seja na graxa para resolver esta questão ou somente pessoal especializado consegue fazer isso?? Este sensor é de que?? Conto mais uma vez com a colaboração dos companheiros para podermos deixar estas máquinas enxutas em todos os sentidos.

    Citação:

    Postado originalmente por caique Ver Post
    é melhor por uma foto mesmo, mas pela descrição (bujão em cima e em baixo), deve ser a transferência. A chave é quadrada, nem allen nem estrela. Mas fique tranquilo, todas as 4 def. que tive vazavam por aí (normalmente só melava), o que não pode é fazer poça de óleo no chão. Sempre verifique o nivel, que deve ser na altura do bujão de cima.

    abçs

  • 19/04/2011, 09:59
    Oneill
    Amigos,

    conforme prometido, relato os acontecimentos após 8.400 km percorridos pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
    O motor Maxion TDI 2.5 sobre aqueceu....zero. Ou melhor - zero.
    Realmente, a causa principal era a embreagem do ventilador do radiador (acoplamento viscoso).
    Uma vez soldada a ventoinha a temperatura da água ficou, em toda a viagem, entre 78 e 95°C.
    Dirigindo a 80 km/h> entre 78 e 82°C e consumo de 10 km/l.
    Dirigindo entre 90 e 100 km/h> 84 a 86°C. Consumo 9 km/l.
    Entre 100 e 110 km/h> 86 a 88°C. Consumo 8 km/l.
    Acima de 120 km/h > 88 a 92°C. Consumo 7,5 km/l.

    Condições extremas:
    Pé no fundo, dia quente, ar condicionado ligado. Velocidade 120-130 km/l, mantida por mais de 30 minutos. Ou subindo serras com o pé lá embaixo> 95°C. Consumo entre 7,2 e 7,5 km/l.

    Alerta : meu Defender usa BF´s 265, guincho, tenho uma mala Thule no bagageiro, e os estepes também ficam lá em cima. Por isso, provávelmente gasto mais que os outros, não sendo só a velocidade o causador do prejuízo.

    Minha opinião: o motor Maxion 2.5 TDI é um bom motor e adequado ao Land Rover Defender 110. Quando forçado a 2800-3000 giros em subidas ou, contrariando a aerodinâmica do Defender, em velocidades acima de 120 km/h, realmente ele aquece acima do recomendado pela Caterpillar para motores diesel da sua classe, que seria trabalhar entre 86 e 90°C idealmente.
    Manter acima de 2.800 rotações e temperatura da água acima de 92°C por muito tempo (muito não é número, então eu traduzi muito por uma hora) provocaria dilatação excessiva dos metais do pistão e camisa, aumentando o atrito e desgastando prematuramente o conjunto.
    Desta forma, dar um "refresco" de hora em hora (2.200-2.500 rotações) seria a melhor recomendação para os "pés de chumbo" como eu, frustrados por não terem "bala" para sustentar um bom V6 ou V8 a gasolina, como o 4.0 do Cherokee (só a inclinação do pára-brisas deste faz uma diferença enorme na aerodinâmica, quando comparado com os 90° do Defender).
    Outro alerta para os que dirigem perigosamente é trocarem o filtro de ar aos 4/5 mil km, independentemente se rodados em terra ou asfalto, pois como o motor aquece e dilata mais com esses infelizes, um grãozinho de poeira pode fazer um bom estrago.
    Fiz esses 9.000 km, se contados desde o momento que soldei a ventoinha, prestando mais atenção aos instrumentos que à paisagem e acredito que fui bem minucioso com os dados e o entorno físico que foram colhidos.
    Então, retornando às discussões do começo desta tripa, tenho de concordar com a maioria das afirmações do Carlão. Quando dirigi off-road ou como um caminhão leve no asfalto, o motor comportou-se impecávelmente, levando em conta que este senhor atingiu a melhor idade, ou seja 230.000 km rodados.
    Nota 0 : oficina e lojas de peças em Córdoba, Santa Fé e San Miguel de Tucumán tem outro nível de conhecimento, competência e profissionalismo em motores diesel. Além dos preços, geralmente um terço ou menos que aqui. Aprendi muito por lá.
    Nota1 : vale a pena visitar os Esteros de Miriñay e Iberá em Corrientes, Argentina. Pescar um dourado vendo êle tragar o seu anzol nas profundidades devido à limpidez da água é algo indescritível.
    Também os desertos da pré-cordilheira andina nas alturas de Salta são memoráveis.
    Nota 2: comprei um novo acoplamento viscoso em Córdoba, sede da fábrica da International que faz o Maxion, por um preço de doer na consciência dos vendedore brasileiros: 180 reais.
    Vou instalá-lo porque essa história de soldar a ventoinha é proibitiva em temperaturas abaixo de 5°C pois, com o ar gelado sendo jogado pela ventoinha já na partida com o motor frio, a válvula termostática demora horas a abrir e trabalha-se praticamente sem lubrificação pois o óleo fica muito espesso e não penetra nas partes a lubrificar.
    E eu pretendo dirigir-me à Patagônia e Sul do Chile no forte do inverno para ver como é a coisa no seu melhor momento.

    Espero ter cumprido a promessa e que a minha experiência possa ser útil
    aos Defenderos ( como nos chamam em Tucumán).

    Abraço
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