Olá a todos!
Como existem várias discussões misturadas em vários tópicos envolvendo a análise do projeto e vocação da Land Rover (hoje Defender), penso que será mais claro e produtivo reunirmos aqui as idéias.
1. Existe uma legião que aponta falhas no projeto, baseado em relatos de proprietários e pessoais;
2. Existem os que usam em nem sabem que existem problemas;
3. Existem os que compram, novas ou usadas, não cuidam e entram para os difamadores da marca e modelo;
4. E existem os que apontam falhas na condução e manutenção realizada das viaturas, que normalmente são gerentes de logística, donos de empresas transportadoras, etc, que já perceberam que mais de 50% dos problemas dos seus veículos está relacionado com a condução do motorista e dos cuidados preventivos que este próprio tem que saber identificar, tendo em vista que é ele que conhece bem o "carro".
5. Outros.
Eu sempre penso que existe um meio termo em tudo, mas com predominância de um fator ou outro na maioria dos casos.
No caso da Defender eu defendo (tive que escrever) que a maioria não sabe o que tem na mão (inclusive eu até pouco tempo atrás).
Muitos acham que é igual a qualquer 4x4 ou jipe. Acham que com a experiência de motoristas que tem, ou de jipeiros "antigos", é só tocar a viatura.
Hoje eu vejo a Land Rover(Defender) como o gerente de Design imaginou; um veículo entre um trator e um carro de carga, com capacidades de torque e gerador de força.
A Defender não foi projetada para viagens no asfalto, principalmente pelas altas velocidades possíveis hoje em dia. Sobreaquece o câmbio, caixa de transferência, diferenciais; o motor atinge sobrecarga facilmente tanto pela rotação excessiva como pela "forçada em subidas" por exemplo; uma transmissão com relação 3,54:1 não permite dar longevidade para o conjunto mecânico se guiado em velocidades superiores a 110 Km/h durante mais de uma hora.
No uso urbano, além do off road que é muito óbvio mas alguns precisam dessa informação mais clara,(que no meu entender é o lugar mais adequado da Land Rover de acordo com o projeto) temos a condução como principal causa de quebras precoces do veículo. A Defender é pesada (normalmente dependendo do modelo e acessórios pesa +- 2 Ton) e hábitos de condução ruins adquiridos em veículos leves, acabam com a Land Rover com o tempo, antes do tempo. Se os motoristas de Land Rover Defender dirigissem como caminhoneiros profissionais, teriam realmente um veículo por toda a vida seguindo as manutenções preventivas. Disso não tenho dúvida.
Mas, ficar com o pé na embreagem em obstáculos e declives, forçar em subidas com marchas maiores, pneus sem calibragem, amortecedores ruins, rodar com óleo contaminado ou "velho", excesso de velocidade em ruas esburacadas, entre outros hábitos, acabam criando vários problemas na viatura. Espero que possamos criar uma discussão saúdavel para o tema, tirando dúvidas de muitos(principalmente as nossas) sem se pautar em "a maioria disse" e sim em argumentos teóricos e práticos sobre o assunto.
Não vamos comparar com outros veículos pois esta não é a idéia do tópico. A Land Rover Defender não é melhor nem pior que qualquer veículo; apresenta problemas como todos os veículos planejados, montados e guiados por seres humanos. Portanto vamos debater imparcialmente para tentar melhorar a confiabilidade, longevidade e seguranças dos nossos veículos, além de esclarecer adequadamente novos e velhos compradores.
Abraço.