Powered by vBulletin

Vocação do projeto da Defender até 2006.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/11/2010, 11:35
    Carlão Rover
    Citação:

Postado originalmente por Oneill Ver Post
    Sempre quando estou de volta ao Rio, dou uma olhada no fórum e sempre se aprende alguma novidade. Pesquisando sobre sobreaquecimento, encontrei este tópico e resolvi relatar aos companheiros minha experiência:

Ontem, retornando de uma viagem de 5.000 km, meu jipe (chamar de camioneta, SUV ou de A Land, é de fazer rir) Defender 110 CSV 2001 esquentou tanto que não consegui andar a mais de 80-90 km/h. E isto no plano. Qualquer apertadinha maior no combustível e lá se ia a temperatura acima de 100°C. Bom, também na Dutra ontem, lá pelas três da tarde, a temperatura do asfalto devia andar acima dos 55°C. Aproveitava as descidas para aumentar para 100-110 km/h, e era o máximo que se conseguia. (Meço a temperatura com um termômetro mecânico colocado na mangueira do radiador).
    Este problema vem se agravando, sistemáticamente, ano após ano. Troquei bomba d´água, soldei acoplamento na ventoinha, retirei e limpei radiador, regulei vávulas, troquei junta do cabeçote, retifiquei a tampa. E nada. Óleo de caixa uso o que me foi recomendado pela LR Brasil, o Donax TG da Shell e no motor, o Turbomax Plus da Castrol 15-40W.
    Estou quase desistindo e partindo para trocar o motor 2.5 TDI argentino que veio no meu Defender (montado pela Maxxion) por HS 2.8 da International.
    Mas, há algo que me encuca...
    Eu comprei este Defender em 2001 para substituir um outro 110, este um importado Personal Carrier de 11 lugares ano 1995 que usei para trabalho durante 6 anos.
    O inglês jamais apresentou qualquer problema de aquecimento. Atingia frouxo 150 km/h na reta e no plano, sem gastar uma gota de óleo (que não é o caso da montagem brasiliera, que de vez em quando precisa levar um litro para completar (geralmente após 1,5 mil km).
    Como é isso? Alguém explica (além da desconfiança com os "hermanos" argentinos e gaúchos)? No motor do PC vinha, Made in U.K. No brasileiro, Industria Argentina. No mais, visualmente, são idênticos. Já agora, as tolerâncias de usinagem, os materiais, não consigo informações.
    O que eu garanto, depois de 6 anos de uso e 230.000 km, em pau de trabalho estressado em rodovias asfaltadas, é que o Defender 110 da Land Rover UK não tem as limitações de motor e caixa referidas aqui. Nunca passei com ele pelos terrores que passei com a versão brasileira.
    Inclusive quebrei a caixa de velocidades aos 66.000 km!
    Adivinhem porque?
    Na “autópsia”, verificou-se que não havia sobrado gota de óleo e que o óleo simplesmente havia ....evaporado! E tendo sido trocado na revisão de 40.000km.
    Agradeceria a ajuda dos experientes confrades, pois surgiu-me uma idéia de não comprar o 2.8 mas sim um motor 2.5 dos Defenders mais antigos importados.
    Sou um “defensor” dos “defenders”. Ao menos para o meu caso.
    Pego uma rodovia por 2.000-3.000 km para depois andar em estradas de terra, areia, barro ou pedra, seja no Araguaia, nos pampas do Rio Grande do Sul, Argentina ou Uruguai. Ou fazer os 100 km da Estrada do Inferno (BR-101 sul) em 4 horas. E voltar para o Rio e rodar tranquilamente, sem que me apontem um AR-15 ou .45 na cabeça.
    Para mim, não existe melhor VIATURA!
    Não gostaria de mudar agora que estou no melhor da minha aposentadoria.
    Aposentado, de férias e com o dinheiro.
    Mas também não quero andar 3.000 km a 80 por hora.

Um grande abraço
    Oneill

Olá Oneil!

Com quantos Km está seu Jipe?

Minha sugestão para você não é trocar o motor(a não ser que tenha que gastar mesmo com retífica, aí o 2.8 considero a solução perfeita) e sim identificar exatamente o problema antes. Saiba que até filtro de ar entupido ou sujo vai esquentar o motor. Faça o seguinte. Troque todo o óleo do cárter, todos os filtros, se tiver Snorkel deixe a tampa do filtro de ar aberta(aquela que se prende com uma borboleta), troque o óleo dos diferenciais, câmbio e caixa de transferência. Se o problema continuar com certeza o aquecimento vem de sobrecarga do motor. O nível da água diminui?

Baseado no seu relato de condução, eu sugiro que instale um Overdrive, assim poderá andar mais rápido no asfalto sem dar sobrecarga no motor; trocar o óleo do câmbio (caso instale o overdrive e guie acima de 110 Km/h) e transferência a cada 25 mil Km e diferenciais a cada 35 mil Km.

Nos trechos esburacados seja no asfalto ou na terra, sempre entre já engatado e na velocidade certa; freie antes e passe acelerando sem mudar a marcha ou frear. Essa é a melhor maneira de proteger o câmbio, transferência, embreagem, etc...além é claro de engatar as marchas corretas em cada caso. Se precisar abuse da reduzida. Ela está lá para ser usada mesmo.

Quebrar o R380 (câmbio) com 66 mil Km ou é falha de fábrica(o que não é erro de projeto) ou um abuso extremo na condução, o que acho difícil com apenas 66 mil Km...Você comprou o Jipe zero?Se não, podem ter modificado a Km...

Abraço.
  • 23/11/2010, 11:40
    Carlão Rover
    Não se atenha ao problema da temperatura em comparar o motor inglês com o nacional. Na verdade o nacional foi melhorado exatamente a refrigeração(dutos) de óleo e água para que o 1° pistão(mais longe das bombas) fosse refrigerado adequadamente.

Foi testada a pressão dos cilindros?Isso é fundamental para saber se precisará abrir o motor.
  • 23/11/2010, 14:14
    Oneill
    Carlão,

O jipe está com 215.00 km e comprei zero.
    Tudo o que recomendas foi feito.
    Meu esquema de troca de óleo é : cárter entre 7 e 10 mil km, dependendo das estradas onde andei. A cada segunda troca do óleo do cárter, troco os da transferência e da caixa de velocidades. Filtros : de ar a cada 5 mil km, cárter na troca de óleo.

Água, não perde um pingo.

A caixa quebrou por falta de óleo. Segundo a mecânica que fez a recuperação, na cidade de Paraná, Entre Rios, Argentina, não havia nenhum sinal de vazamento. O óleo simplesmente evaporou.
    Em discussões com a Land Rover, cheguei à conclusão que o óleo recomendado no manual não resiste a altas temperaturas e degrada. Tanto é que me mandaram uma lista oficial onde o óleo do manual não consta. Passei a usar o Donax TG, por eles recomendado na lista.

Motor aparentemente não tem problemas visíveis, audíveis ou medíveis.

Pergunta: pode ser radiador de capacidade insuficiente?

A tampa pressurizada também foi trocada.

Ventilador(acoplamento viscoso) empenado e pouco vento?
    Comparando com o Defender inglês, me parece fazer menos vento. Mas, pode ser impressão minha pois comparei um quente (inglês) com outro frio (brasileiro).

Esse Overdrive, como é ?

Aqui no Rio, o Ermindo Aita altera os Defender 2.5 colocando o kit da International (Pistões,virabrequim, bielas) e um conjunto de 3 engrenagens que vão na caixa de transferência e que a Bearmach vende por R$3.000,00, mais ou menos, que permite liberar a velocidade.
    Ele tem uns dez Defenders rodando por aí, até agora sem problemas.
    Dependendo dos estado de outras peças (tipo bicos injetores,mangueiras, etc..) a transformação sai entre 12 e 15 mil reais.

Mais uma vez obrigado pela atenção e gentileza

Saudações

Oneill
  • 23/11/2010, 14:23
    CGAUER
    Pronto, achou o problema.

Agora vem a bronca!

30Km sem água?! Pode ter certeza que agora tem muita coisa errada. Pelo consumo de óleo e o aquecimento, tem zica nos cilindros/pistões/anéis, cabeçote/junta e cia.

Pode ter certeza que o tempo que você economizou andando os 30km a seco, você vai gastar e muitas vezes mais, no reparo do motor, honorários e cia. Não vale a pena rodar com um motor nesta situação, só se a situação for de vida ou morte.

Máquinas não toleram abusos térmicos, infelizmente.

Esquentou, mudou o som, perdeu pressão de óleo, PARE! Não ande nem mais 100 metros.

Segue um excelente texto de um gênio Australiano.

http://www.abc.net.au/science/k2/trek/s123346.htm

Abraços

Citação:

Clemente, obrigado pelos esclarecimentos.
    Vou checar o cabeçote pois você me lembrou que estourei uma mangueira na Juréia e tive de dirigir uns 30 km quase sem água. A junta do cabeçote se foi. Troquei em Iguape mas não retifiquei a tampa.
    Pode ser.

Oneill

• 23/11/2010, 16:08
    Oneill
    Clemente,

eu falei quase sem água.

Você já ouviu falar da trilha do Despraiado?
    Ali não passa nem trator.
    Pois foi ali que a mangueira estourou. Enfaixei a mangueira com borracha de câmara e fui tocando devagarzinho, completando água de tempos em tempos, quando encontrava riacho ou casa.
    Nunca realmente ficou completamente seco. Mas superaqueceu e queimou a junta do cabeçote.
    O que pode ter acontecido é que o Japa que fez a troca da junta e regulagem das válvulas em Iguape mediu mal o empeno da tampa. Ele me disse que não chegava a 0,05 mm.
    Isto aconteceu 2 anos atrás e realmente a partir daí é que o aquecimento vem aumentando. Pistões, anéis, camisas. Tudo foi verificado na ocasião. Segundo Sr. João, o Japa de Iguape, o motor estava como novo, sem um arranhão.
    Como sempre havia sintomas de outras causas, fui atacando bomba d´água, acoplamento viscoso, limpeza de radador, até acabar toda a lista e só sobrar o motor.
    Já tenho hora marcada para abrir o cabeçote. Depois eu conto qual o resultado.

Um abraço

Oneill
  • 23/11/2010, 16:38
    henrique wamser
    Citação:

Carlão,

O jipe está com 215.00 km e comprei zero.
    Tudo o que recomendas foi feito.
    Meu esquema de troca de óleo é : cárter entre 7 e 10 mil km, dependendo das estradas onde andei. A cada segunda troca do óleo do cárter, troco os da transferência e da caixa de velocidades. Filtros : de ar a cada 5 mil km, cárter na troca de óleo.

Água, não perde um pingo.

A caixa quebrou por falta de óleo. Segundo a mecânica que fez a recuperação, na cidade de Paraná, Entre Rios, Argentina, não havia nenhum sinal de vazamento. O óleo simplesmente evaporou.
    Em discussões com a Land Rover, cheguei à conclusão que o óleo recomendado no manual não resiste a altas temperaturas e degrada. Tanto é que me mandaram uma lista oficial onde o óleo do manual não consta. Passei a usar o Donax TG, por eles recomendado na lista.

Motor aparentemente não tem problemas visíveis, audíveis ou medíveis.

Pergunta: pode ser radiador de capacidade insuficiente?

A tampa pressurizada também foi trocada.

Ventilador(acoplamento viscoso) empenado e pouco vento?
    Comparando com o Defender inglês, me parece fazer menos vento. Mas, pode ser impressão minha pois comparei um quente (inglês) com outro frio (brasileiro).

Esse Overdrive, como é ?

Aqui no Rio, o Ermindo Aita altera os Defender 2.5 colocando o kit da International (Pistões,virabrequim, bielas) e um conjunto de 3 engrenagens que vão na caixa de transferência e que a Bearmach vende por R$3.000,00, mais ou menos, que permite liberar a velocidade.
    Ele tem uns dez Defenders rodando por aí, até agora sem problemas.
    Dependendo dos estado de outras peças (tipo bicos injetores,mangueiras, etc..) a transformação sai entre 12 e 15 mil reais.

Mais uma vez obrigado pela atenção e gentileza

Saudações

Oneill

olá

esse negócio de óleo "simplesmente evaporar", tá me cheirando a um esquecimento por parte do mechanico que esgotou, fechou o bujão, e aí ele soube que o time perdeu, saiu chutando pedrinhas e ficou nisso.óleo não evapora com as temperaturas envolvidas .
    abraço
    já me aconteceu com um carro pequeno....
  • 23/11/2010, 17:07
    lipe20
    A minha 110 2005 nunca passou da metade também.

Ando com o preparo da STP 100% fluido, não vai água e todo ano faço a limpeza do sistema e troco o fluído.

Na estrada geralmente fica abaixo da metade.
  • 23/11/2010, 17:17
    caique
    E na minha opinião é incorreto dizer que o ponteiro de temperatura não funciona e nunca sai do meio. Experimentem andar sem água...tá certo que ele é meio retardado, mas funciona sim.

abçs
  • 23/11/2010, 17:19
    Oneill
    Se você está falando da escala do termômetro da água, a minha também nunca passou da metade...até eu comprar um termômetro mecânico e verificar que a metade da escala no termômetro original significava...acima de 95°C!
  • 23/11/2010, 17:23
    caique
    pois das 4 lands que tive, uma noventinha apresentou problema de superaquecimento. Numa das vezes era a mangueira do radiador furada e na outra a tampa do reservatório, estavamos testando um sensor. Portanto, nas unicas vezes que vi esse ponteiro subir é porque a situação realmente era crítica.

Fora isso nunca passou do meio.

abçs
  • 23/11/2010, 17:30
    Oneill
    No meu Defender as únicas vezes que subiu acima do meio (e foi lá no vermelho) foi quando o aterramento estava defeituoso e se acendia um farol ou o ar condicionado. Colocada nova esteira de aterramento nunca mais passou do meio.
  • 23/11/2010, 17:48
    CGAUER
    O 300 tdi tem a bomba d'água muito elevada. Bastou ficar sem um pouco de água para todo sistema parar.

Se os problemas começaram lá, já sabemos o que é...

Abraços

Clemente

Citação:

Clemente,

eu falei quase sem água.

Você já ouviu falar da trilha do Despraiado?
    Ali não passa nem trator.
    Pois foi ali que a mangueira estourou. Enfaixei a mangueira com borracha de câmara e fui tocando devagarzinho, completando água de tempos em tempos, quando encontrava riacho ou casa.
    Nunca realmente ficou completamente seco. Mas superaqueceu e queimou a junta do cabeçote.
    O que pode ter acontecido é que o Japa que fez a troca da junta e regulagem das válvulas em Iguape mediu mal o empeno da tampa. Ele me disse que não chegava a 0,05 mm.
    Isto aconteceu 2 anos atrás e realmente a partir daí é que o aquecimento vem aumentando. Pistões, anéis, camisas. Tudo foi verificado na ocasião. Segundo Sr. João, o Japa de Iguape, o motor estava como novo, sem um arranhão.
    Como sempre havia sintomas de outras causas, fui atacando bomba d´água, acoplamento viscoso, limpeza de radador, até acabar toda a lista e só sobrar o motor.
    Já tenho hora marcada para abrir o cabeçote. Depois eu conto qual o resultado.

Um abraço

Oneill

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 16 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:53.