Postado originalmente por
Renato Franco
Olá mombergue. Consegui o óleo Motul que atende as especificações, por R$ 82,00 o litro. Troquei hoje, com o filtro, que consegui por 880,00 (vem integrado ao carter do cambio). A brincadeira toda, com MO, ficou em 1.940,00, só que RESOLVEU. O problema era mesmo o óleo. Conforme o manual da ZF, mesmo o oleo longlife deve ser trocado em condições severas de uso, exatamente as que encontramos no Brasil, com calor, umidade, etc. Saí da oficina, peguei umas ladeiras e tentei simular todas as condições onde as vibrações surgiam e... NADA. Está tudo como novo. O óleo antigo estava amarelo (o ATF é vermelho) e escurecido com borra metalica. Evidente que já tinha passado, e muito, da hora de trocar. Essa história de que o óleo só deve ser trocado a cada dez anos é balela. O cara da oficina especializada que fez o serviço até brincou, disse que essa política das fábricas o vai deixar rico, pois o que está fritando de câmbio automático por falta de troca de óleo... Fica o aviso. Abraços.