14 Anexo(s)
Troca dos amorecedores e molas
Pessoal,
Finalmente terminei a troca dos amortecedores da minha Defender! Demorei para postar pq queria substituir todos antes de relatar o trabalho e a performance depois da instalação.
Eu fui um pouco louco e resolvi instalar as molas extra heavy duty na dianteira e as heavy duty na traseira..... não queria um carro muito alto e no final ganhei 10CM além do normal!
Para quem quiser as referências das molas e amortecedores:
Amortecedores:
Old Man Emu Front NitroCharger Sport Shock (60037)
Old Man Emu Rear NitroCharger Sport Shock (60039)
Old Man Emu Defender Steering Damper (SD32)
Molas:
Old Man Emu 2766 Front Extra Heavy-Duty Springs (2766)
Old Man Emu 2754 Rear Heavy-Duty Springs (2754)
Old Man Emu 10mm Trim Packer (OME80PR10)
Na desmontagem notei que os 4 amortecedores ainda eram originais (110.000KM), mas o estado era lastimável, pois não tinham mais ação nenhuma.
Percebi também que uma das molas dianteiras estava mais baixa, a mola do lado direito. Acredito que seja o peso do diferencial, uma vez que ele é deslocado para a direita.
Quanto a instalação, na dianteira tive que retirar os suportes superiores, pois não havia espaço para soltar a porca superior. Já na traseira nenhuma novidade, trabalho relativamente simples, porém bem pesado.
Não usei nenhuma chave especial, a dica é levantar o carro e fixar os cavaletes no chassi, dessa forma a suspensão ficará no fim de curso e ao soltar os amortecedores fica fácil fácil a remoção das molas (não foi necessário o uso de encolhedores).
Troquei os amortecedores e molas dianteiros primeiro, e já rodei uns 1.500KM, o carro é outro. Após a troca dos amortecedores e molas traseiros, rodei apenas 300KM.
Posso dizer que o carro ficou um pouco duro para andar na cidade (por conta da buraqueira), mas na estrada PQP ficou muito confortável e muito estável. O Shimmy praticamente acabou e agora posso fazer curvas sem a sensação de que o carro ira capotar.
Só não gostei muito da altura que o carro ficou, a traseira ficou com 2,10M. Se já era difícil entrar em prédios com os 1,90M imagina agora com 2,10M. Outro problema é para pessoas de idade (no caso minha mãe) conseguirem subir no carro, realmente dificultou um pouco.
Bom não sou especialista em relatar DYI, mas fiz umas fotos bem básicas das peças e do antes e depois. Fico devendo uma foto do carro montado, mas nesse final de semana eu tiro.
Se tiverem dúvidas será um prazer ajudá-los. Segue as fotos do trabalho.
Abraços,