Ó o ciume rolando... Teus posts também prezam pela elegância... :pipoca:
Versão Imprimível
Rob,
mas você não teve uma zica no cabeçote, que concessionária sequer tinhas as ferramentas para desmontar?
As histórias do nosso amigo em comum, o Fernando, contam um pouco o que motivou ele abandonar a marca e seu Puma após 14 anos de fidelidade. Hoje anda de Toyota.
Foram dois motores, 2 turbos, um câmbio, um módulo de ABS, um jogo de bicos, etc... Defeito de fabricação, em cada uma das vezes. Tudo isso em dois anos e ainda na garantia...
Um colega de SC também trocou o motor com 40mil Km, consumia 2L de óleo para cada 1k Km. Em resumo, pela pequena quantidade de Pumas, a amostragem de panes é bastante significativa...
Se o contrato permitir, seria interessante contar com o log técnico do 130 de vocês desde zero.
Abs
Clemente
Clemente, td blz?
Vc pensa assim só da defender Puma por ter poucos e ruins locais de assistencia, ou de todo veiculo diesel eletronico?
Um amigo meu dono de oficina de BI disse que se fosse para ele comprar uma caminhonete hj, com ctza pegaria uma gasolina... Me disse (e mesmo mostrou no seu pátio) que está chovendo eletronicos para arrumar, onde as autorizadas nao deram conta... Isso de todas as marcas.
Então, ao meu ver, não seria um privilegio somente das puma, essas possiveis falhas de modulo, unidades injetoras e eletronica em geral.
A proposito, ontem encavalou as marchas da 130. Agora somente anda em segunda! Q blz!
Abraços
Rodrigo
Boa noite amigos!
Fiquei um tempo sem entrar no fórum, mas corri muito atrás de informações sobre os puma. Eu e meu filho que fala muito bem inglês, entramos em um monte se sites europeus, americanos, da Land Rover, da Ford, de subsidiárias, em fóruns, entramos em contato com um monte de gente e descobrimos um monte de coisa sobre esse nobre Todo Terreno. Inclusive passei um e-mail pro Rob e a Grace perguntando sobe o puma deles, eles não me responderam, mas hoje quando abri o fórum vi que ele respondeu aqui, fiquei muito feliz com isso.
Mas antes de comentar o que aprendi, gostaria de pedir DESCULPAS para o Clemente, hoje lendo o que escrevi no inicio, percebo que fui muito rude, não usei as palavras certas, portanto, gostaria do fundo do meu coração, desculpas ao Clemente, porém.... como disse não usei as palavras certas, continuo achando que as opiniões dele em relação ao puma são "cruéis" e não tem o intuito de ajudar e sim desanimar, outra coisa que me estranha é que somente vc (Clemente) tem ralatos de grandes problemas, a maioria que tenho pedido informações não tem quase nada a reclamar a não ser o preço das peças.
Vamos lá amigos, ao que descobri:
As qualidades do Puma, não acaba só no que o Clemente disse no post 55. pois o que apuramos na net e com algumas pessoas com ótima reputação com Land, a maioria deles europeus é que:
A suspensão é melhor.
O motor é excelente, alguns testes realizados pela Ford, dizem que a a 1ª retifica dele foi realizada com mais de 600.000 km, mas vejam bem, estou falando somente do motor, não do sistema de alimentação.
Outra coisa que achei muito interessante foi o local escolhido para por a ECU, que foi atrás do motor, justamente para mante-la "quente" e evitar humidade, garantindo uma maior vida útil, só não entendemos a parte que dizia se ela é "blindada" contra água, ou se não pode deixar que ela fique submersa. Entendi que entrando em areas alagadas, forma-se uma "bolha" a qual não deixa que a agua a afete.
A estabilidade melhorou muito.
O freio ficou melhor.
Alguns pontos no chassi e na lataria ganharam reforços, para garantir mais segurança em caso de capotamento.
Nossas pesquisas continuam, ainda quero saber mais sobre o cambio, turbina, sistema de alimentação e etc...
Descobrimos também algumas falhas por parte dos proprietários que causam alguns problemas ao puma, no próximo post eu falo sobre isso bem como experiência que tive com ele.
Clemente, na minha opinião vc está errado quanto a achar que um Defender puma, só por que tem 8 ou 15 anos, vai se tornar inútil ou obsoleto, tudo vai depender do cuidado do dono, veja o do Hailton, hoje está impecável, mas quando ele comprou estava muito ruim, sem condições de ir nem mesmo até a esquina, e pelo que li ele gastou mais de 40 mil só para ajeitá-lo, então, se o dono for cuidadoso qualquer um dos dois pode chegar aos 100 anos, e quanto a eletrônica, é só aparecer maiores problemas que com certeza o pessoal vai dar um jeito de substituir, melhorar ou seja lá o que for, todos sabemos que em se tratanto de mecânica e eletrônica, pra tudo tem um jeito.
Luciano, não está fácil mesmo.
Defender não é pra qualquer um, tem que gostar muito senão não aguenta.
Troquei o óleo há 10 mil km pelo honda. Mas a caixa está funcionando. Tanto é que quando encavalou, eu consegui colocar uma segunda e fui em segundona até em casa. Acho que é aquela parte do trambulador.
O pior é a falta de confiança no carro que essas panes vão gerando. Não dá coragem de ir muito longe e a patroa, que está gravida, vive falando: "imagina a gente com nene no carro, quebrado na beira da pista"...
Mas apesar de tudo tenho um prazer enorme de dirigir as def (qdo estão na ativa).
Abçs
Rodrigo
Mais algumas informações que apurei e esqueci de mensionar anteriormente:
Segundo uma especializada do Reino unido, alguns problemas com os puma ocorreram devido os donos não terem trocado o decantador de dieesel, nem o filtro de combustível, então atenção amigos, esses dois devem ser trocados a cada 10.000 SEM FALTA, outra recomendação é que o tanque seja limpo a cada 25 ou 30.000 km.
Alguns mitos que devem ser abolidos:
O motor ford 2.4 (puma) aceita sim dieesel com diferentes teores de enxofre, como o novo defender foi fabricado e exportado para praticamente todo o mundo, com o mesmo motor, essa foi uma exigência da Land Rover.
Vi que o Henrique Wamser, falou que os puma chegaram hoje e estão indo amanhã, mais um mito, pelo que constatamos esse motor foi tão bem aceito que estão usando o mesmo só que agora 2.2 litros devido as normas européias, se fosse ruim já tinham trocado.
Outro mito, os 300 TDI foram mais usados no Brasil, por que em outros paises já tinham sido substituidos pelo TD5 a muito tempo. então não é o motor que mais tempo ficou no mercado, como disse, ficou sómente no Brasil.
Muitos devem achar que estou defendendo o puma e querendo detonar os 300, mas não é isso amigos, como disse desde o começo, só estou a procura de informações e opiniões coerentes. Uma coisa que sempre me deixou triste, foi ver amigos vendendo seus Defenders por causa de problemas, desconforto e etc... Acho que se alguns experimentassem andar num puma, talvez nós não teriamos perdido tantos amigos.
Hoje temos dois modelos de Defender mas uma só paixão, o que não serve pra um, pode muito bem servir pro outro. Os tem e sempre vão ter problemas, mas ao invés de criticar o que já foi feito e estamos usando, por que não procurar ajudar com soluções e idéias, ao invés de apenas criticar...
Agora falando da minha experiência, este final de semana estava indo pra Foz e em Guarapauva paramos para almoçar, quando vi um puma estacionado, não pensei duas vezes, esperei ate que o dono apareceu. Conversamos um pouco e o dono Seu Roberto, homem muito gentil, brincalhão e apaixonado pro Land, me deixou tocar até Foz.
Fiquei muiiiiito empolgado, é exatamente como os amigos aqui do fórum e de fora relatam, um expetáculo.... Já me decidi, é puma na veia, agora é só procuar, tem que ser verde e de baixa quilometragem, então, vou a luta agora.
Detalhe, o Def do seu Roberto, é um 2008 com 112.000, e ele me garantiu que o único problema que teve foi com o sensor da massa de ar (sei lá o que é isso rsrs) e que não o deixou na mão, apenas acendeu a luz do motor, mas como o Def não apresentou nenhuma falha, ele tocou até Curitiba e em 3 minutos o Cézar da ofina Mouraz, matou a charada e trocou a peça.
Orlando, eu já tive esse problema pq explodiu o filtro de ar. É um sensor que fica em cima do filtro. Acho que serve para acender quando passar pouco ar, que seria quando o ftro estivesse entupido.
Que bom que gostou da puma, realmente é muita diferença.
Abçs
Rodrigo
Valeu pelo explicação Rodrigo, pode ter certeza que seu relato influenciou na minha decisão, muito obrigado. Aproveitando, li em algum lugar aqui que vc comprou ou ia comprar o aparelho de diagnóstico, pode me passar alguma informação sobre ele ? Abraço
Orlando,
recomendo dar uma fuçada neste site Inglês. Se trata da melhor base de informação sobre os Puma (nos EUA sequer existe Defender pós 97, quanto Diesel e Puma):
Defender2 - View Forum - Puma TDCi
E seu seu Puma vier a ter algum problema para pegar, aqui tem algumas dicas que dei a um colega:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...-nao-pega.html
Abs
Clemente
Rodrigo,
de maneira alguma! Isso vale para QUALQUER Common Rail, de qualquer marca.
No LR a coisa é um pouco pior por falta de escala; menor cuidado no controle de qualidade e rede autorizada ansolutamente deficiente.
A precisão dos itens que compõe o sistema de injeção do Diesel eletrônico é muito alta, tornando qualquer intervenção muito cara e plenamente dependente de mão de obra altamente treinada. Para substituir um simples bico do sistema Comon Rail é necessário uma clean-room, programar o volume de injeção e equalizar o débito dos bicos. Isso só se torna viável com equipamentos que contemplam o motor Ford com ECU programada pela LR; não basta ir na Ford.
A comparação do comon rail com a chegada da injeção de gasolina é totalmente equivocada. No sitema gasolina tudo opera em baixa pressão e com componentes extremamente simplórios. A porosidade (mesh) do filtro de gasolina é N vezes maior, pois a sujeira fina simplesmente pode passar pelo injetor, no Diesel seria um desastre. O sistema gasolina opera com 8-20bar, já o Diesel common rail entre 1000 e 2500 bar. O orifício dos injetores é inversamente proporcional a pressão, e assim é a predisposição aos entupimentos, nem falar da quantidade de sensores.
Água se mistura a gasolina. No Diesel a água simplesmente acaba com todo sistema de injeção.
O Jimny por ex, sequer possui um filtro de gasolina substituível, é para sempre. E pode pesquisar, não é assunto. A barbie nunca esteve tão bem equipada...
Talvez eu teria um Toyota common rail, pois se algo der errado a rede é 100%, mas a diferença de valor entre um SW4 Diesel e o Gasolina é tamanha (R$50mil), que jamais valeria a pena pegar o Diesel, a não ser que eu rodasse mais de 100k Km/ano.
No Brasil o motor Diesel para expedição virou um aborrecimento com a chegada do comon rail.
Triste fato, mas não é culpa da LR ou das demais montadoras, mas sim das pressão por motores mais limpos, ainda que para isso se consuma mais combustível com os ciclos de pós queima e regeneração do recém chegado filtro de partículas (DPF) dos motores Euro V e Proconve P7.
Na contramão, as oficinas estão adorando e até recomendando os Diesel eletrônicos... :angel:
Abs
Clemente
Clemente, você como um expert em mecanica e Lands... a minha é uma discovery 2 V8 2003, gasolina. tecnicamente, como você sempre escreve, é muito complicada? logicamente tem toda a eletronica embarcada, mas a minha tem uma excelente procedencia, todas revisões feitas na concessionária. eu consigo rastrear tudo o que foi feito.... já estou começando a procurar uma 300 tdi. defender 110. mas penso em ficar com a disco2 para relíquia....