Orlando,
Resisti em entrar nesse tópico sabendo do fervor da ala conservadora, digamos quase xiita do Defender. Te aconselho a fazer o que eu fiz antes de decidir. Conversa com quem tem experiência com os dois modelos, simples assim. Eu vejo uma satisfação geral grande de quem tem Puma. Eu fui um que resistiu muito em ter uma Puma por tanto terrorismo que eu escutei, hoje me arrependo de não ter uma antes. Eu acompanho o fórum
defender2.net e realmente se vê um monte de reclamações das Pumas, mas se alguém desavisado entrar no nosso fórum 4x4 Brasil e ler sobre os 300 tdi, vai pensar igual. Nesse sentido fóruns são acompanhados de um viés enorme.
As propostas dos modelos são diferentes, a 300 tdi é o que tem a essência de um verdadeiro Land Rover, mas a Puma traz conforto e desempenho que não se compara ao 300 tdi. Quanto a confiabilidade, hoje eu penso que a eletrônica vem pra ajudar na maioria das vezes.
Eu costumo dizer que a chance de eu ficar na estrada com uma 300 tdi é bem maior, mas bem mais fácil de depois eu seguir viagem com qualquer mecânico de qualquer boteco. A chance da Puma parar é muito menor, mas se parar não se encontra ajuda em boteco.
Não vejo muito sentido nessas discussões acaloradas entre os modelos, essa história do se não for igual ao meu guincho, igual ao meu pneu, da mesma cor que minha land etc. e etc. não serve, não tem cabimento. Puma e 300 tdi são diferentes e ponto. Cada um com seus prós e contras. O custo de manutenção é diferente, as aptidões são diferentes etc...Gosto dos dois modelos e pretendo manter os dois modelos. Tudo depende da proposta de utilização.
Eu curto andar com uma 300 tdi com janelas e ventarolas abertas, bração pra fora etc..., mas pergunta pra minha mulher se ela gosta disso. Se for viajar, nem se cogita na cabeça dela voltar a viajar de 300 tdi e a gente vai ficando velho também, já gostei mais de curtir a sinfonia do 300 tdi trabalhando como o pessoal costuma dizer, hoje confesso que prefiro rodar 1000 kms rodando a 120 Km/h, escutando como sinfonia a minha conversa com minha mulher e baixinho de fundo, meus CDs do Neil Young.
Outro ponto a ser discutido é a idade que nossos brinquedos vão ganhando e junto vão perdendo a confiabilidade. Como que eu vou adivinhar o dia que minha caixa vai me incomodar, ou minha bomba de vácuo, ou a bomba da direção hidráulica etc... Isso não tem a ver com Puma ou 300 tdi, mas como eu não consigo entrar em uma concessionária e comprar uma 300 tdi ou uma Puma 0 km, não é diferente com outros veículos. Normal que a cada dia que passa eu vejo mais gente que curte land começando a viajar de Toyota nova por exemplo. Somos os dinossauros da estrada. Esperado que uma land 92 apresente mais problemas que uma 2005 por exemplo, concordo que tem a manutenção preventiva e inumeros exemplos de Lands mais velhas rodando sem problema, mas na boa, não é a regra.
Essa história também de profetizar que as Pumas daqui a 5 ou 10 anos não vão rodar me parecem apocalípticas demais. Tem exemplos em fóruns estrangeiros de pumas com 500 mil kms e os proprietários felizes. E vou te dizer, se daqui a 5 anos minha Puma parar e eu tiver que botar fogo, já valeu a pena. Apesar de eu duvidar muito que isso aconteça.
Esquece o terrorismo, shit can happen de qualquer forma, afinal estamos no "mundo" Land Rover. Pergunta pro Shrek aqui de Jaraguá do Sul- SC que teve problema com a Puma dele que baixava o óleo a cada mil kms, que se incomodou um monte e teve o motor substituído pela LR se ele quer ou pretende vender a Puma dele... Volto a dizer, dependendo da tua proposta, a Puma é uma excelente escolha.
Se vale a pena ou não ter, vai de cada um, se a discussão se baseasse em condições técnicas ou racionais, eu já andava de Toyota faz muito tempo...
Orlando, compra tua Puma e curta!
abraço,
Walter