Postado originalmente por
GLMedina
Não se onde vc tirou essa informação Wald mas o carro ligado em marcha lenta, de manhã, pelo que tenho lido, aqui mesmo no fórum, é o recomendado. O motor diesel requer temperatura para funcionar bem. Eu deixo ele ligado uns cinco minutos antes de sair. Mais ou menos 15 segundos é o tempo para dar a famosa aceleradinha para apagar a luz da bateria. Pelo que eu sei, tanto a 200 e a 300 não gostam de andar frias.
Tem ainda o detalhe da lubrificação. Acelerar o carro frio, sem a devida lubrificação, detona tudo, inclusive a turbina. O oposto é quando deixo o carro funcionando uns 30 segundos quando chego, em marcha lenta, por causa da lubrificação.
Tem ainda o fato de que a temperatura indicada para melhor funcionamento do motor é de 88º C, ou seja, bem quente. E pq essa temperatura? Pq para queima do diesel, se faz necessário calor e pressão. Se o carro trabalha frio, a queima do diesel é insuficiente, causando a carbonização dos pistões, bem como diversos outros problemas. Motor diesel não tem vela, ou seja, não tem centelha para queimar a mistura injetada. A BI nada mais é que um relógio que comanda a distribuição do combustível em cada bico, no seu tempo correto, e isso depende do ponto certo, da temperatura correta, etc.
Sigo o que tenho lido nos fóruns daqui e do exterior, assim como aprendi no curso de mecânica diesel.
Se estiver errado meu procedimento, nunca mais lerei posts nesse fórum, pq cada um diz uma coisa diferente.