Postado originalmente por
CGAUER
De maneira alguma! Jamais deixe um motor em lenta para esquentar!
Aliás, é sempre bom evitar deixar um motor em marcha lenta prolongadamente.
Quando frio, boa parte do Diesel condensa no cilindro, diminuindo a lubrificação. E não só isso, o 300TDI tem pistões de alumínio e bloco em ferro.
Ou seja, os pistões são ligeiramente menores quando frios, pois eles dilatam mais que o bloco quando quentes, tanto pela distinta temperatura de trabalho quanto pela diferença de coeficiente de dilatação dos materiais. Ou seja, quando frio nosso motor "bate saia" o que acelera ainda mais desgaste dos cilindros.
Resumindo, ligue o motor, espere 15 segundos em lenta para a pressão do óleo chegar e então, vá embora, mas com calma, evitando passar de 2500-3000 RPM e sempre com o pé leve. Quando o ponteiro chegar ao meio, aí está tudo liberado.
Veículos civilizados, como BMW e Honda, tem até uma luz de alerta de motor frio (Honda) alertando o motorista para que este "pegue leve" no acelerador. Os BMW decentes tem a faixa vermelha do tacômetro variável. Quando frio, a faixa vermelha começa a 4mil RPM, quando quente ela começa em 7mil ou mais RPM...
Quanto tempo leva para esquentar, no meu caso uns 4-6km de uso na cidade (± 10minutos).
O meu Jimny (motor 1.3 16V DOHC VVT 100% em alumínio) leva ± 200 metros para o motor chegar na temperatura normal (no meio), isso é algo como 2 minutos. No manual do Jimny a Suzuki diz que após o ponteiro passar do C de "cold" você pode sentar a lenha... Ainda assim espero chegar no meio...
Abs
Clemente