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  • #577
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    Citação Postado originalmente por Yutco Ver Post
    Obrigado Anibal, vou comparar a imagem e o tamanho da minha mola com as Montana, pois parece que os encaixes da sportage sao iguais as da chevrolet. A espessura da minha mola é 14,5 e a altura é 27 cm. Vou comparar com a da montana que tambem tem 14,5 de espessura so não sei a altura fora da suspensão. Se der posto aqui o resultado.
    é estranho que naquele site que mostrei a mola dianteira aparece com
    formato de barril mas parece que todas daqui são retas mesmo.

    bom, na emergencia restaria comprar peça original ou fazer a adptação
    com peças da Besta que não precisaria de calços. eu só vou tentar fazer
    na oficina porque eles estão de boa vontade e tem facilidade de fazer
    sob medida. a vantagem é se não ficar bom poder voltar lá e mudar alguma coisa.

    então vou arriscar ser cobaia ! se der certo eu passo o contato e
    preços pra galera ter mais uma opção.
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #578
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    bom, vamos lá com as novidades, nem todas boas :

    em conversa com o dono do posto de molas por telefone antes de ir lá
    toda a boa vontade dele mudou...

    então desisti da idéia de tentar fazer as molas dianteiras sob medida e
    tentar a receita para a frente e só voltar lá pra tentar melhorar a mola
    traseira.

    comprei as molas e amortecedores dianteiros da Besta GS 16 lugares
    e instalei pra levantar a frente e poder ajustar a traseira ( do carro ! )

    os amortecedores traseiros tinha do "genérico" a 110 pila o par
    e comprei também para testar pois os que estavam instalados
    ficaram curtos demais para a mola nova.

    as molas dianteiras são de 17mm de espessura contra 14mm das originais
    e tem um elo a mais. os amortecedores da Besta tem curso menor, mas
    não achava os da Sportage e resolvi tentar com esses pois deveriam estar
    equilibrados para trabalhar com as molas.

    bom, a frente levantou bastante, para passar em valetas e depressões
    na pista ficou muito bom mas para passar em lombadas... pula demais !
    tem que passar a zero por hora em qualquer lombada senão pula muito
    devido às molas serem muito mais duras que as originais.

    e os amortecedores novos da Besta parecem que não aguentam a força
    das molas e eles não seguram o movimento de volta.

    na segunda voltei lá no posto de molas e trocamos os amortecedores
    e tentamos colocar uma mola da Zafira normal ( sem ser GNV )
    ficou horrível ! mole demais deixando o carro balançar muito e
    inclinar em curvas mesmo a baixa velocidade, um perigo !

    voltei e recolocamos as molas que estavam e melhorou um pouco.
    ainda ficou mole, devido a troca dos amortecedores traseiros que também
    não estão segurando muito bem, talvez por causa do peso do cilindro de GNV.

    resumindo, os amortecedores velhos Monroe gas premium estavam mais
    firmes que esses novos ! a mola traseira também já cedeu um pouco então
    vou estudar de colocar as da Zafira GNV ou Omega GNV marca ALIPERTI,
    se alguém já colocou em viatura com GNV gostaria de saber como ficou.

    as fotos eu posto depois, quero tirar mais umas com uma régua
    pra servir de medida de referência.

    conclusão :

    1) fazer lilft com pressa não foi uma boa,
    mas tava com uma mola quebrada e preciso do carro pra trabalhar
    então não tive muita escolha, tinha que fazer.

    2) ficou muito bom dirigir nas alturas, vale a pena fazer.

    3) meu carro tem GNV então esse peso extra pode influenciar no resultado
    das receitas que o pessoal usa.

    4) na frente não tem muito o que inventar mesmo, mas achei que ficou
    muito duro com as molas da besta e os amortecedores não são lá
    grande coisa seria melhor se fossem mais firmes
    e as molas um pouco mais macias.

    5) atrás dá pra melhorar, mas agora vou ver com calma qual a melhor solução.

    6) a marca das peças também deve influenciar também.
    na autopeças onde comprei :
    molas e amortecedores dianteiros R$ 385,00
    amortecedores traseiros R$ 110,00

    no posto de molas :
    molas traseiras R$ 250,00

    outras cotações :
    amortecedores traseiros Monroe Gás Premium Gold
    para Besta GS 16 lugares código 27230
    em média R$ 400,00 o par colocado

    originais (?) em loja especializada
    QTD DESCRIÇÃO R$
    2 Amortecedor dianteiro 400.00 PAR
    2 Amortecedor traseiro 380.00 PAR
    2 Mola dianteira 240.00 PAR
    2 Mola traseira 460.00 PAR
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  • #579
    Anibalcl, vc lembra quantos elos tem a mola dianteira que vc colocou? A original da Sportage tem 8 e a que eu coloquei da besta Gs 3.0 16 lugares também tem 8. achei estranho vc encontrar essa diferença de elos

  • #580
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    Citação Postado originalmente por Lucena04 Ver Post
    Anibalcl, vc lembra quantos elos tem a mola dianteira que vc colocou? A original da Sportage tem 8 e a que eu coloquei da besta Gs 3.0 16 lugares também tem 8. achei estranho vc encontrar essa diferença de elos
    olha, comparando as duas lado a lado era maior sim, pouco mais era
    e mais grossa com certeza, de 14mm original para 17mm essa nova.
    eu comprei numa loja la na Joaquina Ramalho.

    depois eu posto as fotos, é que tirei com celular e preciso baixar

    só to achando muito dura em lombadas, em valetas ta ótima.
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  • #581
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    Citação Postado originalmente por ANIBALCL Ver Post
    TopGun,

    voce pode passar as medidas de comprimento dessas duas molas ?
    eu quero ver o que fica melhor se mandar fazer ou comprar essa
    da Besta mas pra mandar fazer precisa de todas as medidas.

    obrigado !
    Anibal, desculpe-me, só vi sua mensagem agora, passei a semana fazendo o Lift da minha Sport e só entrei no forum hoje, infelizmente as molas já estão no carro, mas como vi pelos relato que já se decidiu...

    Bem, fiz meu lift e visualmente estou com aquela maravilhosa sensação "sorriso", ou seja, chego na garagem e não há como não abrir um sorriso, ao olhar o carro.

    Vou detalhar mais a frente o processo mas resumindo, foram 10 cm de ganho na dianteira que agora está 88 cm do solo até o centro do paralama e 12cm na traseira, no centro do chassis foram 11 cm de ganho chegando a 33 cm do solo até a base do chassis, creio que acabaram as "gangorras" durante os passeios nas trilhas na Canastra.

    Mais tarde irei postar as fases e as fotos.

    TopGun, sorrindo na garagem.
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  • #582
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    Galera
    Gostaria de deixar uma dica, qdo tirarem as medidas do lift do antes e depois, alem das medidas do solo, tirem tbm a medida do berço inferior ao superior, assim teremos a medida real de ganho.

    []s
    (DU)
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    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #583
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    eu to mais preocupado com a frente, a traseira ficou mais macia por
    causa dos amortecedores, talvez na primeira vez que só troquei a mola
    estivesse muito dura devido ao amortecedor original ser muito curto
    ou com algum problema.

    agora na frente eu to mesmo com medo de pegar um buraco ou
    sobressalto na pista e afetar alguma coisa, ficou muito duro nas lombadas
    pula muito mesmo tem que passar muito devagar.

    outra coisa que me chamou a atenção é que antes de mexer na parte
    dianteira tinha um barulho metálico. com a troca dos amortecedores e
    molas o barulho sumiu por uns dias e agora está voltando
    então deve ser alguma coisa relacionada com o suporte do
    amortecedor que faz contato de metal com metal com o carro.
    o mecânico que fez a troca falou que deveria ser isso e colocou
    um pouco de graxa, mas voltou a fazer barulho.

    eu olhei lá no site da Kia info e no esquema do amortecedor não me
    parece que tenha faltado alguma peça ou borracha entre a parte superior
    do suporte do amortecedor e o ponto de contato onde é fixado.

    isso é assim mesmo ?

    amanhã vou tirar umas fotos em alta definição assim pode ampliar e ver
    os detalhes.
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  • #584
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    Bem senhores, rodei apenas 25 km com o carro, e ainda existem alguns rangidos oriundos da acomodação da suspensão.
    A minha primeira impressão até o momento é que o carro ficou firme mas não chega a saltar como o Anibal descreve.

    Abaixo seguem as fotos do antes e depois.

    Quanto as medidas infelizmente não medi o berço, aliás EDuarte, eu nem sei muito bem onde fica isso, tenho só uma idéia, "sorry"rsrsrs.

    Mas foi isso de ganho: 10cm na frente, 11cm no meio do chassis e 12 cm na traseira.

    Seguem as primeiras fotos, tentei tira-las na mesma posição mas ficou um pouco fora mas dá para ver a diferença.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p5150265.jpg   -p5210340.jpg  
    Sportage TDI2001 - Roda Livre AVM Manual - LIFT DE SUSPENSÃO

  • #585
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    Topgun
    Ficou show de bola, parabens...
    O berço é onde fica apoiada/encaixada a mola.

    []s
    (DU)
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  • #586
    Ficou ótima, parabéns
    É o mesmo pneu nas duas fotos? É diferença de claridade ou vc mudou a cor das rodas
    Como diria o Nava, só falta uns pneus cravudos 8-), mas só se vc for usá-la em trilha, para uso só em asfalto não compensa.

  • #587
    Vc chegou a usar o calço na dianteira? Na traseira vc uso as molas da Zafira GNV mesmo?

  • #588
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    Desmontagem e comparações.

    Seguem as fotos da desmontagem e a comparação das molas e amortecedores traseiros.

    Os amortecedores COFAP da Besta 16 lugares possuem a conexão da base mais larga que o amortecedor original da Sport, houve a necessidade de abrirmos o suporte, mas nada acima do normal permitido.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -p5170277.jpg   -p5170278.jpg   -p5170279.jpg  
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