em conversa com o dono do posto de molas por telefone antes de ir lá
toda a boa vontade dele mudou...
então desisti da idéia de tentar fazer as molas dianteiras sob medida e
tentar a receita para a frente e só voltar lá pra tentar melhorar a mola
traseira.
comprei as molas e amortecedores dianteiros da Besta GS 16 lugares
e instalei pra levantar a frente e poder ajustar a traseira ( do carro ! )
os amortecedores traseiros tinha do "genérico" a 110 pila o par
e comprei também para testar pois os que estavam instalados
ficaram curtos demais para a mola nova.
as molas dianteiras são de 17mm de espessura contra 14mm das originais
e tem um elo a mais. os amortecedores da Besta tem curso menor, mas
não achava os da Sportage e resolvi tentar com esses pois deveriam estar
equilibrados para trabalhar com as molas.
bom, a frente levantou bastante, para passar em valetas e depressões
na pista ficou muito bom mas para passar em lombadas... pula demais !
tem que passar a zero por hora em qualquer lombada senão pula muito
devido às molas serem muito mais duras que as originais.
e os amortecedores novos da Besta parecem que não aguentam a força
das molas e eles não seguram o movimento de volta.
na segunda voltei lá no posto de molas e trocamos os amortecedores
e tentamos colocar uma mola da Zafira normal ( sem ser GNV )
ficou horrível ! mole demais deixando o carro balançar muito e
inclinar em curvas mesmo a baixa velocidade, um perigo !
voltei e recolocamos as molas que estavam e melhorou um pouco.
ainda ficou mole, devido a troca dos amortecedores traseiros que também
não estão segurando muito bem, talvez por causa do peso do cilindro de GNV.
resumindo, os amortecedores velhos Monroe gas premium estavam mais
firmes que esses novos ! a mola traseira também já cedeu um pouco então
vou estudar de colocar as da Zafira GNV ou Omega GNV marca ALIPERTI,
se alguém já colocou em viatura com GNV gostaria de saber como ficou.
as fotos eu posto depois, quero tirar mais umas com uma régua
pra servir de medida de referência.
conclusão :
1) fazer lilft com pressa não foi uma boa,
mas tava com uma mola quebrada e preciso do carro pra trabalhar
então não tive muita escolha, tinha que fazer.
2) ficou muito bom dirigir nas alturas, vale a pena fazer.
3) meu carro tem GNV então esse peso extra pode influenciar no resultado
das receitas que o pessoal usa.
4) na frente não tem muito o que inventar mesmo, mas achei que ficou
muito duro com as molas da besta e os amortecedores não são lá
grande coisa seria melhor se fossem mais firmes
e as molas um pouco mais macias.
5) atrás dá pra melhorar, mas agora vou ver com calma qual a melhor solução.
6) a marca das peças também deve influenciar também.
na autopeças onde comprei :
molas e amortecedores dianteiros R$ 385,00
amortecedores traseiros R$ 110,00
no posto de molas :
molas traseiras R$ 250,00
outras cotações :
amortecedores traseiros Monroe Gás Premium Gold
para Besta GS 16 lugares código 27230
em média R$ 400,00 o par colocado
originais (?) em loja especializada
QTD DESCRIÇÃO R$
2 Amortecedor dianteiro 400.00 PAR
2 Amortecedor traseiro 380.00 PAR
2 Mola dianteira 240.00 PAR
2 Mola traseira 460.00 PAR