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  • #601
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    ops, falha nossa !

    vamos as medidas :

    a régua tem 1m de comprimento.

    a altura ficou em 82cm do chão até o paralamas, tanto na frente quanto
    na traseira, sendo que o centro da roda está em 33cm.

    só estou achando que o problema de pular/ser muito dura a frente em
    lombadas é por causa do suporte do amortecedor e do amortecedor
    de Besta que coloquei. alguma coisa não deve estar no lugar certo.
    vou procurar suportes novos e trocar esses
    amortecedores que também acho que não seguram bem a volta
    da mola.

    de resto to muito satisfeito, valeu à pena apesar das cabeçadas
    que estou dando, mas vivendo e aprendendo, e com o pessoal daqui
    com certeza vou aprender muita coisa ainda !

    e os espaçadores das rodas, mesmo usando pneus e rodas originais
    eu preciso colocar também ?

    quanto ao suporte da barra eu preciso fazer sim e esse treco
    não vende em loja então vou precisar terceirizar essa parte.
    alguém se habilita ?


    fotos maiores :




    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #602
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    Medidas,OK!

    Beleza Anibal, observei que vc está usando os pneus originais 205/75R15 se passar para o 235/75R15 dará o ganho de mais 4,4cm só no pneu, e ficará com 86cm, quase o que consegui no meu lift. veja esse link de Portugal:http://www.pneubeato.com/velocidade.htm basta colocar a medida atual e depois a do pneu pretendido e ele dá todas as medidas, lembre de colocar a opção "metric" nas medidas.

    Quanto ao prolongador também pensava ser um bicho de 7 cabeças, mas não é não, é só achar um cara que faça bem soldas, eu ia fazer com uma dobragem, aí o negócio fica mais complicado, mas se for só soldar não é difícil.
    Na sexta, dia 28/05, estarei retificando as medidas do meu prolongador para alinhar a suspensão, eu vou tirar mais algumas fotos e tentar detalhar mais as medidas.
    Talvez com isso consiga confeccionar a peça.

    Se quizer fala com o EDuarte, acho que ele faz a peça em "dois tapas"!!!

    Também estou me adaptando ao carro, ontem na estrada deu para notar que ela ficou mais sensível às oscilações laterais nos pisos irregulares, coisa que ela não fazia antes, porém melhorou a estabilidade nas velocidades acima de 100km/h, é um jogo de perde/ganha.
    Falta colocar na terra agora, mas só depois de sexta!

    Abç
    Sportage TDI2001 - Roda Livre AVM Manual - LIFT DE SUSPENSÃO

  • #603
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    Espaçadores

    Com o aumento de curso da suspensão você terá que observar se fica marcas nos seus amortecedores traseiros, se ficar provavelmente terá que usar espaçadores mesmo com os pneus originais, ou se forem marcas leves vc poderá retirar os guardas pó dos amortecedores.

    TopGun
    Sportage TDI2001 - Roda Livre AVM Manual - LIFT DE SUSPENSÃO

  • #604
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    Anibal
    Se quiser eu faço o prolongador da panhard pra vc, agora eu estou fazendo o lift e outras coisinhas na viatura do gnomo, mas se quiser qdo terminar da pra fazer.
    Quanto ao pneu raspar no amortecedor, mesmo com o alinhamento da panhard ira raspar, não é sempre, apenas qdo a suspenção torcer.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
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    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #605
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Anibal
    Se quiser eu faço o prolongador da panhard pra vc, agora eu estou fazendo o lift e outras coisinhas na viatura do gnomo, mas se quiser qdo terminar da pra fazer.
    Quanto ao pneu raspar no amortecedor, mesmo com o alinhamento da panhard ira raspar, não é sempre, apenas qdo a suspenção torcer.

    []s
    (DU)

    beleza ! me avise quando tiver um tempinho.

    com certeza eu estou com um probleminha na suspenão dianteira,
    vou ter que trocar os amortecedores de Besta que comprei.
    aliás que fique de aviso pra galera :

    NÃO USE AMORTECEDOR DE BESTA NA DIANTEIRA
    O CURSO É MENOR DO QUE O DA SPORTAGE !!!

    só descobri isso na hora que desmontei e medi com os que
    estavam instalados daí resolvi colocar mesmo assim pra testar
    mas não recomendo. o vendedor da loja autoparts 2000
    disse que eram iguais...

    agora tá com um barulho bem estranho, um som oco deve ser fim de curso
    além de não aguentar muito bem a ação da mola.

    ainda bem que não custou muito caro assim o preju vai ser menor.

    e os amortecedores "genéricos" para a traseira também não recomendo,
    apesar de estar quebrando um galho, são muito moles, talvez até
    de certo numa viatura sem GNV mas na minha ficou devendo.

    mas também por "110 reau" o par queria o que né ?
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #606
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por ANIBALCL Ver Post
    beleza ! me avise quando tiver um tempinho....
    OK Anibal, eu aviso...

    []s
    (DU)
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  • #607
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    amortecedores

    Conversei com a assistência técnica da Monroe
    para pedir informações sobre os amortecedores
    que poderiam servir na Sportage.

    o amortecedore dianteiro que estava no meu carro
    é o modelo
    Código: 83760
    Descrição: amortecedor
    Linha de Produto: GAS PREMIUM
    Dimensional Aberto 341,00mm
    Dimensional Fechado 217,00mm

    segundo eles informaram esse amortecedor
    apesar de servir perde a garantia pois não
    é o recomendado para a Sportage.

    o modelo que eles recomendam é outro
    Kia Sportage 2.0 , 4x4 , Turbo de ..../98
    Dianteiros: D7841
    Traseiros : D7699
    Linha de peças Reflex, importadas da Europa para atender aos veículos deste modelo e ano de aplicação.


    como a mola que estava lá tinha 24cm de comprimento
    e a mola da Besta GS 16 lugares ( marca Tigre )
    tem 33cm e segundo eles o amortecedor
    quando instalado tem que ficar no meio curso
    então para essa adaptação de mola não vai
    dar certo podendo dar fim de curso.

    de acordo com essa teoria, o amortecedor
    dianteiro correto para a mola da Besta 16L
    teria que ter 16,5cm de curso total e
    o amortecedor original tem apenas 12,4cm.
    isso sem falar que parte desse curso da haste
    é perdido pela distancia de fixação e batentes,
    arruelas, porcas, etc..

    outra informação que me passaram é sobre
    a instalação dos amortecedores.
    tem que fazer uma operação de "sangria dos gases"
    antes de instalar que consiste em abrir total,
    virar de ponta cabeça, comprimir e desvirar.
    repetir a operação por 5x antes de instalar.
    isso evitaria falhas causadas pela mistura
    de gases no compartimento correto do amortecedor.

    eu já acompanhei instalação de amoertecedor
    e nunca vi ninguém fazer isso, no entanto
    a minha suspensão dianteira mudou um pouco
    desde que instalei os amortecedores da Besta.

    resumindo :

    1) o cálculo de que o curso do amortecedor tem que
    ser a metade do comprimento da mola +50mm está certo ?

    2) a operação de "sangria" deve ser feita mesmo ou não muda nada ?

    3) alguém usa amortecedores da Monroe na dianteira depois
    de fazer o lift ? se sim qual modelo ?
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #608
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    Além da questão do curso do amortecedor, tem o peso dos motores que são diferentes(gas/diesel), logo o resultado tb vai ser diferente...Abs!
    ERIC
    Samurai Metal 97 (Urubuzinho)
    Tracker 09
    (Chié)

  • #609
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    Topgun,

    vendo as fotos das peças da suspensão dianteira
    percebo que tem muitas diferenças em relação à minha
    viatura.

    o suporte/batente superior do amortecedor, que segura a mola,
    tem uma base para encaixar as arruelas e a borracha superior.
    na minha não tem isso e os suportes novos que procuro também
    não tem.

    outra peça que me cham a atenção é onde aparece uma outra
    borracha redonda que tem no seu interior uma espécie de tubo
    de metal. isso encaixa na haste do amortecedor certo ?
    na minha quando desmontei não tem esse tubo !
    só tem as borrachas e arruelas e percebo que depois de montado
    o conjunto se desloca/ajeita.

    a impressão é que existem dois tipos de suspensão dianteira
    pois as peças parecem bem diferentes.

    estou desconfiado de que o problema da suspensão dianteira
    na minha viatura seja devido a essa diferença.

    alguém conhece bem essas diferenças para ajudar ?


    Citação Postado originalmente por Topgun Ver Post
    Não usei nenhum calço, foi basicamente a sua receita com algumas orientações do EDuarte, na frente molas da Besta 12/16 lugares que tinham 7 elos, um a menos que o original, inclusive ela era menor que a original da Sport, o que me deixou preocupado quanto ao ganho, mas colocamos um calço de nylon de 7mm acima da borracha superior e na base da mola colocamos o calço de borracha do Opala ano 80 que tinha 15mm antes de ser colocado contra os 6mm do calço original da Sport que estavam ressecados.
    Também tivemos que adaptar o guarda pó, usamos a parte superior do guarda pó do Del Rey, com um bom resultado final.
    Os amortecedores dianteiros são Corven, aparentemente os mesmos da Besta, vieram sem os suportes das mangueiras do vácuo do acionamento da roda livre automática, mas como não uso mais...

    Na traseira coloquei os da Zafira GNV mesmo, as reações do carro parecem com as de um carro rebaixado bem sensível as ondulações do piso, mas não chegam a causar um grande desconforto. Vamos ver depois na estrada e na trilha.
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #610
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    Suspensão

    Anibal, creio que o tubo a que se refere é o guarda pó, onde tivemos que fazer uma adaptação para colocarmos, e não é de metal e sim de plástico.
    Quanto ao amortecedor:
    1-Não sei o cálculo de funcionamento dos amortecedores mas parece que o que apresentou é o correto
    2-Todas as vezes que troquei amortecedores os mecânicos fizeram a sangria.
    3-Acho que o Juliobf usa Monroe.

    TopGun
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  • #611
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    suspensão dianteira - peças

    a minha dúvida quanto às peças da suspeñsão dianteira
    surgiram quando desmontei para trocar molas e amortecedores
    e vi que algumas peças eram diferentes das que o Topgun postou.

    meu carro tinha um barulho do lado esquerdo que sumiu quando
    fiz o lift mas depois de alguns dias voltou.

    o problema me parece ser justamente nas peças que vão na haste
    do amortecedor e no batente superior.

    o lado esquerdo estava mal apertado e a haste se deslocou no batente
    e pelas marcas que estavam nas arruelas eram elas que faziam
    o barulho.

    vejam as fotos abaixo e vejam se conseguem me ajudar
    a solucionar as dúvidas e o problema.


    diferença entre batentes, com e sem a "bandeja" superior
    na minha é o da esquerda. repare nas marcas deixadas
    pelo atrito da arruela superior contra o batente.
    o da esquerda é o da besta gs e não serve na sportage
    por causa dos parafusos de fixação que são mais grossos



    agora as peças que estou na dúvida


    1) arruelas superiores com a borracha, na minha vem tudo solto
    são 3 peças separadas e não ficam montadas sobre o batente
    como na foto

    2) a peça com o tubo que falei. essa peça não tem na minha
    suspensão e acredito que é a falta dela que deixa a haste
    se deslocar e causar o barulho.

    3) outra peça que não tem na minha. por baixo do batente do
    amortecedor tem apenas mais uma borracha preta e uma arruela
    grande parecida com a da parte de cima.

    4) a coifa do amortecedor, essa tá lá, a única dúvida é que
    a coifa fica solta e acaba por descer deixando a haste à mostra.
    não teria que ser fixa na parte de cima ?


    estou com dificuldade de encontrar essas peças porque
    não sei o nome extao e nem como procurar.
    tenho mencionado "kit do amortecedor" mas cada loja
    entende uma coisa. uns chamam o batente de coxim,
    outros as borrachas pretas de coxim e é uma confusão só,
    e pra ajudar eu entendo lhufas de mecânica !

    então se os colegas puderem ajudar...

    valeu !
    XTerra 2.8 Turbo Diesel Intercooler 2004 Prata offSHOX K&N

  • #612
    Não posso te dizer muita coisa mas, tem um topico meu de alguns tempos atraz que eu fotografei os 2 lados pois, um estava montado diferente do outro, derepente pode ajudar.


    4) a coifa do amortecedor, essa tá lá, a única dúvida é que
    a coifa fica solta e acaba por descer deixando a haste à mostra.
    não teria que ser fixa na parte de cima ?



    Quanto a essa sua indagação vale tb pra mim pois a minha tb fica caida aparecendo parte do eixo..
    Caso alguem te exclareça vai servir pra mim tb.
    Se MAOMÉ num vai a Montanha, deixa que nóis vamos... é nóis.

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