Valeu Alexandro, tb estou com $ curto, alguem tem tomado todas as sobrinhas (quem será hahahahha ?)
Vc colocou outro sistema de arrefecimento ? To até pensando em travar minha hélice ....
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caro djalma coloquei no elevador esta tudo ok nao ha fazamento de oleo ,mas so quero saber se é normal abaixar o oleo pois andei numa media de 500km ,e so abaixou meio litro,pois minha sportage esta com 110mil km rodado
como vc disse q nao è normal ,sera q minha viatura vai ter q fazer o motor ,por onde esta indo esse oleo e por onde devo começar para resolver esse problema,se for poblema ja vou comprar as peças ,depois so entro com a mao de obra ,minha intençao e deixar o motor arrumado pois acredito q numca passou por uma retifica ,se poder me adiantar as relaçao de peças q vou comprar como vc entende sei q a original e cara mas deve ter alguma peças boas no mercado ,obrigado djalma pela atençao
Haroldo a minha ta com vazamento de óleo na junta da bomba de óleo, eu coloco meio litro a cada 500 km, faça um teste simples: ligue e deixe funcionar por uns 3 min, dpois tape a boca do cano de escape,veja se a pressão é forte, de umas acelerads e veja a cor da fumaça, se sair meio azulada pode tar queimando um pouco de óleo, meio litro pra 500 km acho muito, pra 1000 seria mais normal!
Rpetrucci, travando a hélçice vai aumentar o barulho e um pouco o consumo, alem de ficar um pouquinho mais fraca, quando peguei a minha estava com a hélice travada, troquei o acoplamento e melhorou tudo, barulho potencia e consumo, se travar a hélice quando fizer alguma trilha corre o risco de alguma coisa ir para nela e provocar a quebra, o sistema original funciona muito bem desde que esteja tudo ok!
Petrucci estudo este carro a 3anos , antes de adirilo ja o conhecia , por isso posso afirmar uma coisa , este carro que tem muitas qualidades mas tem 3 defeitos sao eles sistema de arrefecimento , sistema de jeraçao de energia (alternador) , e roda livre .
O carro que adiquimos e um carro que foi desenvouvido para paises de clima frio (russia , coreia , japao etc...) nao para clima quente como o nosso Brasilzao , se voce duvida olhe nas ruas como que e o formato da frente dos carros mais novos , a entrada de ar e bem maior que do nosso carro ou seja o volume de ar que entra para o radiador e bem maior (auguns ex:nova ecoesporte , reno duster , nova sportage etc..) em resumo na minha opiniao manter o sistema original e brincar de roleta-russa com o seu dinheiro pode ta tudo bem agora mas i amanha ?
Amigo nao inventei a roda o que eu fis foi apenas estudar o nosso carro e os outros carros e ver no que o nosso e falio e onde ele deve melhorar e assin traser o que os outros tem de melhor para o nosso , em sima desse estudo eu elaborei um progeto bem detalhado .
O resultado desse projeto foi um sistema de arrefecimento praticamente igual ao da amarok (eu so percebi isto de pois de pronto o trabalho) , pra voce ter uma ideia , muita jente aqui do forun nao sabem mas a sportage nao tem recipiente de espançao que ela tem de orijinal e um recipiente de alojamento do fluido , conceito recipiente de espançao e bem diferente do arijinal.
Amigo assumo um compromisso vou divulgar minhas fotos neste final de semana (vou pedir para meus filhos me ajudaren)e voce vera o que digo .
cuida do seu carro ate la valeu .
AlexandroDorner
Alexandro, se me permite, ambos os sistemas são expansivos, a diferença é que um é selado e o outro aberto, ambos os sistemas usam reservatório de expansão.
O sistema original é tão eficiente qto o sistema que vc fez (selado), a diferença é que vc esta com tudo novo e limpo, por isso a eficiência, mas se vc relaxar e não fizer a manutenção preventiva como no sistema original, terá o mesmo problema.
Concordo que deveria ter sido tropicalizado, mas infelizmente não foi, pra isso precisa de uma circulação/refrigeração maior de agua que só é possivel com radiador maior, e como vc citou, mais vento.
Sempre usei o sistema original e nunca tive problemas, mas troco a agua/aditivo e a tampa do radiador uma vez por ano e fico de olho no acoplamento viscoso.
Uma vez usei ventoinha eletrica apenas por uma semana, voltei pro original por ser bem mais eficiente na refrigeração, alem de manter uma refrigeração baixa mesmo desacoplada devido estar girando constantemente.
Ja a eletrica só refrigera qdo liga e com a temperatura ja no limite, se ela pifar não tem como saber e não da tempo pra nada, pro uso no dia a dia é excelente, ja instalei em algumas sportages e estão satisfeitos, pro uso um pouco mais severo não presta não.
Resumindo, se manter o sistema limpo, com agua desmineralizada e aditivo e não relaxar com a tampa e acoplamento, o sistema é confiável... mas infelizmente poucos fazem isso, e quem faz, garanto que eta satisfeito...
Isso é a "minha" opinião por experiencia, não apenas por achismo.
[]s
(DU)
caro amigo djalma irei fazer o teste depois irei postar o resultado ,obrigado pela ajuda mas nao vou desanimar da viatura pois acho ela um show rsrs
Grande Alexandro ... se puderes colocar a receitinha de bolo também ...
Podia fazer uma lista com o que foi utilizado, seria de extrema utilidade ...
As rodas livres coloquei as mecanicas automáticas da AVM ...paguei milão no mercado livre.
O alternador fiz novo tb ...
Pq será que o topico ... Sportage Fervendo é o que mais cresce aqui no 4x4 ... hahhahaha
EDuarte, na minha esta tudo novo ... Radiador, acoplamento, valvula termostatica, mangueiras, tampa original, alternador, turbina, motor completo, embregem, rolamentos, etc etc. Tudo zerado.
Ando na cidade, posso pegar o engarrafamento que for com o calor que for com ar ligado ou desligado e tudo fica normal, a temperatura não chega nos 100ºC.
Coloco na estrada e pronto, feita a naba (pra não dizer outra coisa). Ando uns 40Km a 3mil giros (uns 110km/h) e la vai a temperatura para mais de 100 (não consigo precisar quanto pois o ponteiro do meu cronomac é analógico) e enche o espansor de fluido.
Estou utilizando bardal 50/50. Ja usei Paraflu e mais de 6 marcas diferentes e sempre a mesma coisa.
O que pode estar errado ? SOCORRO !
Rpetrucci, quando a pressão aumenta a valvula da tampa do radiador abre e deixa passar fluido para o expansor, quando o motor sente falta ele puxa de volta e assim ele trabalha, andando a 110 por 40 minutos qualquer carro vai subir a temperatura mais do que o normal até resfriar novamente, subindo a temperatura consequentemente a agua vai "sumir"!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado!