Postado originalmente por
Fredpaiva
Aquecimento XJ 98
Pessoal boa noite
Minha cheroka, desde que esta comigo(1 ano e 6m) nunca teve sobre aquecimento, porem a tres meses atras notei que estava pingando agua(alem da do ar) ai comecei a completar o reservatorio, esporadicamente baixava o nivel.....ora pingava ora nao, as vazes borbulhava no reservatorio. Entao um dia a tempetatura chegou na marcacao de 105 graus e notei mau funcionamento, ficou ratiando em baixa.
Como esta na porta de casa guardei na garagem e abri o capo p ver, coloque uns (+ ou -)2L de agua no reserv. quando esfriou funcionou normalmente.
Na oficina colocamos pressao no sistema e melejou na bomba dagua, aproveitamos e lavamos radiador trocamos a bomba dagua, montamos tudo e o carro ficou na mesma, borbulhando.....lembramos da tampa do radiador e valvula termostatica, a valvula estava toda quebrada e tampa nao segurava pressao, comprei uma valvula da marca Valclei(so achei esta na regiao) e coloquei uma borracha nova na ponta da tampa do radiador para testar, resumindo nao borbulhou mais e o sistema ficou com pressao(mangueira firme ao toque) porem notei que a temperatura passa apenas "um fio de cabelo" do 100 graus, deve ser algo em torno de 102 graus, e o reservatorio baixa a agua bem menos, tipo se colocar na marca FULL em 2 semanas ele estara na marca ADD. Ai esta minha duvida, pensei em junta, porem nao vi sinais de agua no oleo(imagino que daria p ver), ou esta evaporando em algum lugar, pois pingando nao esta mais.
Achei a valvula termostatica original e percebi na foto que ela tem um oring de vedacao na borda, a que eu comprei nao tem esta vedacao, sera que e o caso de trocar.
Agradeco as dicas pessoal
Valeu
Fred