x
Convex Datacenter
Página 2 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 174

Tópico: Cheroka

Usuário
    Entrada
    09/08/2004
    Agradecimentos: 0

Oi pessoal sou novo no forum e essa vai para o wallace...
    Wallace ttenho uma Grand 94, vc falou q é possível mesmo impotar as peças diretamente... Como é o procedimento, quais empresas eu poderia contactar? E sobre o carro ser bom ou não,a cherokee é um grande carro, seus componentes tem uma resistência adequada , principalmente com o motor seis cilindros. O diferencial dianteiro é um dana 30, e em alguns carros(de 96 a 98 se não me engano) as cruzetas são do mjodelo spicer 297 -x, maiores que as dos dana 44 utilizados nos jeep nacionais e as mnesmas do dana 44 do troller. O diferencial traseiro dana 35 também não faz feio, embora seja suscetível a empenamentos quando se salta muito com o carro. Vejam bem , não é um carro que foi projetado para provas de indoor, e se a intenção é um abuso semelhante deve-se reforçar o monobloco e os eixos também com um "axle-truss"(nós chamamos de mão francesa aqui no nordeste). Quanto ao câmbio automático, este também dificilmente dá problema se se prestar atenção ao óleo e se o dono souber como conduzi-lo... tem que se deixar a alavanca em 1 ou 2 no fora dse estrada pesado, não se deve alternar repetidas vezes de 1a. para ré e vice versa quando atolado(deve-se esperar cerca de um segundo para atolar o pé), etc. Como todo carro deve-se conhecer as suas características e respeitá-las , já vou na minha segunda e acho o carro ótimo.

Usuário Avatar de tecnica
    Entrada
    28/07/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Senhores,

Apesar do problema haver ocorrido com uma Grand Cherokee, gostaria de apresentar meu relato.

Em Setembro do ano passado, meu cunhado (sempre o cunhado), adquiriu uma GrandCherokee Laredo V8 (isso mesmo, V8. Importação independente. As Laredos "oficiais" sao 6 caneco). O carro tava joia. Como mechanico-fucador-graxeiro oficial da casa, avaliei o carro, verificando o funcionamento da tração (integral QuadraTrac), reduzida, cambio etc etc etc. Então o carro (jipe) estava com 45000km rodados.

Meu cunhado fechou o negócio numa 4a, e na 6a buscou o carro. No sabado saiu de viagem. Na segunda, a direção hidraulica começou a apresentar vazamento na caixa. Qdo fui ver, descobri que haviam RETIRADO o cardan dianteiro (o que provavelmente aconteceu na 5a feira, qdo o vendedor informou que o carro passaria por uma "revisão" de entrega).

Após 2 semanas de brigas com a loja, colocaram o cardan dianteiro. Então o problema se revelou: após os 70km/h, o carro começava a puxar para os lados, e as rodas começava a quicar, ora travando e ora soltando... show de horror.

Levamos o carro em alguns mecas especializados em importados, inclusive na Izzo (onde tivemos que pagar R$ 100,00 pelo orçamento).
    Mas ninguem sabia o que acontecia realmente com a tração. Uns chutavam falta de óleo (estava OK), pneus diferentes (os 4 eram iguais), cardan desbalanceado, e por aí vai.

Aos poucos, fui descobrindo que é muito, mas muito comum mesmo, os donos de GrandCherokee retirarem os cardans dianteiros. Um outro lojista me falou que tudo começa com um ronco no diferencial dianteiro, que pára com a retirada do cardan. E como a grande maioria só vai ao Shopping com o carro, o cardan dianteiro não faz falta nenhuma.

Meu cunhado, após mais brigas, acabou devolvendo o carro e reavendo o dinheiro.

Dessa história toda, acredito no seguinte:

1) Os carros da Chrysler têm um visual 10, uma mecanica 5 e tem um valor e glamour muito maior do que realmente são ou merecem. Sua mecânica é simples, mas essa parte da tração é um porre. Ele usa um mecanismo chamado de gero-rotor, onde uma turbina mergulhada em óleo entra em acão quando há diferença de rotações entre os cardãs dianteiro e traseiro. Normalmente a tração fica no eixo traseiro. Na teoria é ótima, na pratica questionável, e se der problema, vc não encontra peça nem mão de obra para arrumar.

2) As Cherokee (Grand e Sport), tem 3 tipos de tração: Selec-trak, Quadra-Trak e Quadra-TrakII. As Sport encontradas no Brasil têm somente a Selec-trak, assim como os Wrangler. Essa tração é no bom e velho estilo totalmente mecânico, com 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado, 4x4 bloqueado e reduzido e Neutro. Dão menos problemas. As GrandCherokee Laredo "oficiais" (6 cil), também usam essa tração. Todas as demais V8 usam a Quadra-Trac ou a Quadra-TrakII, portanto ao comprar, é só verificar as alavancas da tração: 5 na Selec-trak, 3 na Quadra-trak (Low-N-Norm) e 4 na Quadra TrakII ( Low-N-Lock-Norm). E veja se existe o cardan dianteiro!!!

3) A EcoSport 4WD, LandRover FreeLand, Toyota Rav4 , entre outros, usam um sistema de gero-rotor muito parecidos com a da GrandCherokee. Arghhhh

4) Cuidado com as concessionárias: a Izzo ficou 3 dias com o carro, encontrou defeito onde não existia (falou que era reaperto da suspensão e ajuste dos patins do freio traseiro), cobrou R$ 100,00 e não ajudou absolutamente em nada. Picaretagem profissional.

E é isso. Meu cunhado pode ter dado muito azar, mas estou participando de eventos off road há pouco mais de um ano, e a viatura é bem exigida. Isso se reflete na manutenção que se mal feita, resulta em quebra. Então para se manter um veiculo "fora de linha" (no Brasil, claro), acho que sai um custo animal.

Abraços a todos,
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

Oi Alexandre,

Dessa história toda, acredito no seguinte:

1) Os carros da Chrysler têm um visual 10, uma mecanica 5 e tem um valor e glamour muito maior do que realmente são ou merecem. Sua mecânica é simples, mas essa parte da tração é um porre. Ele usa um mecanismo chamado de gero-rotor, onde uma turbina mergulhada em óleo entra em acão quando há diferença de rotações entre os cardãs dianteiro e traseiro. Normalmente a tração fica no eixo traseiro. Na teoria é ótima, na pratica questionável, e se der problema, vc não encontra peça nem mão de obra para arrumar.
    Discordo.
    Acho que o problema é outro...
    Elas são bem dimensionadas, ou seja, não tem nada com uma margem de resistência absurda como um Toyota Bandeirante.
    Só que tem muito motor... ai neguinho esmerilha no asfalto e quer que nada quebre... vai ser difícil né.

2) As Cherokee (Grand e Sport), tem 3 tipos de tração: Selec-trak, Quadra-Trak e Quadra-TrakII. As Sport encontradas no Brasil têm somente a Selec-trak, assim como os Wrangler. Essa tração é no bom e velho estilo totalmente mecânico, com 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado, 4x4 bloqueado e reduzido e Neutro. Dão menos problemas. As GrandCherokee Laredo "oficiais" (6 cil), também usam essa tração. Todas as demais V8 usam a Quadra-Trac ou a Quadra-TrakII, portanto ao comprar, é só verificar as alavancas da tração: 5 na Selec-trak, 3 na Quadra-trak (Low-N-Norm) e 4 na Quadra TrakII ( Low-N-Lock-Norm). E veja se existe o cardan dianteiro!!!
    Quase o que explicou:
    Command-Track, usada aqui nos Wranglers e na Cherokee Sport mecânica.
    E similar a dos CJ, mas com uma única alavanca, ou seja, 4x2, 4x2 part-time (só para usar em piso sem aderência) e 4x4 reduzida.

Selec-Track: usada aqui só na Cherokee Sport automática (lá fora é opcional para as Grand), tem ainda a opção do 4x4 Full-time por ter diferencial central. Envia 55% da força para o eixo traseiro e 45% para o dianteiro.

Quadra-Track: usado aqui nas Grand Cherokee, só tem duas opções 4x4 All-time e 4x4 reduzida. O 4x4 All-time é mais ou menos como você falou.
    É um sistema sob demanda sempre tração traseira, mas que quando ocorre diferença de rotação entre os eixos o acoplamento viscoso gera calor que expande o silicone então vai transferindo a tração para o eixo dianteiro.

Quadra-Track II: O acoplamento viscoso foi substituído pelo gerorotor como você falou, usado nas Grands mais novas (as mais arendodadas).

Quadra-Drive: Alem do gerorotor no diferencial central tem também um em cada eixo (vari-lock) o que permite transferir toda a tração para uma única roda.
    Só vem na Grand Cherokee Limited com teto solar (no mesmo pacote de opcionais).

Em reduzidas todas são como um CJ.

A Select-Track é pelo que sei exatamente a Sper Select das Pajeros.

Usuário Avatar de tecnica
    Entrada
    28/07/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Oi,

Pois é, confundi a SelecTrak com a CommandTrak.

Essa ultima, a Quadra Drive, é beeem sofisticada.

Qto ao dimensionamento das peças, eu acho que é adequado sim. A mecânica, tirando a transfer-case, é simples, não tem segredo algum.
    PicapesGM Website: http://www.picapesgm.com.br
    Engesa FII - GM 151 turbo megasquirted

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Olá amigos!

Mas se o problema começa com ronco do diferencial dianteiro e tiram o cardã, então não resolveram nadja!

Abraços!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Usuário
    Entrada
    09/08/2004
    Meu cunhado fechou o negócio numa 4a, e na 6a buscou o carro. No sabado saiu de viagem. Na segunda, a direção hidraulica começou a apresentar vazamento na caixa. Qdo fui ver, descobri que haviam RETIRADO o cardan dianteiro (o que provavelmente aconteceu na 5a feira, qdo o vendedor informou que o carro passaria por uma "revisão" de entrega).

Após 2 semanas de brigas com a loja, colocaram o cardan dianteiro. Então o problema se revelou: após os 70km/h, o carro começava a puxar para os lados, e as rodas começava a quicar, ora travando e ora soltando... show de horror.
    Não se deve nunca, mas nunca mesmo retirar a cardã dianteiro de uma transferência full-time como a Quadra-Trac, mesmo colocando-se a alalavanca em 4WD Part-Time. Saiu há muitos anos uma reportagem sobre isso na conceituada revista 4wheel&offroad, acho q em 95 ou 96. Os americanos faziam isso nas transferências full time NP 203(uma distante prima das NVG 231, NVG 242 e NVG249 usadas nos jeep atuais), porém só era uma solução duravel se se instalasse um kit da MileMarker que transformava a caixa em part-time. É mais um caso de mecânicos de "fundo de quintal" fazendo gfambiarras que destroem os veículos, e depois é o carro que não presta... Em todo caso, há de se convir que a "gamba" só foi feita porque havia um ronco no diferencial traseiro.

Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Colega Wallace, tirando o fato que tu deve ser apaixonado pela Cheroka, sera que tu nao estas exegerando um pouco???
    A grande maioria diz que os diferenciais são fracos e que se botar na trilha com cambio automatico, o cambio se acaba bem rapidinho e fica cheio de trancos..

E porque sera que os preços estão tão baixos, para o nivel desse veiculo, se ele é tudo de bom, como tu falas?

[]´s Andre
    Meu amigo tive Uma Cherokka por 5 anos e foi cacete para tudo quanto e lado , a bixinha tinha pneus 33, 6" de lift, Snorkel, Coroa e pinhao da Ring and Pinion, amortecedores Rancho(arg) e escambau .
    Nao quebrava, nunca fiquei em trilha sem conserto, deu pouca manutençao .
    Dava toda a assistencia nescessaria que todos estao canssados de saber mas nunca fazem e depois colocam a culpa no Jeep .
    Vendi o carro para um conhecido que simplesmente em uma trilha rodou sem agua no radiador e foi embora motor e caixa, pois havia frado o radiador de caixa e motor .
    Ele me liga e fal o jeep nao presta, eu fiquei calado para nao falar besteira, bom ele cocertou o jeep com 6K latinhas, e caro .
    Bom se tiver oportunidade compro outra ou entao um Wrangler
    []´s
    Joao Leao

Ps. Wallace perdoa-os eles nao sabem o que falam

zj318,

Não se deve nunca, mas nunca mesmo retirar a cardã dianteiro de uma transferência full-time como a Quadra-Trac, mesmo colocando-se a alalavanca em 4WD Part-Time. Saiu há muitos anos uma reportagem sobre isso na conceituada revista 4wheel&offroad, acho q em 95 ou 96. Os americanos faziam isso nas transferências full time NP 203(uma distante prima das NVG 231, NVG 242 e NVG249 usadas nos jeep atuais), porém só era uma solução duravel se se instalasse um kit da MileMarker que transformava a caixa em part-time. É mais um caso de mecânicos de "fundo de quintal" fazendo gfambiarras que destroem os veículos, e depois é o carro que não presta... Em todo caso, há de se convir que a "gamba" só foi feita porque havia um ronco no diferencial traseiro.
    Não existe opção de 4WD Part-Time na Quadra-Trac, só reduzida e não reduzida.
    Teoricamente acho que não tem problema em andar sem o cardan dianteiro na Quadra-Trac.[/quote]

Usuário
    Entrada
    09/08/2004
    Citação Postado originalmente por Wallace
    zj318,

Não existe opção de 4WD Part-Time na Quadra-Trac, só reduzida e não reduzida.
    Teoricamente acho que não tem problema em andar sem o cardan dianteiro na Quadra-Trac.
    [/quote]

Corrijam -me se estiver incorreto mas em um sistema onde não há opção part-time, se retirarmos o cardã dianteiro o carro nem sequer se monimentará, pois o diferencial ou acoplamento viscoso mandará todo o torque justamente pra a frente(de onde foi retirado o cardã), pois seria o caminho de menor resistência certo?. É a mesma coisa quando se quebra um semieixo em um diferencial sem bloqueio, portanto só seria possível se o Quadra - trac oferecesse uma opção part - time . Wallace acho que existiu uma tal versão do quadra- trac(com part - time), vou procurar uma literatura das antigas aqui em casa pra ver se conseguimos esclarecer isso ok?

[]s com cardã

Como expliquei anteriormente.
    No caso do Quadra-Trac é um sistema 4x4 Full time sob demanda, mas trabalha em principio com 4x2 tração traseira. Só envia tração para o eixo dianteiro quando ocorre escorregamento entre os eixos; assim pode ser que sem o cardan não tenhamos o escorregamento necessário para que a tração seja transferida para frente.
    Mas se o fizer não tem problema, pois vai bloquear de mesma forma.

Se aprender, ou melhor, entender como funciona o Quadra-Track não teria duvida... Mas é simples... é um sistema 4x2 Full-time com Part-time automático...

Cheroka

Olá All,

Somos um grupo de amigos em Brasília vários de nós possuímos Cherokee Sport. Não tenho nada a reclamar do carro. Se puder escolher, compre sempre a automática, pela opção do full time e também por exigir menos trabalho do motorista na trilha...

A minha é um 1997 Sport preta com kit 1,5 polegadas e pneus BF31.

Só fico @@##$ da vida quando pessoas que nunca possuíram este tipo de carro falam barbaridades sem conhecimento de causa.

O carro é DUCA e como qualquer outro, precisa de manutenções periódicas preventivas, para evitar os tantos problemas relatados por outros neste tópico.

Visitem o sitem www.calangosdocerrado.com.br e vejam o que já fizemos com as cherokas.

Abraços,

ps: só para lembrar... Jeep só existe um....

Usuário
    Entrada
    09/08/2004
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Como expliquei anteriormente.
    No caso do Quadra-Trac é um sistema 4x4 Full time sob demanda, mas trabalha em principio com 4x2 tração traseira. Só envia tração para o eixo dianteiro quando ocorre escorregamento entre os eixos; assim pode ser que sem o cardan não tenhamos o escorregamento necessário para que a tração seja transferida para frente.
    Mas se o fizer não tem problema, pois vai bloquear de mesma forma.

Se aprender, ou melhor, entender como funciona o Quadra-Track não teria duvida... Mas é simples... é um sistema 4x2 Full-time com Part-time automático...;-)

Está correto!!!!!! Antes de ver a sua mensagem revisei aquele material q havia falado(putz quanta poeira). O quadra-tac com part time era exatamente o selec- trac... Com relação a retirar o cardã do quadra-trac, eu me referia ao quadra - trac I da caixa NVG 249, acho que se retirássemos o cardã dianteiro do mesmo ele não se moveria (talvez possa até mesmo testar na minha Grand 94 Hehehe), mas supodo -se que ele se mexa vc não acha q isso forçaria demais o acoplamento viscoso devido à diferença entre o dianteiro e o traseiro? e no caso do quadra -trac II com gerorotor citado, o fato de ele jogar torque para a extremidade com mais tração permitiria que ele se movesse, mas isso não faria a bomba e os discos trabalharem mais?Acho q seria realmente desaconselhável retirar o cardã dianteiro, mesmo q apenas para rodar no asfalto.
    []s cherokados

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Minha cheroka no estaleiro...
      Por marcelo_manaloa no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/02/2009, 11:10

Permissões de Postagem