Apesar do problema haver ocorrido com uma Grand Cherokee, gostaria de apresentar meu relato.
Em Setembro do ano passado, meu cunhado (sempre o cunhado), adquiriu uma GrandCherokee Laredo V8 (isso mesmo, V8. Importação independente. As Laredos "oficiais" sao 6 caneco). O carro tava joia. Como mechanico-fucador-graxeiro oficial da casa, avaliei o carro, verificando o funcionamento da tração (integral QuadraTrac), reduzida, cambio etc etc etc. Então o carro (jipe) estava com 45000km rodados.
Meu cunhado fechou o negócio numa 4a, e na 6a buscou o carro. No sabado saiu de viagem. Na segunda, a direção hidraulica começou a apresentar vazamento na caixa. Qdo fui ver, descobri que haviam RETIRADO o cardan dianteiro (o que provavelmente aconteceu na 5a feira, qdo o vendedor informou que o carro passaria por uma "revisão" de entrega).
Após 2 semanas de brigas com a loja, colocaram o cardan dianteiro. Então o problema se revelou: após os 70km/h, o carro começava a puxar para os lados, e as rodas começava a quicar, ora travando e ora soltando... show de horror.
Levamos o carro em alguns mecas especializados em importados, inclusive na Izzo (onde tivemos que pagar R$ 100,00 pelo orçamento).
Mas ninguem sabia o que acontecia realmente com a tração. Uns chutavam falta de óleo (estava OK), pneus diferentes (os 4 eram iguais), cardan desbalanceado, e por aí vai.
Aos poucos, fui descobrindo que é muito, mas muito comum mesmo, os donos de GrandCherokee retirarem os cardans dianteiros. Um outro lojista me falou que tudo começa com um ronco no diferencial dianteiro, que pára com a retirada do cardan. E como a grande maioria só vai ao Shopping com o carro, o cardan dianteiro não faz falta nenhuma.
Meu cunhado, após mais brigas, acabou devolvendo o carro e reavendo o dinheiro.
Dessa história toda, acredito no seguinte:
1) Os carros da Chrysler têm um visual 10, uma mecanica 5 e tem um valor e glamour muito maior do que realmente são ou merecem. Sua mecânica é simples, mas essa parte da tração é um porre. Ele usa um mecanismo chamado de gero-rotor, onde uma turbina mergulhada em óleo entra em acão quando há diferença de rotações entre os cardãs dianteiro e traseiro. Normalmente a tração fica no eixo traseiro. Na teoria é ótima, na pratica questionável, e se der problema, vc não encontra peça nem mão de obra para arrumar.
2) As Cherokee (Grand e Sport), tem 3 tipos de tração: Selec-trak, Quadra-Trak e Quadra-TrakII. As Sport encontradas no Brasil têm somente a Selec-trak, assim como os Wrangler. Essa tração é no bom e velho estilo totalmente mecânico, com 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado, 4x4 bloqueado e reduzido e Neutro. Dão menos problemas. As GrandCherokee Laredo "oficiais" (6 cil), também usam essa tração. Todas as demais V8 usam a Quadra-Trac ou a Quadra-TrakII, portanto ao comprar, é só verificar as alavancas da tração: 5 na Selec-trak, 3 na Quadra-trak (Low-N-Norm) e 4 na Quadra TrakII ( Low-N-Lock-Norm). E veja se existe o cardan dianteiro!!!
3) A EcoSport 4WD, LandRover FreeLand, Toyota Rav4 , entre outros, usam um sistema de gero-rotor muito parecidos com a da GrandCherokee. Arghhhh
4) Cuidado com as concessionárias: a Izzo ficou 3 dias com o carro, encontrou defeito onde não existia (falou que era reaperto da suspensão e ajuste dos patins do freio traseiro), cobrou R$ 100,00 e não ajudou absolutamente em nada. Picaretagem profissional.
E é isso. Meu cunhado pode ter dado muito azar, mas estou participando de eventos off road há pouco mais de um ano, e a viatura é bem exigida. Isso se reflete na manutenção que se mal feita, resulta em quebra. Então para se manter um veiculo "fora de linha" (no Brasil, claro), acho que sai um custo animal.
Abraços a todos,

Responder com Citação