Amigos,
primeiro: incentivo no IPVA - o governador do RJ, em quem na epoca votei "por falta de opcao", tem feito um bom governo e ja respondeu que nao ira tirar o incentivo. O que tem eh que ser resolvido o problema de abastecimento.
segundo - ja foiu noticiado que o real interesse em causar problemas no programa do GNV eh para favorecer a industria do alcool. Hoje temos no Brasil cerca de 1420000 veiculos a GNV e na Argentina 1440000 veiculos na mesma condicao. Abaixo alguns estimulos do governo ao GNV retirados do site da BR Distribuidora que hoje eh apenas um subsidiaria da Petrobras.
http://www.br.com.br/portalbr/caland...F?OpenDocument que diz:
"VANTAGENS DO GNV
O gás é mais barato que os outros combustíveis (álcool e gasolina)
A conversão dos veículos e manutenção são extremamente simples.
Com um metro cúbico de gás é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de gasolina ou álcool. Combinando o menor consumo por Km rodado com o menor preço – em relação ao álcool e à gasolina – pode-se alcançar uma economia, somente com o combustível, em torno de 60%, na maioria dos casos. Observa-se mais economia nos veículos bem regulados e que rodam mais;
Aumenta a vida útil do motor: Por ser um combustível limpo e seco possui uma queima mais completa, assim, pouco ou nenhum carbono é formado durante a combustão. O motor movido a GNV se mantém em boas condições de limpeza e, assim, observam-se menores taxas de desgaste para um mesmo período de utilização, quando comparado com motores alimentados com combustíveis líquidos;
Reduz custos com lubrificantes e manutenção: O Gás Natural é um combustível seco, por isso o óleo lubrificante se mantém isento de impurezas por longos períodos devido à ausência de carbono formado na combustão dos motores alimentados a gás. Outrossim, não são observadas as freqüentes diluições do óleo lubrificante e remoção da película de óleo dos cilindros, causada pelos combustíveis líquidos;
Menor freqüência na troca do escapamento do veículo, pois a queima do gás natural não provoca a formação de compostos de enxofre, diminuindo a corrosão."
http://www.br.com.br/portalbr/caland...6?OpenDocument que diz:
" O GNV DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA
O Gás Natural Veicular (GNV), conhecido como combustível do futuro, é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É constituído predominantemente por metano (CH4) com teor mínimo em torno de 87%. Ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.
A queima do GNV é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. Dessa forma, o Gás Natural Veicular representa, sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do Gás Natural não lança compostos que produzam chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população."
http://www.br.com.br/portalbr/caland...1?OpenDocument que diz:
"COMBUSTIVEL SEGURO
O Gás Natural é reconhecidamente muito mais seguro que os demais combustíveis. Devido à sua composição e, conseqüentemente, por ser um combustível mais leve que o ar e possuir estreita faixa de inflamabilidade, qualquer eventual vazamento dissipa-se rapidamente na atmosfera, diminuindo o risco de explosões e incêndios. Além disso, para que o Gás Natural se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620oC (o álcool se inflama a 200oC e a gasolina a 300oC).
O abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando-se assim qualquer possibilidade de combustão.
Os cilindros e demais componentes do kit de conversão carregados no veículo são dimensionados para suportar a alta pressão em que o gás é armazenado (em torno de 200 bar) e ainda situações eventuais como colisões, incêndios, etc.
O Gás Natural não está sujeito a fraudes, extravios ou perdas de qualquer espécie. É quimicamente estável, sem os inconvenientes da formação de depósitos (borras e gomas) nos tanques e sistemas de carburação.
O conceito de segurança desse combustível já é reconhecido em todos os países onde ele já é largamente utilizado. Nos EUA, por exemplo, o GNV é utilizado até mesmo em ônibus escolares."
http://www.br.com.br/portalbr/caland...1?OpenDocument que diz:
"impacto no meio ambiente
A queima do Gás Natural é muito mais completa que a queima da gasolina, do álcool e do diesel. Por isso, os veículos movidos a Gás Natural (Gás Metano Veicular) emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de carbono (CO2) e principalmente o monóxido de carbono (CO).
O Gás Natural é sem dúvida, a melhor opção de combustível para utilização em centros urbanos, onde os controles de poluição estão ficando cada vez mais rigorosos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.
O Brasil produz cerca de 25 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, e a Petrobras Distribuidora conta com a maior rede de distribuição do produto, com postos localizados nas mais diversas cidades do país.
A formação de petróleo e gás natural continua a ocorrer na natureza. Porém, as movimentações da crosta terrestre hoje são muito escassas, a velocidade com que as novas quantidades são geradas é desprezível. Por esta razão, diz-se que as acumulações destes produtos são "não-renováveis". Ainda que tendam ao esgotamento em algumas décadas à frente, em face das grandes quantidades que atualmente são extraídas do subsolo ano a ano, o gás natural deve ser o principal combustível a suceder o petróleo, com prevalência por toda a primeira metade do próximo século."
Uso o GNV ha quase dois anos em uma Quantum e nunca levei para uma revisao da instalacao, os bicos pararam de sujar, uso gasolina quando ligo o veiculo, isto eh automatico, e vez ou outra uso um pouco para gastar a gasolina do tanque. So coloco R$ 30,00 de aditivada a cada vez, o tanque eh plastico e nao me da problemas. Em qualquer dia dois segundos do motor de arranque e o carro pega. Nao vivo em oficina. Como o motor eh muito bom, normalmente uso sem problemas direto no gas, se preciso uma ultrapassagem mais perigosa aperto um botao e a resposta para gasolina eh imediata, no CJ-5 que tenho ja eh diferente, tenho que colocar em uma posicao neutra para depois mudar o combustivel pois he carburado e tem a cuba para encher ou esvasiar.
Tem sido so alegria. Se o governo parar com a sacanagem eh o ideal. E veja o veiculo so eh a GNV nos momentos que voce quiser, nao querendo eh original a gasolina. Claro que um Kit ideal para Cherokee nao fica barato, de R$ 7000,00 a R$ 9000,00 e nem sempre compensa. No veiculo mais simples logo se paga se for no RJ. A Quantum teve o IPVA reduzido de cerca de R$ 1800,00 para R$ 450,00 fora o lucro no consumo, e custou R$ 2300,00 na epoca.
Obs; logo a Petrobras ira apagar estas paginas, no momento estao ativas, que documentam as mentiras que estao sendo ditas. Inclusive teve um tal presidente que disse que GAS nao foi feito para carros ( apareceu no Jornal Nacional e muitos devem ter visto).