Postado originalmente por
sraposo
Prezados,
Tomei conhecimento deste tópico ontem e achei que seria útil dizer o que se segue.
Como pelo menos alguns sabem, sou diretor técnico de uma indústria de produtos para automação. Para não ser nem parecer que exista um propósito comercial, escreverei de forma genérica e sem citar marcas ou nomes comerciais relativos a quaisquer empresas.
O compartilhamento de experiências dos usuários pode gerar ideias interessantes, e posso dizer que já surgiram ideias boas dos usuários dos produtos da empresa. Algumas foram fáceis de implememtar, outras nem tanto, e algumas exigiram algum ajuste para serem utilizadas. Entretanto, penso que este amparo mútuo ou compartilhamento de experiências deveriam tratar de questões secundárias, não àquelas essenciais, pois estas deveriam ser levadas diretamente ao fabricante. É de se supor que o fabricante contenha o maior e melhor acervo de informações relativas ao produto que fabrica, desde a engenharia de produto (especificações e desenvolvimento) até a aplicação. O fabricante possivelmente acaba adquirindo experiência sobre inconformidades que possam ocorrer em campo. O fabricante conhece intimamente seu produto, inclusive as particularidades funcionais e os detalhes construtivos, conhece os cenários com os quais seu produto deve relacionar-se, fazendo com que ele seja a melhor fonte para consulta. Isso vale para qualquer produto: condicionadores de ar, smartphone, fogões, misturas para bolo, adesivos, relógios etc.
Exposto isso, recomendo que consultem diretamente o fabricante do produto de ignição que tem sido objeto de diversas mensagens deste tópico. É obrigação do fabricante e um direito do usuário de obter orientações complementares a um manual que possivelmente explica o produto. Cabe àquele que vai instalar e/ou operar ler sempre a documentação do produto antes e atender sistematicamente as instruções que o fabricante reuniu em um ou mais documentos. As informações necessárias poderão já estar todas no citado manual, proporcionando independência. Todavia, deve-se admitir a hipótese de haver situação especial que o manual não trate ou não o faça de modo suficiente. Esta é o momento de contactar o fabricante! O fabricante possivelmente estará interessado em conhecer o relato que o usuário tem a fazer. Fabricante e usuário podem atuar cooperativamente e, desta forma, resolver qualquer problema!
Grande abraço a todos!
Sérgio