Olá Rafael Boaventura, muito bacana sua idéia.
Mas acredito que não seria tão simples quanto parece. Antes de ficar com raiva de mim, entenda que eu partilho da mesma idéia que você, porém já me informei desta possibilidade e colhí muitas informações. Infelismente todas negativas.
Existe uma diferença muito grande entre restaurar um carro e colocar em produção um projeto antigo.
É certo que em termos técnicos se reunirmos todas as informações contidas neste fórum, fica até fácil montar um Jeep. Se for como "cooperativa" tal como a idéia inicial, criaria volume de venda dos produtos o que poderia inclusive reduzir alguns custos e alimentar a concorrência. Porém lembre-se que existe a parte burocrática da coisa.
Se for para revitalizar um veículo que não está em condições de rodar, porém ainda tem o documento válido, é mai simples. Utilizar apenas o documento deste veículo para um praticamente novo também é possível.
Porém se a idéia for oferecer um veículo ao mercado na condição de fora de série ou mesmo produção artezanal, para regulamentá-lo, seria necessário um engenheiro responsável pelo projeto, além de se adequar às normas atuais de produção veicular (emissão de poluentes, segurança, etc etc etc) e obter aprovação em todas. Neste ponto, esqueça motor de opala por exemplo.
Agora com relação à idéia de existir um veículo genuinamente off road, um Jeep propriamente dito em custo acessível, acho que nosso estado perdeu uma grande oportunidade de explorar este nicho, com o projeto do Stark.
Me lembro de ter assistido na TVAL, uma palestra do "dono" da TAC e notei um tom meio deslumbrado do criador do projeto.
Na minha interpretação, ficou claro que criou-se a idéia de fabricar um carro que concorresse no mercado com Ecosport, Vitara, Tracker entre outros e não conquistar uma lacuna que está aberta. Me lembro ainda do palestrante dizendo que haviam feito uma pesquisa e ficou comprovado que uma parcela muito pequena das pessoas que adquirem um veículo 4x4 o utilizam realmente como um 4x4. Escolhem o modelo pelo Status que confere e pela sensação de segurança que o veículo oferece, o que justifica o investimento num equipamento que nem utiliza, e o preço que se paga. Assim o projeto já nasceu com valor definido, e bem alto, o que nivelou por cima o seu preço. Ainda fez questão de deixar claro que o Stark não foi concebido para fazer concorrencia ao Troller. Só se basearam na mesma iniciativa e classifica o Troller em categoria distinta.
Particularmente, acho que este tipo de veículo desperta no proprietário uma certa necessidade de personalização, de fazer eu mesmo, de conhecer intimamente o funcionamento de tudo ainda mais se esta pessoa tiver pretenções de transformar seu carro em um "brinquedo". Esse exemplo é tão verdade que temos uma verdadeira legião de "off roaders", haja visto o número de pessoas participantes deste fórum, e muitos outros espalhados pelo mundo. E o que alimenta tanta conversa por aqui???? Justamente a necessidade de conhecer, manter em ordem e equipar os nossos "brinquedos" trocando experiências .
Muita gente prefere comprar um carro pronto, mas isso em sempre é o satisfatório. Portanto eu concluo que se o projeto de um carro tal como o Stark tivesse um objetivo diferente do atual, e produzisse um veículo mais despojado, simples, a empresa ainda poderia explorar todo o mercado de acessórios, equipmentos, etc etc etc.
Acho que é exatamente essa a idéia inicial deste tópico. Um Jeep propriamente dito. Um carro simples, robusto, versátil e capaz de se transformar na cara do dono.
Acredito que um exemplo bem proximo do que estou falando é o Suzuki Samurai. Como carro em sí, não é nada de mais. Porém tem um grande potencial para o off road devido a sua robustês, rusticidade e possibilidade de torná-lo apto com um investimento relativamente baixo.
Desculpa a todos pela longa história, mas é um assunto que me entusiasma muito e se um dia tiver recursos, levo adiante esta idéia ainda mais sabendo que encontrei aqui neste tópico partidários.
Abraço a todos.