x
Convex Datacenter
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 119
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0

Olá Rafael Boaventura, muito bacana sua idéia.

Mas acredito que não seria tão simples quanto parece. Antes de ficar com raiva de mim, entenda que eu partilho da mesma idéia que você, porém já me informei desta possibilidade e colhí muitas informações. Infelismente todas negativas.

Existe uma diferença muito grande entre restaurar um carro e colocar em produção um projeto antigo.

É certo que em termos técnicos se reunirmos todas as informações contidas neste fórum, fica até fácil montar um Jeep. Se for como "cooperativa" tal como a idéia inicial, criaria volume de venda dos produtos o que poderia inclusive reduzir alguns custos e alimentar a concorrência. Porém lembre-se que existe a parte burocrática da coisa.

Se for para revitalizar um veículo que não está em condições de rodar, porém ainda tem o documento válido, é mai simples. Utilizar apenas o documento deste veículo para um praticamente novo também é possível.

Porém se a idéia for oferecer um veículo ao mercado na condição de fora de série ou mesmo produção artezanal, para regulamentá-lo, seria necessário um engenheiro responsável pelo projeto, além de se adequar às normas atuais de produção veicular (emissão de poluentes, segurança, etc etc etc) e obter aprovação em todas. Neste ponto, esqueça motor de opala por exemplo.

Agora com relação à idéia de existir um veículo genuinamente off road, um Jeep propriamente dito em custo acessível, acho que nosso estado perdeu uma grande oportunidade de explorar este nicho, com o projeto do Stark.

Me lembro de ter assistido na TVAL, uma palestra do "dono" da TAC e notei um tom meio deslumbrado do criador do projeto.

Na minha interpretação, ficou claro que criou-se a idéia de fabricar um carro que concorresse no mercado com Ecosport, Vitara, Tracker entre outros e não conquistar uma lacuna que está aberta. Me lembro ainda do palestrante dizendo que haviam feito uma pesquisa e ficou comprovado que uma parcela muito pequena das pessoas que adquirem um veículo 4x4 o utilizam realmente como um 4x4. Escolhem o modelo pelo Status que confere e pela sensação de segurança que o veículo oferece, o que justifica o investimento num equipamento que nem utiliza, e o preço que se paga. Assim o projeto já nasceu com valor definido, e bem alto, o que nivelou por cima o seu preço. Ainda fez questão de deixar claro que o Stark não foi concebido para fazer concorrencia ao Troller. Só se basearam na mesma iniciativa e classifica o Troller em categoria distinta.

Particularmente, acho que este tipo de veículo desperta no proprietário uma certa necessidade de personalização, de fazer eu mesmo, de conhecer intimamente o funcionamento de tudo ainda mais se esta pessoa tiver pretenções de transformar seu carro em um "brinquedo". Esse exemplo é tão verdade que temos uma verdadeira legião de "off roaders", haja visto o número de pessoas participantes deste fórum, e muitos outros espalhados pelo mundo. E o que alimenta tanta conversa por aqui???? Justamente a necessidade de conhecer, manter em ordem e equipar os nossos "brinquedos" trocando experiências .

Muita gente prefere comprar um carro pronto, mas isso em sempre é o satisfatório. Portanto eu concluo que se o projeto de um carro tal como o Stark tivesse um objetivo diferente do atual, e produzisse um veículo mais despojado, simples, a empresa ainda poderia explorar todo o mercado de acessórios, equipmentos, etc etc etc.

Acho que é exatamente essa a idéia inicial deste tópico. Um Jeep propriamente dito. Um carro simples, robusto, versátil e capaz de se transformar na cara do dono.

Acredito que um exemplo bem proximo do que estou falando é o Suzuki Samurai. Como carro em sí, não é nada de mais. Porém tem um grande potencial para o off road devido a sua robustês, rusticidade e possibilidade de torná-lo apto com um investimento relativamente baixo.

Desculpa a todos pela longa história, mas é um assunto que me entusiasma muito e se um dia tiver recursos, levo adiante esta idéia ainda mais sabendo que encontrei aqui neste tópico partidários.

Abraço a todos.
    4X4 Brasil Razão: ortografia

Usuário Avatar de Boaventura
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Rio do Sul/SC
    Olha Renato belíssimo comentário e analiso a crítica quando construtiva e com ótima base de argumentação excelente e desconsidero os criticos que negativam as idéias dos outros sem justificativas plausiveis porque na verdade estamos aqui para descutir, onde o principal objetivo deve ser a disseminação do mundo off road e caso as idéias gerem crescimento e lucratividade para aqueles que vivem deste meio melhor ainda.

Devemos pensar alto, imaginar que vai dar certo, que é possível depende de nós. Com relação a valores não podemos ficar bitolados aos valores praticados no mercado com relação as peças, pois se juntarmos os profissionais que aqui vivem deste meio e produzindo contantemente os valores tendem a serem menores.

Continuo ainda imaginando um modelo básico, mas com aptidões razoáveis para prática de trilhas, mas com todas as possibilidades da personalizações...

Creio que devemos juntar os profissionais que se dedicam a este meio discutir aqui no tópico esta possibilidade e dar suas opiniões, imagino que vai enriquecer e muito nossos conhecimentos.

Renato, sou de Rio do Sul, mas trabalho no SENAI de Blumenau-SC!

Desculpem também alongar, mas aposto neste projeto!!
    Rafael Boaventura
    EX - Jeep 1951
    http://www.youtube.com/watch?v=MuD0fPL3oq0

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Pois bem Rafael, somos quase visinhos e cúmplices da mesma idéia.

VAmos discutindo o assunto e apreciando os comentários.

Abraços a todos.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    vou repetir o que postei em outro topico e fazer mais uma observação

Então... tudo isso que vc está pensando já existe e chama-se:

TROLLER

o torller copiou o design e chassis do wrangler com algumas modificações estilo JPX, depois usou fibra de vidro pra ficar mais barato e resistente, lanternas de caminhão, painel de gol, bancos de sei lá oque, maçaneta de outro carro por ai vai.

usa o mesmo motor MWM turbodiesel da ranger e cambio EATON com caixa de transferencia Borgwarner 1354 acionamento eletrico também da ranger, eixos dana 44 e juntas CV nos cardãs

ou seja vc tem um 4x4 com peças relativamente baratas de carros DE LINHA

mesmo assim ele atinge seus 60 mil, porque não tme como nessa jossa de país fabricar qualquer coisa profissionalmente sem pagar imposto sobre o imposto do imposto e você tem de pagar funcionários, fábricas e etc...

logo um jeep 4x4 decente para coisas até leves nàos ai menos que isso...

Vejam lá a gurgel tentando se levantar e fabricar jipinhos de 35mil no minimo???

Por isso o mercado de usados inflaciona no 4x4 rapidamente, vc encontra jeep willys de 30 anos de uso a preços de 45 mil qualndo motnado decentemente, pelo simples fato que fazer direito e bem feito pra ser um ótimo off-road sai muita grana e se vc quiser algo próximo a isso zero km (ainda que não aguente tanto a porrada) tem de partir pros trollers ou wranglers e depois de gasto com o valor do carro, tem de gastar com modificar algumas coisas pra se adequarem a seu uso mais extremo.

Temos de lembrar 2 coisas

1- brasileiro em geral paga muito imposto e ganha pouco (tow falando de mim mesmo),
    2- materiais de boa qualidade e bem estruturados custam caro, pois o brasil fabrica pra fora exportando e temos de importar novamente (casod a EATON).
    3- depois de montado e funcionando o veiculo vai pra mào de um idiota completo que acabo ude tirar a OAB, bate seu carro na rua pagando de bonito pras gatinahs e o cinto de segurança na posição um pouco mais acentuada enforca ele um pouco mais e o carro tomba devido a óbvia altura dele... dai sabe quem paga isso?? VOCÊ que construiu um carro rpa ser exímio off-road e pra ser um carro aceitável de cidade mas não pra RACHA e o imbecil que se estrupiou junta mais 2 ou 3 que numt em oque fazer e te fode num processo.

Isso só faz com que vc cobre a grana suficiente pra motnar um veiculo que no final vc não vá se ferrar de verde e amarelo...

Vide historias parecidas... Gurgel, Puma, Agrale (que ainda vive) etre outros

logo eu desencanei de espera rum 4x4 nacional a preço de caror mil, pelo simples fato.... NÃO TEM COMO
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Boaventura
    Entrada
    20/12/2008
    Local
    Rio do Sul/SC

Não estão entendendo

O esquema não é uma indústria, tudo zero...

É montar 10 jeeps por mês conforme falei anteriormente, mas com toda a credibilidade de um jeep novo... motor feito, tudo revisado, padrão, etc...

[]'
    Rafael Boaventura
    EX - Jeep 1951
    http://www.youtube.com/watch?v=MuD0fPL3oq0

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    bom agora pra terminar... funciona assim

publico jipeiro funciona assim...

1- nunca quer pagar o preço que vale, pechincar é o lema (mesmo que seja pra fazer cagada)
    2- quando vc fala que um jeep zuado custa 15 mil e que pra ficar bom ou razoável vai mais 15 te chamam de louco, mas ninguém tenta motnar decentemente e quando tenta, pechincha muito em tudo, faz serviços e peças de qualidade duvidosa e quer comparar a umc arro como o DEVASSO por exemplo que foi projetado e planejado com anos de uso e experiência em cima e te garanto nào foi barato
    3- por fim ve que gastou os 15 e tá faltando mais uns 10 a 20 e ainda acha que anda de carro de manutenção barata, como um fusca e não se tocou que de jeep sobrou só o documento e o que tem na real é um troller, uma ranger, um opala 4x4 ou memso um gol gti 4x4 travestido de jeep e acha ainda que vai pagar 20 reais na mão de obra.

Por tudo isso vout e dar um conselho e nào é porque já tivemos oficinas e porque estou no offroad ha mais de 10 anos, (eu memso entendo pouco de coisas mais profundas que gostaria de entender) mas de publico alvo e consumidor eu entendo muito bem obrigado...

VENDER JEEP pra jipeiro é o pior negócio que vc pode tentar investir... venda acessórios, venda rodas, venda CARROS novos perfeitos, mas esqueça o termo "fabricar" um 4x4

porque??

chassis quem fabrica??

Chassis fortaleza (ha anos fabrica chassis novos e sei que está ainda nas dificuldades para continuar contruindo fora numeração e legalizar tudo e lutando)

Carroceria??

Fiber4x4 faz coisas incríveis e todo mundo acha caro, mas quando a sua agromotor racha logo pensa... DEVIA ter comprado da fiber...

Motor

nego ainda pensa em carburador... num acredito como pode ser voltar no tempo, e ainda reclama que o carro num pega direito tem de regular etc

Cambio

de chevette, flanges mil, adaptaçÕes mirabolantes, roem o coitado e falam, "ueh num durou... proque srá??" é feito pra isso de aguentar força?? não né? (apesar do chevelho guentar beeemm a barra, mass) nào meu fio cambio de gol num serve pra jeep.. desculpa (acho que tme de repetir isso varias vezes pra muita gente)

Eixos

Maravilhosos eixos de 40 anos de idade roidos semi-flutuantes que um dia vão te matar, mas são indestrutíveis... sem dúvida... até quebrar... ou rachar... entortar... é foda e novos?? sim é caro...

Molas

só jogar um olinho que guenta qualquer coisa e ainda esperam que um feixe de molas seja tão confortável quanto uma helicoidal e manutenção preventiva??? nãaoo pra que isso?...

em posse de todo esse blablabla extensivo que duvido que todo mundo tenha lido até o final

apenas não gaste seu tempo, monte SEU jeep e curta a vida, porque é FODA

entendeu porque o bill falou em 50 mil?? faz um carro sem esses quesitos de peças de qualidade e serviços e vc verá o que é ser rechaçado na midia e tudo mais... Brasil...
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Manufatura Rubens, utilizando ainda o que o mercado já oferece, tal como carroceria de fibra, molejos, bancos, rodas, capotas, instrumentos, podendo recorrer a motores, transmissões e eixos usados, de acordo até com o perfil de quem fizer a encomenda, mas podendo criar um padrão. Muito diferente do que é a Troller em termos de objetivos de empresa.

Porém algo bem próximo disso, a "Envesa" já faz, mas com requintes que justificam o preço que cobram.

Abraços a todos

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Manufatura Rubens, utilizando ainda o que o mercado já oferece, tal como carroceria de fibra, molejos, bancos, rodas, capotas, instrumentos, podendo recorrer a motores, transmissões e eixos usados, de acordo até com o perfil de quem fizer a encomenda, mas podendo criar um padrão. Muito diferente do que é a Troller em termos de objetivos de empresa.

Porém algo bem próximo disso, a "Envesa" já faz, mas com requintes que justificam o preço que cobram.

Abraços a todos
    você sabe mesmo a historia da troller?? desde o começo? que era um buggy? procura pra ver dai vc vai entender bem o porque e sim eles tinham fornecedores e tudo mais, no entnado hoje é da ford

a Envesa pegou o material remanescente da antiga engesa e cria os "engesa4" ainda... mas continuam no mesmo produto até hoje e se comparar o valor gasto (eu compraria adoro engesa mas por gosto) ficou quase lá no valor do troller por exemplo que sim é mais carro, mais novo, tecnologia, seguro, etc etc etc... (na visão de um consumidor comum e o jipeiro pega um antigo e monta ele memso proque ESSE é o barato dele)

(ms eu prefiro engesa sim) estou falando em visão de mercado.. .agrale vendendo marruá por miseros 80 mil... o que faz a envesa melhor que a agrale?? que inclusive tem mais dinheiro pra investir, mais fornecedores e tudo?

pois é... infelizmente... é triste
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Boaventura
    sinceramente esqueçe isso,calcula so que para se produzir um veiculo e nao ser prototipo se gasta so um 10-15 mil na projetaçao,fazer com peça usada fica simplemente uma.....
    peça novas nao se gasta menos de 30-35 faz so uma lista de que precisa sem esquecer nada

lojistica,tudo o mundo que parteciperia seria do mesmo lugar? ou seria de gastar pra transportar as peça no lugar da montagem

lucro dividido em 10 partecipantes na impreintada,se chega a 1500 reais pro carro ta bom.vamo a vender quantos carro por mes?
    estou fora,prefero gastar 30 no meu ,vou lucrar mais

desculpa a sinceridade

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Complementando meu último post que saiu incompleto:

Rubenx
    Agora entenda que alguém pode querer "montar o seu Jeep", porém não tem conhecimento nem recurso, paciência, etc etc etc pode ter que faça isso pra ele. E como você mesmo falou, que Jipeiro é foda, basta elaborar um padrão e um valor atribuido. Quer personalizar, pode ser possível, de acordo com o orçamento, e recursos da oficina. O interessante é se manter num padrão pois o serviço se torna mais diâmico e os custos mais previsíveis. Serviços realizados por oficinas tal como Spider, TT4, entre tantas outras, não se apegam a padrão nenhum (só o da qualidade de serviço), e sim ao projeto de um veículo de acordo com o vontade do cliente. Por isso o custo da mão de obra elevado. Exige muito mais raciocínio do que prática. O exemplo do Devasso, que é uma excessão extrema, e não cabe à idéia abordada pelo Rafael.

Tentando simplificar mais um pouco o exemplo: imagina reformar simultaneamente ou sequencialmente 10 Jeeps de uma forma padronizada??? Comprar 20 bancos concha sai mais barato que comprar 2, não é???? E assim por diante. É um conceito.

O argumento e idéia do Rafael acredito, se vale para aquelas pessoas que desejam iniciar no off road, porém têm dificuldades em encontrar um veículo satisfatório, e não conseguem entender o porque de pagar o que se pede nos Jeeps de 20, 30 40 anos que necessitarão de mais uma boa quantia de investimento para se tornar apto e seguro para o uso. Querem um bom ponto de partida para o hobby.
    Como já dito anteriormente, destinado para aquelas pessoas que querem um Jeep em ótimas condições, porém não conhecem nada do assunto.
    Ou ainda para aqueles SIMPLESMENTE APAIXONADOS POR JEEP.

E "praiasecacustom" o seu relato é pertinente. Mas para "reconstruir" Jeeps com soluções mais que comprovadas em termos de eficiência, e padronizadas não precisa de protótipo. Não está sendo construido um veículo "do zero", ou mesmo um novo veículo para o mercado.

Basicamente utilizando um outro exemplo, se você desejar comprar um Hot Rod Tbucket, você compra aqui no Brasil totalmente desenvolvido por aqui. As réplicas de Shelby Cobra são outro exemplo. E não existe pretenção nenhuma de atingir uma produção de larga escala, pois mais do que nunca é destinado a um público extremamente restrito.

Como relatado ateriormente ou talves no outro tópico que estão discutindo a mesma coisa, houve o desejo de adquirir um kit de réplica de um CJ. Basicamente isso.

E tem mais, mesmo que necessário ou desejado FABRICAR um chassi de Jeep, ou mesmo um lote de número reduzido, afirmo que é mais fácil que restaurar o mesmo número de chassis originais.

Agora concluindo definitivamente: Nada dessa discussão se valerá se nunca houver pessoas interessadas em adquirir um Jeep. E isso eu "acho" que existe, pois neste fórum mesmo está cheio de pessoas que investem o que for possível para conservar suas viaturas.

Abraços a todos

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Pois é pessoal, eu estou querendo entrar para o mundo off-road e estou procurando um jeep para comprar, agora pagar perto de 20K num veículo com + de 30 anos, que eu não sei como está e que talvez tenha problema de documentação ou tenha que gastar + 20 K para ter condição de usar, eu prefiro comprar um kit novo de réplica de cj5 que eu gastaria uma só vez. Se tivesse alguém que fabricasse um chassi novo, carroceria já tem, o resto a gente poderia ir fazendo devagar como são restaurados hoje os cj antigos. Acho que não sou o único. Provavelmente diversas pessoas concordarão comigo.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Complementando meu último post que saiu incompleto:

Rubenx
    Agora entenda que alguém pode querer "montar o seu Jeep", porém não tem conhecimento nem recurso, paciência, etc etc etc pode ter que faça isso pra ele. E como você mesmo falou, que Jipeiro é foda, basta elaborar um padrão e um valor atribuido. Quer personalizar, pode ser possível, de acordo com o orçamento, e recursos da oficina. O interessante é se manter num padrão pois o serviço se torna mais diâmico e os custos mais previsíveis. Serviços realizados por oficinas tal como Spider, TT4, entre tantas outras, não se apegam a padrão nenhum (só o da qualidade de serviço), e sim ao projeto de um veículo de acordo com o vontade do cliente. Por isso o custo da mão de obra elevado. Exige muito mais raciocínio do que prática. O exemplo do Devasso, que é uma excessão extrema, e não cabe à idéia abordada pelo Rafael.
    Pois é Renatão, mas o ponto é justamente esse, a spider e aTT4 adaptam e fazem coisas extremas, só que o portugues4x4, o josewall, a propria x4 e outras por ai, fazem exatamente o que vc procura de montar um jeep simples e pronto e NÃO SAI MENOS DE 15 MIL, porque não tem como sair!

Caixote de fibra na Fiber4x4 (estamos falando na qualidade ok?) de 3.600 a 4000 somente o caixote, chassis fortaleza tubular reforçado (e vc tem de se virar com docs naturalmente) 6 mil no minimo. Eixos, molas, cambio, capô, quadro, bancos, setor de direção, caixa de transferencia, cardãs, rodas, fiação, tubulação de combustivel tudo tudo tudo acha mesmo que dá pra ficar na casa dos 20mil ou 30?? Só em sonho e aliás no fim você ainda tem de legalizar, documentar pagar IPVA e tem um veiculo inferior a um de 15 gastado mais 15 em cima (dependendo do veiculo)

Tentando simplificar mais um pouco o exemplo: imagina reformar simultaneamente ou sequencialmente 10 Jeeps de uma forma padronizada??? Comprar 20 bancos concha sai mais barato que comprar 2, não é???? E assim por diante. É um conceito.

O argumento e idéia do Rafael acredito, se vale para aquelas pessoas que desejam iniciar no off road, porém têm dificuldades em encontrar um veículo satisfatório, e não conseguem entender o porque de pagar o que se pede nos Jeeps de 20, 30 40 anos que necessitarão de mais uma boa quantia de investimento para se tornar apto e seguro para o uso. Querem um bom ponto de partida para o hobby.
    Como já dito anteriormente, destinado para aquelas pessoas que querem um Jeep em ótimas condições, porém não conhecem nada do assunto.
    Ou ainda para aqueles SIMPLESMENTE APAIXONADOS POR JEEP.
    A josewall, o portugues, a X4 fazem isso e veja se estão milhonários ou fazem reformas tão baratas? porque chega o dono e AHHH nào banco eu num quero quero isso, quero aquilo, ESSA é a graça, cada jeep do seu jeito, CUSTOM se chama, o cara faz o que e como quer e tem o rpazer de andar em algo exclusivo e paga menos que um tudo iguald e todos

Basicamente utilizando um outro exemplo, se você desejar comprar um Hot Rod Tbucket, você compra aqui no Brasil totalmente desenvolvido por aqui. As réplicas de Shelby Cobra são outro exemplo. E não existe pretenção nenhuma de atingir uma produção de larga escala, pois mais do que nunca é destinado a um público extremamente restrito.
    Sim Chamonix é uma delas 80 mil um shelby, 60 um hot road, documento velho de landau cortado e quer saber? no fim vc gastou 80 e comrpar um usado por alguém já montaod sai 70, nào tem jeito estamos falando de carros customizados que todo mundo compra justamente pra não ser igual, dai vc quer fazer justamente ao contrário?

Como relatado ateriormente ou talves no outro tópico que estão discutindo a mesma coisa, houve o desejo de adquirir um kit de réplica de um CJ. Basicamente isso.

E tem mais, mesmo que necessário ou desejado FABRICAR um chassi de Jeep, ou mesmo um lote de número reduzido, afirmo que é mais fácil que restaurar o mesmo número de chassis originais.

Agora concluindo definitivamente: Nada dessa discussão se valerá se nunca houver pessoas interessadas em adquirir um Jeep. E isso eu "acho" que existe, pois neste fórum mesmo está cheio de pessoas que investem o que for possível para conservar suas viaturas.

Abraços a todos
    Aqui você chegou no ponto que se vc analisar vai perceber que falou tudo PESSOAS INTERESSADAS EM ADQUIRIR JEEPS SIMPLES E IGUAIS pagando 30 mil por uma réplica enquanto gasta 15 num usado e mais 15 pra deixar do jeito melhor que a replica.

Reforma de chassis completa: uns 3 mil com cintas de reforço, suportes novos, pintura eletrostática e sem problema de doc ok? (nada de chassis do Devasso ou algo assim, estou falando de simples reforço e reparo de trincas e alinhamento)

Por fim é isso, vc faz uma réplica pro 30 mil e não consegue vender proque oc ara entra no mercadolivre e acha um jeep veio de 7 conto e gasta 20 em cima e fica do jeito dele com a "pentiadeira" que ele quer, cromadões, rodões (que importa mais o tamanho do pneu do que o motor e cambio que ele usa) e tá lá o felizão todo fim de semana passeando do mesmo jeito, com a vantagem de NÃO TER DÓ do veiculo (se é que isso é vantagem)

entendeu proque será que quem TRABALHA com isso te fala que é zica, será que já nÀo pensaram ou tentaram??? é que o rodrigo da iron parts numv eio falar, se ele ver o topico talvez te diga as tentativas dele mas só o praiaseca o bill já falam por isso, eu tentei montar uma mera oficina e consultoria e nào deu tempo ne certo... enfim nào é balde de água fria, mas é ser realista principalmente, achar que vai conseguir fabricar peças e ter fornecedores e pagar menos inclusive impostos do que uma montadora que tme departamentos pra isso, é ilusão, me perdoe

Jeep Cherokee SPORT 2000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem