Citação:
Meu caro, pode ter certeza que esse problema que você abordou é o maior motivo para o custo final de um produto ser tão alto quanto é, principalmente se for considerado o custo real de cada ítem.
É a tal da responsabilidade civil.
Se um carro como um todo precisa ser garantido pelo fabricante, o mesmo se vale para cada ítem que o compõe. Olha a reação em cadeia.
Testes e mais testes são necessários para eliminar possibilidades de fracasso de um projeto como um todo (um carro por exemplo), e para isso testes e mais testes também são necessários para se eliminar a possibilidade de fracasso de cada componente isoladamente, principalmente quando a pretenção é produzír este carro em larga escala, e conquistar a tal fatia do mercado desejada pelo idealizador.
A discussão da idéia apresentada neste tópico deixa claro que qualquer que seja o produto obtido, não tem pretenções de se transformar em nenhum Troller, Stark etc e tal.
Todos estão pendendo para este lado porém o princípio tem que e deve ser mais simples. Já foi dito e comprovado aqui mesmo que tem muita gente no mercado que faz o que estamos sugerindo. Montar Jeeps, que seja do zero ou à partir de um jeep passível de recuperação. E ninguém faz teste nenhum, protótipo nenhum, que não seja o seu de uso próprio. Em casos de acidentes, isso tem que ser muito ponderado ao falar. Quem tem Jeep têm que em primeiro lugar ter consciência de onde está sentando a bunda. Lógico que se um acidente for provocado por uma falha groceira de quem fez o serviço, serviço mau feito etc etal, deve ser penalizado sim, porém guardemos este caso para ocorrencias diretas ao serviço de baixa qualidade, e não para casos de superestimação dos limites do veículo pelo proprietário (irresponsabilidade) ou mesmo injúrias por acabamentos grosseiros e mau planejados (no caso do Jeep, na maioria das veses é o próprio dono que faz) numa comparação groceira ao caso do Fox. Portanto o fato de alguém poder adquirir um Jeep "0Km" não quer dizer que está comprando um veículo moderno e seguro. Jeep não é e nunca foi nada disso.
O princípio de realizar uma cooperativa é justamente pelo fato do projeto do Jeep ser extremamente simples de fácil concepção, e a maioria das adaptações e soluções já foram testadas e comprovadas pela maioria das pessoas que frequentam este fórum e existe muita peça manufaturada por colegas foristas que poderiam ser fonecedores para o tal veículo. PORTANTO, montar um jeep reunindo todas as experiências contidas aqui não consiste em um projeto novo e incógnito???
Na verdade existe a possibilidade de aplicar algumas soluções modernas que deixam o veículo bem mais confiável, estável, confortável, etc etc etc que o original.
Portanto quem estiver disposto a comprar um exemplar tem que por na cabeça que não está adquirindo o veículo em nenhuma consecionária, e que a assistência técnica será o seu mecânico de confiança, até pelo fato de ser inviável oferecer um Jeep nestes moldes com motor, câmbio e reduzida zero, tirado da caixa. Deverá sim ser componentes usados, revisados, motores retificados, tudo com a aprovação do proprietário. Pelo preço que se tem como objetivo, é o melhor que se pode oferecer. Essa deve ser a premissa.
Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.
Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.
Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.
Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.
Abraços a todos
Muito bom!!! Particularmente me encaixo na segunda alternativa:
- Quem é apaixonado por jeep mas não pratica off-road e acha meio absurdo os valores praticados no mercado 4x4.
Concordo que a idéia não deve ser de uma montadora de jeeps como já foi comentado, e sim de uma "restauração coletiva", com o intuito de baixar custos e facilitar a logistica da empreitada.
Ao meu ver, é uma boa idéia sim.
:-D
[]s