Powered by vBulletin

Cooperativa aqui no fórum na produção de jeeps!!!???!!!!!!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/01/2009, 08:18
    blueskypoa
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Meu caro, pode ter certeza que esse problema que você abordou é o maior motivo para o custo final de um produto ser tão alto quanto é, principalmente se for considerado o custo real de cada ítem.

É a tal da responsabilidade civil.

Se um carro como um todo precisa ser garantido pelo fabricante, o mesmo se vale para cada ítem que o compõe. Olha a reação em cadeia.

Testes e mais testes são necessários para eliminar possibilidades de fracasso de um projeto como um todo (um carro por exemplo), e para isso testes e mais testes também são necessários para se eliminar a possibilidade de fracasso de cada componente isoladamente, principalmente quando a pretenção é produzír este carro em larga escala, e conquistar a tal fatia do mercado desejada pelo idealizador.

A discussão da idéia apresentada neste tópico deixa claro que qualquer que seja o produto obtido, não tem pretenções de se transformar em nenhum Troller, Stark etc e tal.

Todos estão pendendo para este lado porém o princípio tem que e deve ser mais simples. Já foi dito e comprovado aqui mesmo que tem muita gente no mercado que faz o que estamos sugerindo. Montar Jeeps, que seja do zero ou à partir de um jeep passível de recuperação. E ninguém faz teste nenhum, protótipo nenhum, que não seja o seu de uso próprio. Em casos de acidentes, isso tem que ser muito ponderado ao falar. Quem tem Jeep têm que em primeiro lugar ter consciência de onde está sentando a bunda. Lógico que se um acidente for provocado por uma falha groceira de quem fez o serviço, serviço mau feito etc etal, deve ser penalizado sim, porém guardemos este caso para ocorrencias diretas ao serviço de baixa qualidade, e não para casos de superestimação dos limites do veículo pelo proprietário (irresponsabilidade) ou mesmo injúrias por acabamentos grosseiros e mau planejados (no caso do Jeep, na maioria das veses é o próprio dono que faz) numa comparação groceira ao caso do Fox. Portanto o fato de alguém poder adquirir um Jeep "0Km" não quer dizer que está comprando um veículo moderno e seguro. Jeep não é e nunca foi nada disso.

O princípio de realizar uma cooperativa é justamente pelo fato do projeto do Jeep ser extremamente simples de fácil concepção, e a maioria das adaptações e soluções já foram testadas e comprovadas pela maioria das pessoas que frequentam este fórum e existe muita peça manufaturada por colegas foristas que poderiam ser fonecedores para o tal veículo. PORTANTO, montar um jeep reunindo todas as experiências contidas aqui não consiste em um projeto novo e incógnito???

Na verdade existe a possibilidade de aplicar algumas soluções modernas que deixam o veículo bem mais confiável, estável, confortável, etc etc etc que o original.

Portanto quem estiver disposto a comprar um exemplar tem que por na cabeça que não está adquirindo o veículo em nenhuma consecionária, e que a assistência técnica será o seu mecânico de confiança, até pelo fato de ser inviável oferecer um Jeep nestes moldes com motor, câmbio e reduzida zero, tirado da caixa. Deverá sim ser componentes usados, revisados, motores retificados, tudo com a aprovação do proprietário. Pelo preço que se tem como objetivo, é o melhor que se pode oferecer. Essa deve ser a premissa.

Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.

Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.

Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.

Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.

Abraços a todos

Muito bom!!! Particularmente me encaixo na segunda alternativa:

- Quem é apaixonado por jeep mas não pratica off-road e acha meio absurdo os valores praticados no mercado 4x4.

Concordo que a idéia não deve ser de uma montadora de jeeps como já foi comentado, e sim de uma "restauração coletiva", com o intuito de baixar custos e facilitar a logistica da empreitada.

Ao meu ver, é uma boa idéia sim.

:-D

[]s
  • 27/01/2009, 10:47
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

Pode ser que muitas pessoas se afugentem por isso, mas pode seduzir muita gente também.

Hoje em dia tem pessoas que amam o Off road, porém detestam Jeep. Por outro lado tem quem é apaixonado por Jeep e nem mesmo pratica off road.

Muitos que detestam Jeep é justamente pelas dificuldades enfrentadas na sua manutenção ocasionando muitas falhas e consequentemente frustrações.

Porém ainda tem quem é apaixonado e esse deve ser o foco.

Abraços a todos

Fala Renatão...

Então exatamente isso... sabe o que mais eu escutava quando tinha oficina e vinha alguém querer montar um jeep?

Quando ele chegava um jeep pelado todo cheio de podres e sem estrutura alguma e me pergutnavam a base do gasto pra deixar ele perfeitamente usável eu falava que na faixa de 15 mil bem gastos sem perfumaria deixaria ele um carro perfeito pro dia a dia ou pra uma trilhinha leve e me chamavam de louco.

O problema que esse pessoal que voce citou que procura pela simplicidade etc etc é drasticamente a minoria, justamente essa minoria que acha absurdo pagar que seja 20 ou 30 mil num jeep, porque "é muita grana para um jeep que tme capota de lona eu num consigo fechar nem por seguro"

Entende? o pessoal usa jeep como negócio e JEEP NÃO É E NEM SERVE pra negócio, Jeep é pra quem gosta e quem curte normalmente motna ele conforme sonha.

Quando seu hobby se torna negócio vc perde seu hobby e ganha uma encheçãod e saco sem tamanho e você só consegue manter um negócio de jeeps ou algo asism se vende acessórios ou adaptações prontas como o fazem as oficinas.

O Frederico da Fiber4x4 por exemplo sempre trabalhou com CASCOS de lancha off-shore, por isso faz as fibras mais fortes que eu já vi, pra aguentar quase tiros!!! O mesmo criou uma carroceria com design roprio, criou copias da carroceria do wrangler e do willys cj5, cj3a e cj3b. Com todas essas opções e com vartios contatos que ele tme o memso já tentou montar jeeps do zero e revender, coisas simples e etc e voltou pra venda apenas de carrocerias e por encomenda.

Então isso explica muita coisa, quando digo o publico alvo é que quando montei uma consultoria aqui em sampa eu fiz uma bateria de entrevistas com diversas vertentes de offroaders e antigomobilistas pra descobrir o que seira mais viável, veja que na época trabalhava numa das maiores agencias de propaganda do braisl do qual o vice presidente tem um cj5 extremamente equipado e consultei ele tb e varias pessoas das mais abonadas as menos.

A minha surpresa maior foi que

1- não existiu padrão de mercado (ou seja cada um queria uma coisa, tinha gente que prezava mais pelo conforto do que pro carro enfrentar qualquer coisa, outros ao contrário e tinha ainda os que queriam só o visual trilheiro mas nem sabia pra que servia o 4x4, e o que mais se aproximou de um padrão foram os que querem motnar eles mesmos um dia numa fazenda no matogrosso).
    2- não consegui definir sequer os itens de mecânica mais pedidos interessantes pra cada veiculo (já que alguns odiavam jeep willys porque eram fã de land rover ou de picapes).
    3- ninguém queria nada de fibra... pois é é assustador, mas os que não entendem muito e não querem se esforçar pra isso tb, lembram do puma todo rachado e nem sequer quiseram entender o que era fibra.... a resposta era FIBRA?? IGUAL DO PUMINHA? ARRGHHH quer é lata mesmo!

Bom, tai minha contribuição, o que eu estava montando num er auma cooperativa ou montar carros em série lógico, seria mais sob encomenda e pra melhorar a consultoria, saber o que o povão mais gosta, depois disso eu fiquei beeemm mais confuso e descobri que o padrão é nÀot er padrão algum, o cara quer chegar na roda de jipeiros e falar, CARA VEM VER O QUE EU COLOQUEI NO MEU JEEP e nego olhar e responder!!! CARACA... O QUE É ISSO??? DE QUE CARRO FOI???

e é uma peça velha de desmancheadaptada incrivelmente com o talento do dono

:-(

Mas tudo tme seu lado bom, o mercado de acessorios principalemnte banais é muito aquecido

SE alguém se dedicar a criar uma capota de fibra fechada pro jeep willys, que encaixe no original, ou copie o jeitão da capota do troller ou algo asism acho que terá mais retorno do que montar o carro todo!
  • 27/01/2009, 10:48
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Eu não me manifestei pq não tenho nada pra falar do Mahindra!

Ano passado eles lançaram em um salão do automóvel uma versão retrô do então cj-3B q eles ainda fabricam, mas com visual mais esportivo, pronto pra trilha.

Mas pelo q parece a Mahindra só irá fabricar no Brasil os modelos scropio, e não as demais linhas, e olha q a Mahindra é grande, vai de sedãs a tratores passando por jipes e pickups de luxo a jipes "populares". Devo ter aqui em minha coleção de fotos de carros fora-de-estrada, umas 100 fotos dos modelos mahindra, inclusive folders em .pdf numa lingua meio dificil de entender! Sendo q aquele pretinho q vc posto parecido com atual scorpio como um dos mais belos 4x4 fabricados pela Mahindra, mas isso não fabricará no Brasil, pelo não esse ano!!!

EXATAMENTE!!!!
    Era isso que eu queria dizer... veja que eles sao grandes, tem uma enorme logística e uma boa gama de produtos... só que nao pretendem comercializar determinado tipo de veículo aqui no Brasil por nao acharem que existirá venda (publico) para ele... A questao que eu levantei é que daria mais trabalho montar uma cooperativa nacional para montagem de jeeps "novos" doque a união de usuários do fórum para mostrar a esta empresa (por exemplo) que existe uma (pequena?) fatia que ela poderia explorar... Assim, problemas como os relatados aqui (código de defesa do consumidor, logística de distribuição, obtenção de peças, obtenção de documentos para a legalização veicular, etc...) já estariam resolvidos. Todos teriam Jeeps novos, com motorização diesel original de fábrica, com garantia de venda e com tudo mais que estamos colocando aqui como problema...

Se a quantidade de usuários ainda for pequena dmais para despertar o interesse daquela empresa, daih já é outra questao... quem sabe uma importação em lotes? tipo vários veículos de uma tacada só?... tudo isso, na minha opinião, poderia ser levado em conta...
  • 27/01/2009, 15:48
    Renato Fraga
    Concordo com todas as suas colocações Rubenx.....

Principalmente o fato de neguinho querer colocar em prática o seu lado engenheiro mecânico enrustido ao adaptar e colocar tudo que consegue por no Jeep mesmo que seja de utilidade duvidosa.
    A coisa mais difícil que tem é ver 2 Jeeps iguais.

Mas você citou o fato de ter "entrevistado" vários off roaders. Me tira uma dúvida:
    Eram todos proprietários de Jeeps e outros 4x4 certo???? Na maioria já experientes na prática ou simples simpatizantes com o estilo????

Você teve acesso às pessoas que seriam off roaders em potencial??? Que admiram o estilo e não têm coragem de fazer uma "loucura"????

Se possível for concretizar essa idéia proposta no tópico, acredito que esses seriam os mais prováveis compradores, mais ainda do que aqueles que já são proprietários de 4x4.

Valeu !!!!!!!!!!!

Abração
  • 27/01/2009, 16:01
    rubensx
    Exatamente Renatão

procurei os offroaders em potencial e os já experientes, era pra fazer um consenso

pergutnei pra donos de crossfox e ecosport tb mas dá até vergonha os comentarios...

o fato é quem num tem grana quer comprar um 4x4 quer sempre o mais barato e de manutenção mais que barata (coisa inexistente no 4x4) e o que tem grana pensa no troller ou num land rover e acha que está motnado no carro mais indestrutível do mundo, e nos 4 primeiros meses que já deu pra fazer trilhas e tudo, ou o cara GAMA de vez e jah começa a trocar tudo e colcoar tudo do melhor ou ele odeia e vende o carro porque quebrou demais

já os que não tem grana, compram um Jeep willys usado e mau preparado, cheio de soldas mal feitas... o mesmo nos 2 a 3 primeiros meses fica puto porque o motor original gasta muito e é fraco (bf-161) se sente meio lesado, passa mais 4 meses, não suporta mais e tenta colocar GNV no jeep ou converter a alcool, coloca pneus usados, repara o freio em casa sem saber o que tá fazendo, vive no auto elétrico e depois vende dizendo que jeep willys num presta ;-)

ou seja nào presta ou não teve dinheiro pra sustentar?

o problema é que TODO MUNDO adora jeeps willys, TODO MUNDO adora ferrari, até o mais chato dos chatos teria um desses, mas vai sustentar um veiculo de trilha... esse é o problema!

Gastar 6 mil numa revisão do toyota corolla zero km do cara é completamente viável e bom pra ele, mas gastar 2 conto de revisão (com melhorias grandes até) num jeep willys velho? DE JEITO NENHUM!

Vivo escutando que nego prefere pegar um motor velho de opala zuado e manter carburado ou colocar motores de manutenção mais barata e mais frágil com a premissa e a desculpa de que é mais barato ou é menos problema na trilha se for carburado... ou seja é tudo desculpinha de pobreza de ESPIRITO não de falta de grana... Pessoal economiza nos lugares errados e reclama depois, por isso fazia consultoria, mas chega uma hora que fica repetitivo demais e vc consegue convencer apenas uma pequena parcela desses pretendentes a offroaders e no fim... cansa

é esse o pensamento
  • 27/01/2009, 19:34
    maxdelta
    5 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    EXATAMENTE!!!!
    Era isso que eu queria dizer... veja que eles sao grandes, tem uma enorme logística e uma boa gama de produtos... só que nao pretendem comercializar determinado tipo de veículo aqui no Brasil por nao acharem que existirá venda (publico) para ele... A questao que eu levantei é que daria mais trabalho montar uma cooperativa nacional para montagem de jeeps "novos" doque a união de usuários do fórum para mostrar a esta empresa (por exemplo) que existe uma (pequena?) fatia que ela poderia explorar... Assim, problemas como os relatados aqui (código de defesa do consumidor, logística de distribuição, obtenção de peças, obtenção de documentos para a legalização veicular, etc...) já estariam resolvidos. Todos teriam Jeeps novos, com motorização diesel original de fábrica, com garantia de venda e com tudo mais que estamos colocando aqui como problema...

Se a quantidade de usuários ainda for pequena dmais para despertar o interesse daquela empresa, daih já é outra questao... quem sabe uma importação em lotes? tipo vários veículos de uma tacada só?... tudo isso, na minha opinião, poderia ser levado em conta...

Mas a importação daqueles veículos ficaria cara:pensativo:, mas cara q um troller devido a grandes taxas de importação, o interessante é se os jipes fossem fabricados aqui, imagine, isenção de alguns impostos da zona franca de manaus junto com ipi reduzido, acredito q ficaria em torno de R$ 50 mil um jipe zero, zero, não é gambiarra, não é peça de ferro-velho. Um CJ3b saíndo fresquinho da concessionaria.

O Scorpio de 4 portas tem um preço bom, parece ser confortável, nível de Blazer, por quase R$ 10 mil a menos que a propria blazer da mesma motorização(Dependendo da versão da mesma motorização)!!

Mais alguns veículos Mahindra, tenho especial afeto pelo modelo militar mahindra Axe
  • 28/01/2009, 12:53
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    ...o interessante é se os jipes fossem fabricados aqui, imagine, isenção de alguns impostos da zona franca de manaus junto com ipi reduzido, acredito q ficaria em torno de R$ 50 mil um jipe zero, zero, não é gambiarra, não é peça de ferro-velho. Um CJ3b saíndo fresquinho da concessionaria.

Exatamente! imagina que se a empresa "descobre" que tem uma razoável quantidade de compradores em potencial... e resolve verificar a viabilidade de comercializar estes veículos aqui no Brasil.... sei que a importação individual seria praticamente inviável! mas o "than da coisa" seria, em um primeiro momento, buscar incentivar aquela marca a trazer estes veículos para nossas terras....

Ainda que minha posição tenha ficado meio "off-topic", volto a afirmar que só insisto neste tema porque acho que todas estas idéias de contruir chassis, carroceria, ou até mesmo uma plataforma 4x4 (que já sao feitos por algumas empresas, como a Chassis Fortaleza, por exemplo) é mais complicado (e nao tao barato) que tentar partir para o que ja está aih no mercado...

Se alguem chega pra vc e fala pra construir um chassis, uma carroceria e tudo mais... e depois vc ainda tem que sair pra tentar regularizar toda a documentação... nao seria interessante partir para um "CJ3B indiano" (se é que isso pode ser chamado assim) ZERO BALA e e documentado, para equipar ele "ao gosto do dono"?

Duro é que eu mandei umas mensagens para a Mahindra e os e-mails voltaram...
  • 28/01/2009, 13:10
    Boaventura
    Opa!
    Amigos,

Desculpem a minha falta aqui no fórum, estou vendo que as coisas andam bem, estou a mil no trabalho, saindo muito e sem tempo para dar atenção ao fórum...

Imaginem minha idéia, sempre sonhando, mas...

Fazer uma pesquisa aleatória com diversos perfis de pessoas como Fenajeep, onde encontramos pessoas apaixonadas por jeep, onde vamos colher informações de pessoas que gostam e não possuem jeep, de pessoas que possuem, mas não praticam trilhas, daqueles facinados por trilhas a sua opinião sobre a criação de jeeps conforme o objetivo do tópico.

O empenho é grande, mas o resultado pode ser incrível e ajudar na contrução deste sonho, ou até mesmo enviar para uma empresa como vocês tanto insistem para produzir um zerinho aqui no Brasil...

Bom fica aqui meu depoimento e espero ter contribuído mais um pouco e me desculpem por eu estar tão ausente.

Abraço 4x4!
  • 28/01/2009, 13:50
    Santoro
    descobri que tem uma concessionaria da mahidra aqui no rj , na barra da tijuca, vou ver se chego la no fds com meu cj rs, e so por curiosidade perguntar a eles sobre esse mercado .. essa opção seria a mais viavel .. acredito que se levarmos essa questão ao pessoal da mahidra , pelo menos que seja para escutar a ideia ja acho valido .
  • 28/01/2009, 16:56
    Julinot
    Senhores,
    se é viável ou se não... isto eu não sei.
    Só mesmo fazendo um estudo de viabilidade sério.
    Mas estudos de viabilidade sérios são para empresas sérias que prezam os seus lucros. Malucos como nós, sonhadores... estes não precisam de estudos de viabilidade. Dessa forma... se emplacar a tal cooperativa, eu quero ser um dos primeiros na fila. Um Jipe como a gente gosta, e ZERO Km ! Estou nessa.... !!!

Abraços a todos...
  • 28/01/2009, 23:06
    lasaromilagres
    Cooperativa aqui no fórum na produção de jeeps!!!???!!!!!!
    Caro Julinot;
    Voce vai pegar o terceiro, porque quero 2 unidades pra min, tudo bem?
  • 29/01/2009, 07:32
    Julinot
    O Bronze já me satisfaz.
    Mas é muita gente opinando contra... uma corrente negativa considerável, não ?!

Abraços a todos...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:14.