É verdade, e é por isso que parou tão bem e tão estável!
Versão Imprimível
Eu sempre reboco uma carretinha com 2 eixos com peso bruto (carga + carreta) de 2600 KG em uma frontier 2003 com motor mwm... E mesmo assim ainda soco 700 kg na carroceria da frontier (Cabine Dupla), forçando a barra dela... Isso em estrada de barro, às vezes com lama, precária... Se diminuir ou parar você atola e só sai quando secar... A primeira marcha longa é um martírio, mas utilizando todas as marchas da reduzida nos piores trechos ela leva bem... O reboque não tem freio, e muitas vezes já senti o efeito pêndule, eu socando o pé no freio e a carretinha empurrando a pickup... Gente, é um terror...
O problema é que temos que atravessar 2 balsas, todas entradas e saídas muito íngremes, e tem que entrar de ré, caso contrário não vai conseguir subir de ré do outro lado com o reboque...
Um vez fiz uma burrada, fui inventar de entrar na balsa (de ré), super íngreme, sem a reduzida engatada, só no freio... Errei o alvo, tentei frear e a carretinha puxando a pickup ladeira abaixo... Não sei como, mas em uma manobra desesperada consegui engatar a reduzida e consegui sair queimando metade do meu disco de embreagem...
Temos uma espécie de tanque d'agua que encaixa perfeitamente na carretinha... Uma vez inventei de transportar 2 mil litros de água deionizada neste mesmo trecho para suprir emergencialmente nossa fábrica... Meu Deus do Céu... Onde estava com a cabeça quando inventei de rebocar isso... Dessa vez não tinha peso nenhum na carroceria da pickup para compensar o peso da carrocinha e evitar o efeito pêndule...
O tanque era grande, os 2 mil litros de água o enchia em aproximadamente 70%, ficava um grande espaço livre dentro dele... Vocês não imaginam como essa água mexia de um lado para o outro a cada vez que eu subia com uma roda em cima de um camaleão... Quando freava ai que o efeito pêndule era de lascar, o peso da carretinha e a água se movendo empurrava a pickup com tudo, eu sentia dentro dela a água se movendo lá trás...
Com o tanque, eu estava dirigindo à noite neste trecho de barro (estrada em construção) a aproximadamente 60 km/h, morto de cansado e doido para chegar logo, quando na minha frente aparece um trecho que caiu, ficando somente o bueiro à mostra e a porra de uma placa de desvio em cima... E o pior, com uma desvio com curva curva super fechada e ingrime e com certa inclinação lateral.... Quem falou que este carro freou.... Do jeito que fui segurei forte no volante, imaginei a tragédia com o reboque saindo na curva e caindo dentro do riacho, ou mesmo a pickup passando reto na curva e o reboque me esmagando.... Graças a Deus consegui fazer a curva de forma precária e sair do desvio... Depois desse ponto fiquei alguns minutos parados para me recompor e ter condição de dirigir novamente...
Depois desses fatos só reboco aquele trambolho na frontier se a sua carroceria estiver com muito peso para diminuir o efeito pêndule, bem devagarinho, 40 KM/H, no máximo, e nunca mais quero ver esse MALDITO tanque...
Ainda tem algum louco querendo rebocar um jeep de 2 mil kg em um carrinho de passeio? Ele vai rebocar, mas duvido você conseguir parar.... Se o fizer, faça muito devagar, muito cautelosamente e, pelo amor de Deus, onde não tenha descidas íngremes... A não ser, é claro, que você seja suicida e tenha feito um bom seguro de vida para os filhos.
Boa Tarde, estou com uma dúvida, queria que o pessoal do Forum me desse uma luz, tenho um CJ3-A, ano 51, com motor de opala, queria saber se seria seguro traze-lo no towbar, o percurso seria de Londrina/PR até Balneário Camboriú/SC, me mudei e só ficou o jeep, pois tava restaurando. O carro que estava pensando em puxar seria um Honda Accord 2.2, teria algum problema no quesito segurança, em freadas curvas, essas coisas, me falaram ago em relação de peso do carro que puxa e do que será rebocado. Agradeço desde já, pelas respostas.
o amigo, alguns vão me criticar mas eu não o aconselho. essa distancia e naquela serra do cadeado e,num carro monobloco? eu tinha uma ranger cabine simples e pra ir de Curitiba ao litoral do PR eu sentia o jeep puxar a traseira pra caraleo, nas curvas, isso a 90km/h na pista seca, no molhado pode reduzir isso. pra frear triplique a distancia que usaria normalmente. Gaste um dinheiro a mais e ponha num caminhão. Motor teu carro até tem mas vai berrar mas não tem peso suficiente pra ficar grudado no alfalto e ser guia de outro carro, precisa de 1 carro pesado pra isso. Ou usar aquelas carretas rodoviarias onde o eixo dianteiro do jeep vai sobre ela. Do contrario, busque um carro grande/pesado, mais que 2 ton. Alem do que voce vai levar umas 13 horas pra fazer esse percursso.
Olá a todos,
Já que reviveram este topico vou relatar a minha ultima experiencia ao rebocar com towbar.
Estava levando meu jeep para a casa do meu pai puxando com uma Hilux e fui parado pela
policia rodoviária e acabei descobrindo o que foi muito discutido aqui no forum,rebocar com towbar
é permitido ou não????
Descobri que sim é permitido:desde (tenha toda iluminação exigida) e que a soma de peso dos dois veiculos não ultrapasse o limite permitido na classe de sua CNH,ou seja,se a rodoviária te parar com qualquer carro rebocando um CJ e sua CNH é classe B (apenas para condução de carro) multa e apreensão dos veiculos (sim dos dois),vc só pode rebocar o seu jeep com qualquer carro se vc possuir CNH C (caminhão) para cima.
Espero que essa mensagem tenha ajudado pois caso algum policial te parar e vc ter uma habilitação acima de C e com todos os intens de segurança correto (iluminação no veiculo rebocado e corrente ligando os dois veiculos) ele não vai poder fazer nada a não ser elogiar o jeep.
Abraços...
Isso eu não sabia não!!
Na realidade nenhum policial vai se dar ao trabalho de olhar o manual do veiculo e ver a especificação de qual o limite maximo de peso para reboque sem freio, se bobiar nem cabe a ele esse tipo de fiscalização.
Nesse caso fica a critério do bom senso do motorista em não colocar a sua a vida dos outros em risco.
No caso da carteira C, embora faça sentido, será que não mais um caso de interpretação?
[]'s
Senhores estou reativando o tópico, pois estou com uma duvida.
Possuo uma sw4 98 e preciso rebocar uma montana de um amigo que capotou na cidade vizinha.
Consegui uma carretinha estilo essa:http://img29.imageshack.us/img29/7885/dsc00957y.jpg
Preciso saber se minha cnh B pode ser utilizada para fazer esse transporte?
Andei dando uma olhada e parece que o peso bruto total do conjunto não pode ultrapassar 3500kg.
Essa informação não me ajuda, pois não sei qual seria o peso bruto total desse conjunto.
Amigo, vamos à interpretação. O CTB regulamenta este assunto no artigo 143. Por exclusão, categoria B é: "condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Até aqui tudo bem, sua SW está dentro deste limite. Categoria E é aquele condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Ok até aqui. Logo, deve ser observado o peso da Montana (acredito que fique na faixa dos 900 e poucos kgs) + o do reboque (que você pode conferir no CRLV). Acredito que a tara (peso dele vazio, sem carga) de um reboque deste modelo fique em torno de 700kgs. As categorias C e D se referem ao veículo trator (e não à combinação) e também não é o seu caso. A SW não é veículo de carga acima de 3500kgs e tampouco transporta mais que 8 pessoas oficialmente. Então é possível concluir que você pode SIM conduzir o conjunto com sua CNH B. Abraço
Bom dia prezados ! para verificação da capacidade de carga e reboque, a maioria dos veículos possui uma plaqueta com esses dados, normalmente fixada na soleira da porta do motorista . . . em outros é fixada perto da grade do motor onde o capô faz o fechamento, abraço !
Não se trata do "guarda" considerar isto ou aquilo. Vale o que está na lei. Quer prender o veículo ou aplicar multa? Fique à vontade, mas também irá responder pelos atos dele... se agir com abuso, abre BO contra ele e toca o pau para frente. Costumo dizer que em casos de merda, quanto mais se mexe, mais fede. Na pior das hipóteses resolva o problema na delegacia. Abraço