Powered by vBulletin

Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/01/2011, 22:06
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Lucas!

Na minha opinião, a barra deve ter o tamanho proporcional ao tamanho da mola entre olhal a eixo, para descreverem o circulo de forma idêntica.

Se aumenta a mola, ou a refura, aumento a descrição do circulo, deve aumentar a barra também.

Vê se entendi..

Vamos supor que o eixo esteja na posição original e a travessa da barra (que liga uma longarina do chassi à outra) está em um ponto X no chassi. Se eu levo o eixo 10cm pra trás, a fixação da travessa também terá que ir a 10cm do ponto X, pois deste modo a barra que vai ligada ao eixo não vai sozinha fazendo com que altere o ângulo do jumelo.

Seria isso? :putz: :pensativo: :roll:
  • 17/01/2011, 22:15
    Kim
    Lucas!

Não.

Se levar somente o eixo, refurando a mola, a travessa fica no lugar, deve aumentar a barra, pois levando o eixo, ficará uma distância maior em relação ao olhal da mola, portanto, um circulo maior, onde o centro é o olhal da mola.

Se coloca molas maiores do que a original, no qual foi projetado a barra, deve aumentá-la também, pois se não o fizer haverá divergências entre as medidas, ocasionando um funcionamento precário ou de forma incorreta, levando a um desgaste prematuro ou rompimento de algum ponto-fusível.

Abraços.

Kim.
  • 18/01/2011, 09:24
    fugger
    Lucas, o "refuramento" das molas muda toda a geometria do eixo, vc terá que fazer outra barra e/ou outro suporte após montar a suspenção e testa-la com cursos máximos e mínimos.

A barra da tt4 funciona bem com o kit de suspensão deles, mas na tua eu tenho minhas duvidas... :pensativo:

Ahh, considere fazer uma barra pro eixo dianteiro também... O devasso tinha, lembra?

[]´s
  • 18/01/2011, 10:31
    Lucas Nassif
    Antes de mais nada eu preciso ter uma ideia de onde posicionar a travessa da barra, levando em conta que tá tudo original. Qual a posição (inclinação) que o jumelo deve ficar, etc..

Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:

Acho que vai sobrar espaço pra fazer uma barra lá na frente também. Não lembro a do Devasso..quando tiver com tempo eu vou olhar no tópico dele.

:concordo:
  • 18/01/2011, 10:33
    fugger
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    ...Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:

Não é tão simples assim não :discordo: Dê (uuuui!!) uma boa lida no tópico que trata disso

[]´s
  • 18/01/2011, 10:39
    mrcrema
    4 Anexo(s)
    Lucas,

No meu jeep estou usando a barra da Pajero, tive de diminuir o tamanho dela.

Na última reforma joguei o eixo mais para fora, para a traseira do jeep para ganhar algumas poucas polegadas, tive que mudar a posição da barra, poderia sim ter aumentado, mas preferi mudar a posição dela, jogando mais para a traseira.

Segue algumas fotos da barra e onde foi parar o eixo, estou querendo instalar as molas de Toy e jogar mais para fora, para o jumelo sair do final do parachoque traseiro e também jogar o dianteiro mais para frente, mas isso ainda são plano, rsrsrsrs.

Valew
  • 18/01/2011, 11:30
    Elmer_Jeep
    Citação:

Antes de mais nada eu preciso ter uma ideia de onde posicionar a travessa da barra, levando em conta que tá tudo original. Qual a posição (inclinação) que o jumelo deve ficar, etc..

Na minha viatura com D70 e feixe band trazeiro o jumelo da barra ficou apoiado na travessa do cambio pra que a barra(com a suspensão em repouso) ficasse o mais paralela possível em relação ao solo e isso dá mais liberdade pra que ela acompanhe a compressão e extensão dos feixes sem travar o movimento da suspensão. :concordo:

A barra ficou com 1,20mt.
    Se quiser copiar a idéia da regulagem eu recomendo :concordo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...64#post1222264

Citação:

Se ao jogar o eixo pra trás eu tiver que aumentar somente a barra, acredito que é serviço tranquilo fazer. Cortar, emendar um tudo e soldar. :mrgreen:

Teoricamente sim, mas precisa ver como vai ficar o nivelamento da barra dai talvez precise mexer na altura da travessa mantendo no mesmo ponto que se encontra atualmente.

Citação:

Acho que vai sobrar espaço pra fazer uma barra lá na frente também. Não lembro a do Devasso..quando tiver com tempo eu vou olhar no tópico dele.

:concordo:

Faz a trazeira e bota pra rodar dai vai ver como se comporta a viatura e se tem necessidade da barra dianteira.

[]'s
  • 18/01/2011, 18:30
    EduMendes
    1 Anexo(s)
    Sim, concordo com os relatos, tem que dimensionar a barra anti-rolagem.....

No meu caso tive problema de fixa-la onde deveria, pois estava bem na altura do guincho mecanico, veja foto.

Precisa medir tudo direitinho.

Abraço
    Edu
  • 19/01/2011, 09:18
    Rafaminc
    3 Anexo(s)
    Eu ainda quero deixar o meu como nas fotos. Esteticamente e proporcionalmente acho que ficou ótima a combinação que o cara fez.
    A capota de fibra também ficou muito bonita, e a inclinação do vidro dianteiro também colaborou para o visual mais robusto.
  • 15/02/2011, 11:40
    Xavier4x4
    Amigos, estou precisando de uma informação aqui, sei que o entre eixos do cj5 é de aproximadamente 205 cm e a do cj3, alguem saberia me ajudar. Sei que tinha essa informação em algum lugar,mais não estou encontrando mais.

Obrigado
  • 15/02/2011, 15:29
    Rodrigo Baratti
    Xavier,

CJ3 = 80" (2.032 mm)
    CJ5 = 83 1/2" (2.121 mm)
    CJ6 = 101 " (2.565 mm)

[]'s com ~99"
  • 15/02/2011, 15:48
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Xavier,

CJ3 = 80" (2.032 mm)
    CJ5 = 83 1/2" (2.121 mm)
    CJ6 = 101 " (2.565 mm)

[]'s com ~99"

Cara, acho que o CJ5 mede 81" pois o CJ6 é 20" maior. :pensativo:

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:09.