Powered by vBulletin

Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/08/2009, 22:48
    Aristides Jr
    Lí todo o tópico e me interessei pela mudança da posição do centro nas molas! tenho um 51 com a mecânica original! Acontece que me incomoda a roda trazeira não centralizar com a curva do paralamas, que tambem é circular, a aparência é de que está deslocado para frente. Voces que já trabalharam bastante com isso, acham que daria certo se mexesse apenas refurando a placa, montando tudo para trás ? também a alongaria o cardã e mais nada!
  • 22/08/2009, 09:29
    Elmer_Jeep
    Aristides, ouvi dizer que no 51 o pino de centro não é centralizado, então acontece de alguns mexânicos montarem os feixes invertidos aí o eixo fica deslocado na posição errada, verifica isso antes de qualquer modificação mais pesada.

[]'s
  • 22/08/2009, 18:32
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Aristides, ouvi dizer que no 51 o pino de centro não é centralizado, então acontece de alguns mexânicos montarem os feixes invertidos aí o eixo fica deslocado na posição errada, verifica isso antes de qualquer modificação mais pesada.

[]'s

O furo do pino de centro é centralizado.A diferença é o feixe dianteiro ser bem menor do que o traseiro.

[]'
  • 17/01/2011, 10:28
    Lucas Nassif
    No Cascãozão vou precisar de jogar o eixo traseiro umas 10" pra trás, e de quebra, vou jogar o dianteiro 5" pra frente.

Iria esticar o chassi 25cm na ponta traseira, mas pensando direito, acredito que ficaria bem estranho.
    Conversei com o meca agora cedo e estamos achando melhor alongar somente 15cm, e refurar a mola traseira para que o eixo vá mais 10cm pra trás, totalizando os 25cm.

O que acham? A mola ficaria frágil? :roll:
  • 17/01/2011, 17:07
    Sergio Rocha
    Eu tb tive essas dúvidas quando alonguei o meu. Depois de algumas considerações entre eu o Billj (grande Billj) e o Rodrigo, chegamos a conclusão que para o melhor desempenho seria alongar o chassis na dianteira.
    Optei por essa solução, e embora tenha dado mais trabalho, não me arrependo em nada.Foi a modificação que mais efeitos positivos teve sobre o desempenho em erosões. Tem um tópico perdido aki pelo fórum que fala sobre isso, inclusive com as considerações do billj e fotos.
    Rodrigo comigo e o Bruno atrapalhando, levou uns 3 dias pra fazer.:palmas:

Os dois moleiros que consultei, disseram que a mola iria fraturar no antigo furo.

[]´
  • 17/01/2011, 17:17
    Lucas Nassif
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Eu tb tive essas dúvidas quando alonguei o meu. Depois de algumas considerações entre eu o Billj (grande Billj) e o Rodrigo, chegamos a conclusão que para o melhor desempenho seria alongar o chassis na dianteira.
    Optei por essa solução, e embora tenha dado mais trabalho, não me arrependo em nada.Foi a modificação que mais efeitos positivos teve sobre o desempenho em erosões. Tem um tópico perdido aki pelo fórum que fala sobre isso, inclusive com as considerações do billj e fotos.
    Rodrigo comigo e o Bruno atrapalhando, levou uns 3 dias pra fazer.:palmas:

Os dois moleiros que consultei, disseram que a mola iria fraturar no antigo furo.

[]´

Isso, na época eu acompanhei a saga do jeepinho, inclusive com vc pelejando com a direção hidráulica (posição do pitman, etc).. :lol:

Vou alongar a dianteira também, mas lá eu vou somente alongar o chassi, sem refurar a mola. :concordo:

Minha dúvida é pra alongar a parte traseira do chassi, pois é lá que preciso de mais espaço pra caber todo o powertrain (GM L6 + câmbio 5m e tc de Hilux).
    Tenho que jogar o eixo pelo menos 25cm pra trás, mas ao invés de alongar 25cm no chassi (acho que fica estranho), estou querendo alongar o chassi e jogar as molas 15cm pra trás, e depois refuro a mola pra jogar somente o eixo mais 10cm.

Sei que o Walnei do Porcão fez algo semelhante, e como tem mais tempo, queria saber se dessa maneira funfa mesmo ou se já quebrou alguma mola. :roll:

Abraço. :concordo:
  • 17/01/2011, 17:33
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Sei que o Walnei do Porcão fez algo semelhante, e como tem mais tempo, queria saber se dessa maneira funfa mesmo ou se já quebrou alguma mola. :roll:

Abraço. :concordo:

Edu Mendes refurou os feixes trazeiros no CJ dele e pelo visto ta rodando de boa.

Da uma consultada la pra nois pois to afim de deslocar o eixo dianteiro do meu tb, e o unico jeito vai ser refurando os feixes... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=49832&page=16

[]'s
  • 17/01/2011, 18:15
    Sergio Rocha
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Edu Mendes refurou os feixes trazeiros no CJ dele e pelo visto ta rodando de boa.

Da uma consultada la pra nois pois to afim de deslocar o eixo dianteiro do meu tb, e o unico jeito vai ser refurando os feixes... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=49832&page=16

[]'s

Pelas fotos eram feixes de toyota, que são muuuuuuuuuuito mais fortes que os do CJ.
    Não sei o que deu, ele refurou sómente a mestra e a contra mestra, ficou meio estranho.:pensativo:

[]´
  • 17/01/2011, 18:33
    EduMendes
    4 Anexo(s)
    Opá Galera, beleza ????

O Lucas me chamou no MSN pediu para eu colocar minhas impressões aqui....

Bom, eu uso Molas de Toy e refurei todas:
    - As de tras foram 10cm mais para tras;
    - As da frente 5 cm mais para frente;

Tem bastante info desta roforma, com fotos, no tópico do meu Jeep.

Eu gostei da adaptação, ficou muito bom, não tenho do que reclamar.
    Até hoje estão lá aguentando muito bem, e já judiei bastante da suspensão.

A unica coisa que percebi é que hoje elas estão mais retas, como deve ser mesmo as molas de Toy. Quando eu instalei as molas não era SPOA e por isto pedi para arquea-las. Hoje deve ter voltado ao normal.

Preciso atualizar o tópico, pois hoje estou rodando com pneus 38 e ainda assim as molas estão indo numa boa.

Segue algumas fotos de quando fiz a reforma e tambem do tamanho dos cardãns
  • 17/01/2011, 20:45
    fugger
    Lucas, a unica coisa que vc realmente tem que cuidar quando refurar as molas, é que quanto mais longe do centro, maior é a tendência do eixo rolar sobre seu eixo.

Isso se resolve com uma boa barra anti rolagem, mas fazer uma que funcione 100% no seu jeep é uma engenharia que vc terá que desenvolver in loco, não vai achar pronta pra instalar, e antes de meter o pé no fundo do acelerador.

O resto é tranquilo :concordo:

[]´s
  • 17/01/2011, 21:08
    Lucas Nassif
    Obrigado Elmer, Edu e Fugger pelas respostas! :concordo:

Fugger, a barra anti axle-wrap eu já tenho. Aquela que adquiri na TT4.
    Falta só instalar. Mas será que vai exigir modificações na barra?
  • 17/01/2011, 21:36
    Kim
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Obrigado Elmer, Edu e Fugger pelas respostas! :concordo:

Fugger, a barra anti axle-wrap eu já tenho. Aquela que adquiri na TT4.
    Falta só instalar. Mas será que vai exigir modificações na barra?

Lucas!

Na minha opinião, a barra deve ter o tamanho proporcional ao tamanho da mola entre olhal a eixo, para descreverem o circulo de forma idêntica.

Se aumenta a mola, ou a refura, aumento a descrição do circulo, deve aumentar a barra também.

Descrição de círculos diferente = problema!:odedo:

Att.

Kim.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:19.