Powered by vBulletin

Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/01/2009, 22:24
    Jack Jipeiro
    Deixa pra la Sergio, vamos ficar no papo do topico mesmo, sem mimimis, senão esse assunto se prolonga...

Quando eu disse que não faria aumentar o chassi no meio, é pelo mesmo motivo que o Sergio não quis. Aumentar a carroceria do jipe. No meu ponto de vista, fica feio demais e eu prefiro ficar com os eixos mais para frente e tras, nos casos dos eixos dianteiros e traseiros respectivamente, por aumentarem os angulos de ataque e saida...

Abraços...
  • 30/01/2009, 22:25
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    A ideia de cortar o jeep no meio e alongar tb a carroceria eu só acho legal para quem quer conforto e espaço.Para trilhas mais pesadas eu prefiro ele com a menor carroceria possível.Uma Land 110 não tem o desempenho, em trilha, da Land 90.Já o conforto é muito maior.

Então mas 37cm num cj5 vc deixa ele do tamnho de um Wrnagler, ou de um CJ7 ou mesmo do troller ;-)

o CJ5 é muito curto messsmo esse é o detalhe

e se vc seguir esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417

mais precisamente no comentario do Sandro Tannuri que explica:

"Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
    Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida. Nas competiçoes de rock crawling nos EUA usa-se muito pneus 37" com entre eixos de 100", basta dividir para achar 2,7 de relação mas eu acho isto um pouco exagerado então recomendo 2,6 .Não se deve exagerar senão o fundo vai raspar nos degraus e pedras.
    Pode parecer de pouca importância por que geralmente não se tem tração para subir algo tão inclinado a ponto de virar, mas quando se tem esta tração seja por preparação do veiculo ou condiçoes do terreno(pedras) convem ter um entre eixos minimo para não experimentar o gostinho da cambalhota.
    Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos."

Logo é ESSE o real motivo de certas modificaçães, mas claro cada um faz como quer e usa os pneus do tanho que lhe convém ehehehe
  • 30/01/2009, 23:02
    Jack Jipeiro
    Eu pretendo colocar uns 37", nesse caso, ainda não parei para pensar oque vou fazer. Mas já deu pra ter bastante ideias de como fazer...
    Vou medir o entre eixos que tenho hj pra saber qto falta para 97" de entre eixos, segundo a formula do Sandro...

Abraços...
  • 30/01/2009, 23:15
    Sergio Rocha
    Um cj tem 80' de comprimento.O Devasso do Ramiro tem 108 '. O meu tem 88 '.

[]'
  • 31/01/2009, 00:08
    Jack Jipeiro
    Caraca, então para por pneus 37" tem que aumentar muito, acho sem cortar o chassi vai ser dificil...Nesse caso to achando melhor então por 35", pelo menos não precisa alongar muito...

Qto vcs acham possivel alongar, sem cortar o chassi no meio??

Abraços...
  • 31/01/2009, 01:57
    rubensx
    para ficar mais claro:

Entre eixos em polegadas:

CJ5 = 81,00" - ou 205,74cm
    F-75 = 117,71" - ou 299,70cm
    CJ6 = 101,00" - ou 256,54cm
    Wrangler = 95,40"- ou 241,30cm
    Wrangler Unlimited (4 portas) = 116,00" - ou 294,64cm

MEU JEEP = 95,27" - ou 242,74cm

Certo???

logo comparando:

CJ do Sergio = 88,00"
    Wrangler = 95,40"
    Meu CJ = 95,27"

Devasso = 108,00" (maior que um CJ6)

Ou seja, o meu é um CJ5 + 37cm (mas teve uns ganhos e perdas ai no meio logo ficou assim um numeor meio quebrado)

então ele não é mais comprido que um wrangler, logo, dizer ser ruim para trilha não confere.

Jack:

Ou seja a ideia de entre-eixos para pneus 37" é sim um entre-eixos de CJ6 aproximadamente!

se for 35"de pneus eu acho que vc cai certinho o mesmo que eu alonguei!

A questão que me encontrei foi: vc prefere que seu chassis tenha duas emendas, sendo cada uma nas extremidades do chassis e caindo as emendas +/- no meio do feixe de molas (tanto na frente como atrás) ou prefere apenas uma emenda bem no meio???

Essa é a pergunta que vc terá de se fazer SE vc quiser alongar o entre-eixos consideravelmente e respeitar a regra que o Sandro postou, haja visto que muita gente usa os 35"sem alongar absolutamente nada!!

Eu pretendo usar 33 (no começo) e depois partir para os 35 logo por isso esse tamanho ok?

Nada te impede de adotar o sistema do Sergio e fazer o mesmo na frente e atrás!

Veja na foto que se vc alongar no meio não necessariamente vc precisa esticar a carroceria (podendo ter sobras de chassis na frente e atrás para colocar guincho atrás tb ou coisa parecida), mas vc pode seguir essa teoria: (esse não é o meu cj ok?) E claro no meio vc num mexe em caixa de direção em mais nada, que foi a opção do bill no jeep do Papai Noel que foi 30cm no meio: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=30867
  • 31/01/2009, 10:11
    Jack Jipeiro
    Rubensx, como vc alongou seu CJ? No meio tb??

Abraços...
  • 31/01/2009, 10:56
    rubensx
    Isso mesmo Jack

Vc até podia marcar um dia e vir aqui (moro no pé da serra da cantareira) aproveitar que ainda não montei o chasiss e te mostro....

seguinte o meu jeep estava com a parte de trás do chassis muito baleada (tiraram a travessa em V pra colocar cilindros de gás, cortaram etc) dai peguei mais um chassis (esse com a frente condenada) medimos, fizemos cortes em ângulo e soldamos, ou seja nào tem metal "não willys" ai, são dois chassis em um só:

o meu site é uma merda de demorado e as fotos estão desatualizadissimas e são quando eu ainda estava alinhando o chassis mas dá pra ter idéia:

Não esquecendo que isso só foi possivel graças ao trabalho de mestre do Carlão Sasquatch ok? (ele manja muito pena que deixou de trabalhar com isso)

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasqu..._-_Rubens.html

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasqu...5/IMGP0025.jpg

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasqu...7/IMGP0027.jpg

http://www.sasquatch4x4.com.br/Sasqu...2/IMGP0032.jpg

:concordo::pipoca:
  • 31/01/2009, 18:32
    JCJ
    Mesmo sem saber desta relação entre-eixo/dia. pneu, levei o CJ5 para 101" com pneu 38". Então tô dentro ! :mrgreen:

O chassi foi alongado 20" no meio, mas a carroceria apenas 12" na porta. O espaço restante vai receber um guicho traseiro. (quase um CJ7 tabajara)

O chasssi foi cortado reto e não na diagonal como recomendado.

Até o momento estou satisfeito com a modificaçao. (já estou achando até curto).

Nada impede ainda de deslocar o furo do feixe de mola dianteiro e traseiro, ganhando algumas polegadas a mais de entre eixo.

Qualquer coisa maior que 101" e pneu 38" vão requerer eixos mais brutos !!! (IMHO)

[]´s
    JCJ
  • 19/08/2009, 10:40
    mrcrema
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Então mas 37cm num cj5 vc deixa ele do tamnho de um Wrnagler, ou de um CJ7 ou mesmo do troller ;-)

o CJ5 é muito curto messsmo esse é o detalhe

e se vc seguir esse topico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1417

mais precisamente no comentario do Sandro Tannuri que explica:

"Existe uma relação entre o entre eixos e o diametro do pneu usado.
    Quando se usa pneus grandes com entre eixos curto aumenta a chance de tombar de costas numa subida. Nas competiçoes de rock crawling nos EUA usa-se muito pneus 37" com entre eixos de 100", basta dividir para achar 2,7 de relação mas eu acho isto um pouco exagerado então recomendo 2,6 .Não se deve exagerar senão o fundo vai raspar nos degraus e pedras.
    Pode parecer de pouca importância por que geralmente não se tem tração para subir algo tão inclinado a ponto de virar, mas quando se tem esta tração seja por preparação do veiculo ou condiçoes do terreno(pedras) convem ter um entre eixos minimo para não experimentar o gostinho da cambalhota.
    Hoje uso o guincho para limitar a suspensão dianteira nas subidas ingremes ja que soldei um gancho no eixo mas antes disso ja passei alguns sustos."

Logo é ESSE o real motivo de certas modificaçães, mas claro cada um faz como quer e usa os pneus do tanho que lhe convém ehehehe

Rubens

um cj5 original tem 80 " de entre-eixos ?

se for isso mesmo, estou usando pneus de 38 ", então tenho exatos 2,11 de relação.

caramba, tomba mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs

muitas vezes tenho que usar cinta para segurar o jeep, senão já era.

valew
  • 19/08/2009, 16:58
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por mrcrema Ver Post
    Rubens

um cj5 original tem 80 " de entre-eixos ?

se for isso mesmo, estou usando pneus de 38 ", então tenho exatos 2,11 de relação.

caramba, tomba mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs

muitas vezes tenho que usar cinta para segurar o jeep, senão já era.

valew

exatamente

segundo o calculo do sandro, o meu jeep aguenta até 35" sem entrar na relação critica de 2,6 ficando com 2,71 os 38 seriam já um pouco a menos do 2,6

e claro isso tudo depende da altura tb etc
  • 19/08/2009, 17:31
    JCJ
    É isso aí !!!

Nem só de eixo de Rural e pneu grande vive um Jeep, existe tambem a proporção de comprimento !
    Só que a maioria troca apenas eixo e pneu porque é bem mais facil do que alterar o chassi !

Quanto mais largo e comprido, mais estável !

[]´s
    JCJ
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:09.