Powered by vBulletin

Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 35 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/08/2011, 17:10
    Dic3
    Eu tenho alguns aqui inclusive sao SMD, se quiser pra fazer um teste te mando, acho que da pra mandar por carta simples.

Manda o endereco
  • 25/08/2011, 17:16
    sraposo
    Atenção à abertura muito pequena do platinado, pois vai aumentar o ângulo de permanência e vai fazer com que esta bobina e o módulo esquentem ainda mais. Esta bobina tem resistência muito baixa no primário e estes módulos de ignição fazem com que ela opere com ciclo de carga alto sempre, muito maior do que seria o recomendado.
    Certifique-se de que este módulo suporta a corrente que esta bobina vai demandar.

Abraços
  • 25/08/2011, 17:50
    Rogério Barthy
    Rafaminc,
    Como costumam falar aquí região onde moro, "Não é prá me gambá não" mas.... minha viatura está com dois cilindros de 7,5 m³ e em estrada (BR) ele está fazendo por volta de 165 Km de autonomia, ou seja, saio aqui de Resende, sigo a Dutra até o RJ, linha Vermelha, Ponte Rio/Niterói e o gnv acaba no meio da Ponte junto ao vão central.
    Tenho instalado a ignição eletrônica + o DIS que acho eu um dos melhores ítens adquiridos para meu Jeep CJ-5 BF-161 e 3 marchas, já estando instalado à mais de 2 anos sem que tenha sido preciso nenhuma manutenção (a viatura está no mecânico fazendo uma preventiva para as férias que começam em meados de outubro).
    Rogério
  • 25/08/2011, 18:36
    jkdaniels
    2 Anexo(s)
    Pra tirar a dúvida de vez!
    Aos entendidos: fiz nos anexos 2 modelos da ordem de ignicao e ligacao dos cabos no bf 161, por favor confirmem se o correto é o motor vermelho ou o motor azul.

Obrigado.
  • 25/08/2011, 18:46
    chinelao4x4
    Citação:

Postado originalmente por Rogério Barthy Ver Post
    Rafaminc,
    Tenho instalado a ignição eletrônica + o DIS que acho eu um dos melhores ítens adquiridos para meu Jeep CJ-5 BF-161 e 3 marchas, já estando instalado à mais de 2 anos sem que tenha sido preciso nenhuma manutenção (a viatura está no mecânico fazendo uma preventiva para as férias que começam em meados de outubro).
    Rogério

colega, instalei no meu ohc á pouco a igniçao eletronica comprada na gama, vem o distribuidor(sem mais o platinado) e um modulo, comprei a bobina correta pra ele e tal... nao vi muita mudança em relaçao a´ antes, tambem estava "zeradinho" , mais se meu cao fizesse xixi no pneu, ele ja nao pegava, por isso eu troquei , porem mesmo assim tive problemas com agua...
    li que vc tem igniçao + DIS, poderia me dar mais explicaçao? este DIS , resolve meu problema ?
    Tenho aqui uma outra NOVA, NA CAIXA, SEM USO , igniçao eletronica pro ohc 4cc.
  • 25/08/2011, 20:57
    edgar
    Daniel, o esquema2 (motor vermelho) é o certo em parte.

O 1 é na posição 6, tem que ir movendo os cabos ate que o 1 fique do lado oposto....a não ser que quando montaram a fenda da bomba de oleo ficou girada 180º
  • 26/08/2011, 00:32
    jkdaniels
    Beleza Edgar, acho que esse lance do 1 é o meu caso pois eu fiz o desenho conforme estava o 1 no meu distribuidor.
  • 26/08/2011, 07:46
    edgar
    Sergio, realmente o angulo de permanencia deveria ficar igual ao do carro doador. Vou pesquisar estes dados nos manuais do gol. Neste caso, tambem a abertura das velas vai influenciar e o tipo dos cabos (supressivos). Talvez o mais simples seja monitorar a temperatura da bobina e do modulo no uso mais intenso.
    Minha pistola de ponto não tem o medidor de angulo, uma pena, vou ver se descubo como avaliar o angulo a mão mesmo.

Obrigado pelas dicas !
  • 26/08/2011, 08:07
    sraposo
    Olá, Edgar.

Na verdade, ângulo de permanência é um parâmetro de interesse quando se trata de um sistema de acionamento dependente de um mecanismo. A informação que você obter no manual não será adequada a esta adaptação usando bobina plástica. A solução deve considerar os componentes e as interações entre eles.
    Se a opção for por usar um módulo de ignição eletrônica comum acionado por platinado, bobina impulsora e sensor Hall, acho mais seguro usar a bobina ORIGINAL e o chamado 'fio resistivo', 'fio resistência", "resistência" ou resistor, se este for prevista para o módulo+bobina.

Bobinas plásticas tipicamente possuem uma resistência BEM inferior às das bobinas asfálticas, fazendo com que a corrente de chaveamento aumente e leve o módulo a uma condição de sobrecarga. Se vai queimar em minutos ou meses, depende das especificações dos itens utilizados. Se o resistor for adicionado ou aumentado, a corrente poderá não atingir valores perigosos parao módulo, mas em compensação a tensão de saída da bobina ficará menor, em outras palavras, a centelha vai ficar mais fraco do que a bobina pode entregar... quem sabe ficando igual ou até mais fraca do que a centelha que seria obtida com o sistema original. Estou fazendo um comentário genérico, sem usar números. Somente com as especificações das peças se pode prever o resultado.

Se for aplicado um ângulo de permanência pequeno, a bobina (e o módulo) trabalharão menos quentes, mas poderá haver falha de ignição nas rotações mais altas. É um teste bem fácil de fazer, até. Se você for diminuindo a abertura do platinado, vai perceber que a falha de ignição passa a acontecer em rotações cada vez mais baixas. Não vale fazer este teste com o carro parado. Possível que um ângulo de permanência muito pequeno até não gere falha perceptível ao acelerar o motor sem carga!
    Se, ao contrário, o ângulo de permanência for aumentado demais, poderá ocorrer falha de ignição também nas rotações altas e, CERTAMENTE, bobina e módulo trabalharão BEM mais quentes, por causa da sobrecarga AINDA maior.

Nem tudo que NÃO se queima na hora em que é ligado ou nos primeiros minutos significa que a condição é segura!

Abraços!!
  • 26/08/2011, 08:56
    Rogério Barthy
    Chinelao4x4,
    Converse com o Sergio Raposo da Motor Spice, que ele te dará todas as dicas e informações técnicas e práticas. Eu já tinha instalado a ignição eletrônica e a viatura melhorou bem pouco (somente não precisava ficar regulando o platinado e nem saía do ponto), mas quando instalei o DIS, a melhora foi muuuuito grande, quanto na potência quanto na economia, sendo visivel e audível a diferença tanto para ligar, manter ou acelerar o motor, com a mudança na rotação limpa e crescente e rápida, sem ratear ou engasgos. Converse com o Sergio e veja as opções de configuração que vc poderá optar para a sua viatura, que em caso de andar muito em brejos, alagados ou rios, ele poderá indicar a opção de quase anfíbio e que não lhe deixará na mão.
  • 26/08/2011, 09:18
    Rafaminc
    Citação:

Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu tenho alguns aqui inclusive sao SMD, se quiser pra fazer um teste te mando, acho que da pra mandar por carta simples.

Manda o endereco

Dic, você tem os de 150º? Se sim, veja quanto você quer para negociarmos...

Abç

Rafael
  • 26/08/2011, 09:31
    Dic3
    Rafaminc nao sei qual temperatura ele aguenta, me passa o endereco por mp que te mando.

Bom, se nao teve custo pra mim entao nao tera pra vc tbm.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 35 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:08.