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Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

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  • 22/12/2011, 15:58
    Bidu
    Ola Wesh, Boa Tarde! Quando eu tinha BF 161 Tive muito problema para religar o motor quando estava quente e na época estava sem latinhas para comprar um kit de ignição eletronica, então procurando uma alternativa na internet achei um aparelho de um cara que se chama "Marcelo Tonella" comprei o aparelho dele e não tive mais problemas (não sei se dei sorte). Tem uns filmes dele no Youtube. Ah! O aparelho custou R$ 60,00. Abr.
  • 22/12/2011, 16:06
    jkdaniels
    Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.
  • 22/12/2011, 16:14
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por weshwesh Ver Post
    Estou com uma duvida gente... seguindo essa pagina, logicamente a bobina impulsora de um motor 6 cilindros deveria ter 6 nucleos de induçao. Mas neste pdf da Bosch a referençia da bobina impulsora de todos as Opalas sao iguais... pior ainda, é a mesma referençia que a do Fusca 1300 !! Alguem poderia me explicar direito ? E importante entender para puder escolher qual a bobina impulsora certa ;)


    Boa tarde prezado ! a bobina apenas gera o pulso que irá controlar o módulo de ignição, quem determina quantos pulsos são gerados é a "aranha", se o seu motor fosse um V8 a aranha teria 8 pontas, fazendo uma analogia : a aranha equivale aos ressaltos do eixo na ignição com platinado . . . consegui explicar ? um abraço !
  • 22/12/2011, 16:17
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.


    Boa tarde prezado ! esse fim de semana, remexendo numa caixa de bagulhos eu vi o distribuidor antigo do BF da minha exposa, se interessar eu posso fazer o meio de campo com ela . . . um abraço !
  • 22/12/2011, 16:51
    weshwesh
    Citação:

    Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    a bobina apenas gera o pulso que irá controlar o módulo de ignição, quem determina quantos pulsos são gerados é a "aranha", se o seu motor fosse um V8 a aranha teria 8 pontas, fazendo uma analogia : a aranha equivale aos ressaltos do eixo na ignição com platinado

    Mas uma aranha de 6 pontas com uma bobina impulsadora de 4 polos gera 12 pulsos a cada giro...
  • 22/12/2011, 17:47
    Bidu
    Citação:

    Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.

    Oi Daniel, tenho 2 Bf véio lá no sitio e estou indo pra lá amanhã um deles deve ainda ter o distribuidor, se tiver eu dou um toque depois do natal e vejo se tem "PAC" para pagar no recebimento, eu mando pra vc. e quanto a motor eu arrumei um cara que tinha um opala 4 Cil. todo acabado tirei o motor a direção hidraulica a coluna e mais umas pçs. O motor eu já coloquei e estou quase no paraiso, só falta eu aplicar a formula dos "Opaleiros do Paraná" para poder injetar o bicho e chegar no paraiso. Abç.
  • 22/12/2011, 18:21
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por weshwesh Ver Post
    Mas uma aranha de 6 pontas com uma bobina impulsadora de 4 polos gera 12 pulsos a cada giro...

    Olá ! a aranha trabalha como um par, não é possível usar a fixa de 4 com a móvel de 6, é aranha de 4 pernas com a outra de 4 pernas, e asssim por diante . . . os pulsos são gerados quando ela alinham as pernas, a bobina que capta os pulsos pode ser até a mesma, um abraço !
  • 22/12/2011, 18:27
    CJ 60
    Citação:

    Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Bidu, passei por uma situacao semelhante a tua e tambem adquiri o módulo do tonella, que na verdade é uma ignição assistida. Realmente, comigo funciona bem, coloquei em fevereiro deste ano e o platinado continua zerado desde então (antes trocava 1 por mês). Também dei sorte, ele funciona bem e melhorou tanto o consumo como eficiência. Porém estou bolado com meu distribuidor, fui ver um novo e custa quase a mesma coisa que um de ign. eletrônica, o meu tá com o ressalto do eixo muito gasto, tive de deixar a distância entre as lâminas do platinado no mínimo pra ter ignição em todos os cilindros (antes de chegar a esse problema falhavam 2 cilindros do bf véio). Embora o pessoal todo fale muito bem do equipamento da Motorspice (eu já olhei dezenas de vezes o site deles e os videos) no meu caso acho que não vale a pena pois minha intenção no final de 2012 é colocar outro motor na viatura. Adiei essa troca mais um ano pq simplesmente eu não tenho ainda uma posição correta a respeito de que motor colocar, tenho duvidas se vou pra um opala 4, ou um vortec, ou um gm 2.2 ou quem sabe um diesel? Enquanto não tiver essa resposta não posso trocar levando em conta apenas o achômetro. Como meu BF tá funcionando bem agora, vou levando.

    Eu tbm comprei e no meu jeep nao vai bem.. o motor tá "apagando" do nada.. só pode ser essa bendida.. pois bobina e periféricos tudo novo.. ennfim comprei ig eletronica achei um kra q vendeu pelo mercado livre num preço razoável, com todos os periféricos e bobina.. agora só instalar.. qdo fizer coloco nos classificados esse modulo assistido a um preço simbolico.. pra alguem que quiser tentar mandar ver..
    abç
  • 22/12/2011, 19:08
    weshwesh
    Citação:

    Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    a aranha trabalha como um par, não é possível usar a fixa de 4 com a móvel de 6, é aranha de 4 pernas com a outra de 4 pernas, e asssim por diante . . .

    Ok, quer dizer entao que so pode ser a bobina impulsadora do opala 6cc funcionando com a aranha do mesmo ;)
    Mas entao esse documento da Bosch deve estar errado...
  • 22/12/2011, 19:29
    Jacimar
    Citação:

    Postado originalmente por weshwesh Ver Post
    Ok, quer dizer entao que so pode ser a bobina impulsadora do opala 6cc funcionando com a aranha do mesmo ;)
    Mas entao esse documento da Bosch deve estar errado...

    Olá ! pelo arquivo que você postou, e pelo que me lembro quando instalei a ignição do Opala na C-10, a bobina de impulsão é uma peça separada, ou seja, serve para o 4 ou 6 cilindros, e até mesmo - Fusca - me arrependo de não ter fotografado tudo na época mas no google você acha imagens de tudo . . . imagine um alternador, a frequencia e ditada pelo número de polos do mesmo, assim é o conjunto do distribuidor ! um abraço !
  • 23/12/2011, 07:20
    jkdaniels
    Citação:

    Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Eu tbm comprei e no meu jeep nao vai bem.. o motor tá "apagando" do nada.. só pode ser essa bendida.. pois bobina e periféricos tudo novo.. ennfim comprei ig eletronica achei um kra q vendeu pelo mercado livre num preço razoável, com todos os periféricos e bobina.. agora só instalar.. qdo fizer coloco nos classificados esse modulo assistido a um preço simbolico.. pra alguem que quiser tentar mandar ver..
    abç

    Wilson, dá uma olhada na bomba de gasolina ou no carbura, apagar do nada pode ser só falta de comida pro bf. O problema é esse, depois que mexe numa coisa, tem que mexer noutra e ai vai...

    Abração.
  • 23/12/2011, 08:31
    maxdelta
    Citação:

    Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Eu tbm comprei e no meu jeep nao vai bem.. o motor tá "apagando" do nada.. só pode ser essa bendida.. pois bobina e periféricos tudo novo.. ennfim comprei ig eletronica achei um kra q vendeu pelo mercado livre num preço razoável, com todos os periféricos e bobina.. agora só instalar.. qdo fizer coloco nos classificados esse modulo assistido a um preço simbolico.. pra alguem que quiser tentar mandar ver..
    abç

    As vezes o módulo da ignição pode estar ruim! Vc acha em ferro velho, só q tem q procurar pq nem todos servem!
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