Powered by vBulletin

Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 35 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/08/2011, 15:09
    4X4GARAGE
    pega um medidor de compressao,retire as velas do seu motor,meça a compressao de todos ,depois coloque oleo em cada cilindro a medida que for refazer a comparaçao de compressao,se aumentar mais de 30% a pressão são seus aneis que foram pro saco!
    []s
  • 01/08/2011, 15:51
    sraposo
    Matrakaum, você ainda tem o distribuidor original ou tem como conseguir um emprestado para você testar no teu carro e ver se o motor funciona direito?
  • 01/08/2011, 22:26
    Rafaminc
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Pelo Jeito vou ter quer mexer no motor do Caroço. Ao que tudo indica é falta de compressão.
    Agora, como saberei se o problema está no motor ou no cabeçote?

Bom, existem duas situações:
    1º Se antes de começar a mexer na distribuição, seu motor já estava fumando muito, seu problema deve estar nos pistões/camisas/anéis.
    2º Se não queimava óleo e está sem compressão, o assentamento das válvulas foi pro pau, então não economize. Troque o que estiver ruim, válvula, sede, guia...senão corre o risco de ter que fazer o serviço 2x, como foi no meu caso, pois fui inventar de assentar as válvulas do bloco em casa e ficou bom durante uns 10km, depois voltou a ficar uma M...
  • 01/08/2011, 22:40
    Fabiano Willys CJ5 1959
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Pelo Jeito vou ter quer mexer no motor do Caroço. Ao que tudo indica é falta de compressão.
    Agora, como saberei se o problema está no motor ou no cabeçote?

Matrakaum,

pra saber se o motor tem problema de compressão nos cilindros, vai precisar utilizar um manomêtro para realizar a medição em cada um deles.
    Normalmente qualquer oficina simples tem o manometro. Pesquise o valor de compressao nominal no manual do jipe e compare pra saber se esta correto ou não.
    Abraço,
  • 08/08/2011, 15:48
    matrakaum
    Veja,
    Ele parou c/o distribuidor original...aí um iluminado disse que era o distribuidor que tava c/ pau...já que eu tinha vontade de trocar...troquei. E nada de funcionar.
    Se ele fumava..fumava, mas não era uma lenha não. Coisa pouca mesmo.
    O Rapaz da CJ Check-up, não lembro o nome dele, foi mto gente fina comigo, disse que tem que dar mais de 100 no manometro...mas não falou deste negócio de jogar óleo nos pistões.
    Acho que vou comprar um manometro destes.

Esqueci...qto será que fica a retifica completa do cabeçote...Acho, inclusive, que tinha um amigo aqui oferecendo o dele retificado por 250...Robertux eu acho.
  • 25/08/2011, 15:28
    edgar
    4 Anexo(s)
    platinado com bobina do gol MI e modulo do gol MI
    Objetivo:
    fazer uma ignição assistida, usando a bobina do gol MI

para não ter que usar mais o condensador
    para não mexer muito no distribuidor
    para não comprar um destes modulos caseiros do mercado livre
    para não ter que fazer um circuito seguindo um esquema não muito confiavel
    para ser mais resistente a agua que o ultimo que eu fiz baseado no esquema do planeta buggy
    para ficar mais facil de trocar por peças existentes no mercado

Comprei no mercado livre uma bobina generica e um modulo. A bobina nem numero tinha direito...só dizia na caixinha o que esta no anuncio. O modulo é brasileiro (curitibano por sinal), vai junto a imagem da frente da caixinha dele. Nas auto-peças do bairro me pedirem 100 pilas só no modulo, mais 100 numa bobina 2º linha ou 180 numa bosch.

A briga é conseguir o conector do modulo, como não achei aqui na região, comprei uns conectores soltos (são menores que os normais de caixa de fusivel) e soldei nos fios.

Para não dar curto entre eles dei 2 voltas de fita isolante em cada um, assim ficam totalmente encapados
    Como não consegui o conector da bobina, fiz a mesma coisa para ligar a bobina, é o mesmo tipo de terminal.

Na bobina esta gravado no plastico em alto relevo qual é o lado positivo e o negativo.

O fio azul e o preto, tem que ser rasoavelmente gossos, mas não muito, pois os conectores são beeem pequenos, peça um fio que aguente seus 7 ou 8 amperes...eu coloquei no olhometro o que tinha à mão.

Tire o condensador ! Ou pelo menos solte ele (eu deixei o meu no lugar... só soltei o fio)

Logico que a alimentação (fio vermelho) é depois da chave de ignição !

O fio roxo (terminal 6) vai pro platinado

Por sugestão do nosso amigo DIC3, fechei ao maximo o platinado....no original são 0,2mm e deu resultado muito bom

Tive que girar o distribuidor no sentido anti-horario quase que até o fim da regulagem de ponto. Mas ai vai de cada um. Como o sitribuidor esta ligado na engrenagem da bomba de oleo, as vezes um dente para ca ou para la fazem diferença.

Meu procedimento foi assim:

Ainda com o sistema antigo, deixei o motor esquentar, assim fica mais facil de ligar nos testes (com o motor quente meu carro liga sem ter que acelerar).
    Fixei a bobina e o modulo
    Liguei todos os fios
    Para ligar o cabo da "bobina -> distribuidor" tive que "ajustar" o conector do lado da bobina com um alicate pois não encaixada direito.
    Desconectei o caondensador
    Soltei um pouquinho o distribuidor
    Botei meu filho para dar partida e enquanto isso fui girando o distribuidor de um batente da regulagem de ponto até o outro.

Tem que tomar MUITO cuidado pois a bobina velha da perto de 13mil volts (nem doi tanto assim) mas estas bobinas novas, ouvi dizer que dão perto de 40 mil volts.

Acho que não mata, mas todo cuidado é pouco ! No gol tem uma etiqueta alertando que o choque é perigoso...

Eu usei uma luva de couro e cuido para não encostar na lata do carro nesta hora.

Não custa revisar os cabos de vela, a tampa do distribuidor e o carvão central da tampa e talvez botar um platinado novo.

Novamente, de acordo com o DIC3, pode-se abrir o gap das velas até perto de 1mm, que a bobina vai aguentar (eu não fiz por vagabundagem)

Ja estou ha 10 dias usando o sistema, a bobina parafusada no alternador do celta (baita serviço porco) e o modulo preso com arame perto do carburador.

O que melhorou:
    Nas manhas curitibanas de 2 graus é muuuito mais facil de ligar
    A lenta é outra coisa, muito mais uniforme. A impressão que tinha que antes vivia falhando um que outro pistão...meio aleatorio. Agora, parece que não perco uma compressão sem queimar direito
    O consumo ? sei la, tenho a impressão que melhorou, mas não não tenho certeza ainda

O Dicesar, se pisei na bola em alguim ponto ja vai botando as correções !
  • 25/08/2011, 15:42
    Dic3
    Pisou na bola em nao me falar que voce precisava do conector da bobina, eu tenho em casa. Mas quando voce for montar em definitivo te arranjo!

Proximo passo, sistema hall. Certo? Só precisamos de um distribuidor velho pra usar de cobaia hahahaha
  • 25/08/2011, 16:30
    Rafaminc
    Citação:

Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Pisou na bola em nao me falar que voce precisava do conector da bobina, eu tenho em casa. Mas quando voce for montar em definitivo te arranjo!

Proximo passo, sistema hall. Certo? Só precisamos de um distribuidor velho pra usar de cobaia hahahaha

Puts, me arrependo de ter trocado meu sistema hall feito em casa (igual ao do planeta buggy) pelo distribuidor do opala 6cil + módulo bosch.
    Nunca mais consegui fazer a mesma média de Km, após a troca (pior foi ter jogado fora 300 conto). Hoje o Jeep está 20% mais gastão e não melhorou em nada a força.
    O único cuidado é no sensor é a questão da temperatura. pois tem que aguentar mais de 100º, senão começa a falhar quando o motor esquenta.
    Acho que o ideal seria manter o distribuidor original, conseguir o sensor hall de um distribuidor qualquer, adaptar dentro e jogar esse sinal no esquema que o Edgar montou. Daí sim, é só alegria...
  • 25/08/2011, 16:50
    Dic3
    Rafaminc, nao pensou em colocar uma aranha para delimitar o "tempo" do campo magnetico? Acho que isso melhoraria o consumo
  • 25/08/2011, 17:03
    junior braga
    ja sofri a bessa com um bo aqui no distribuidor....

minha sugestão:

volte tudo ao original, pega o manual e segue todos os procedimentos de regulagem do distribuidor...feito isso tem que funfar...
    ..senão o problema está no motor/aneis/cabeçote.
  • 25/08/2011, 17:06
    Rafaminc
    Citação:

Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Rafaminc, nao pensou em colocar uma aranha para delimitar o "tempo" do campo magnetico? Acho que isso melhoraria o consumo

Pior que na época eu já tinha comprado os 6 imas e feito uma arruela de nylon onde eles foram fixadas. Só depois eu vi que poderia ter feito a aranha interrompendo o campo e usar só um imã.
    Mas mesmo na minha divisão feita a mão, o consumo tinha ficado 100%. Conseguia fazer em média 120km com 15m de GNV e hoje só rende 100km com o distribuidor do opala, e olha que já tentei regular de tudo que foi jeito além de reformar todo o distribuidor. Troquei aranha inferior e superior, mas os avanços nunca ficam bons...

Tô a procura de um sensor compatível com o A3240 LUA para voltar aos experimentos, pois o que achei na época era com terminação EUA e só aguentava 85º. Então após 15 min andando, começava a perder a força do sinal e o Jeep ficava uma M de andar.
  • 25/08/2011, 17:09
    Rafaminc
    Pra quem gosta de inventar um pouco, segue a idéia que copiei:

::Sensor Hall de distribuição eletrônica::
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 35 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:41.