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Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

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  • 07/07/2011, 11:00
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Bom Dia!!!
    Primeiro quero agradecer todas as respostas e a aula do Rapos. Mto obrigado!!!
    Agora não entendi o que é esta "aranha". Tem alguma foto para eu reconhecer?

    abço,


    distribuidor

    Observe na vista explodida o ítem 9 (lado esquerdo). Existe um sanduíche de chapas onde o imâ fica montado no meio. As 3 pernas são as responsáveis por conduzir o campo magnético.
    Quando comprei o meu distribuidor, ele funcionou só no primeiro dia, depois começou a fazer isso da faísca quando deslig a chapa.
    Desmontei tudo, testei a força do imâ e precisei retirar os rebites para vira-lo e montar denovo.
  • 08/07/2011, 11:40
    matrakaum
    Vejam só... Após uma correria atrás de um eletricista resolvi, eu mesmo, ir testando.
    Comecei pelo mais óbvio, ao menos, ao meu pensamento.
    Se não tem faísca no cabo que saí da bobina, provavelmente, não está chegando energia.
    Vamos lá...
    Peguei o Multimetro, do mesmo jeito que testo as baterias, julguei, que é o jeito de testar a bobina, liguei no DCV. Aterrei a bobina, virei a chave e vi que chega 12 v. Pensei..."Se chega tem que sair. Não tá saindo é o cabo"
    Troquei o cabo por um que estava em outro carro funcionando. E...nada!!!!
    E agora...?????
  • 08/07/2011, 13:45
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Vejam só... Após uma correria atrás de um eletricista resolvi, eu mesmo, ir testando.
    Comecei pelo mais óbvio, ao menos, ao meu pensamento.
    Se não tem faísca no cabo que saí da bobina, provavelmente, não está chegando energia.
    Vamos lá...
    Peguei o Multimetro, do mesmo jeito que testo as baterias, julguei, que é o jeito de testar a bobina, liguei no DCV. Aterrei a bobina, virei a chave e vi que chega 12 v. Pensei..."Se chega tem que sair. Não tá saindo é o cabo"
    Troquei o cabo por um que estava em outro carro funcionando. E...nada!!!!
    E agora...?????

    Amigo, faz o seguinte, tenta fazer pegar no tranco, sem a ajuda do motor de arranque. Se pegar vc poderá ter duas hipóteses:
    1º O motor de arranque está roubando muita energia e a ignição eletronica fica fraca.
    2º O sinal do distribuidor está fraco (problema do imâ). Estes distribuidores indutivos funcionam com rotação mínima, e se o campo está fraco, vc precisa de mais rotação para gerar faísca. Tenta fazer o motor girar mais rápido que a partida no motor de arranque.
    Não funcionando assim, volta pro platinado e devolve esta ignição com problema.
  • 08/07/2011, 14:08
    matrakaum
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Amigo, faz o seguinte, tenta fazer pegar no tranco, sem a ajuda do motor de arranque. Se pegar vc poderá ter duas hipóteses:
    1º O motor de arranque está roubando muita energia e a ignição eletronica fica fraca.
    2º O sinal do distribuidor está fraco (problema do imâ). Estes distribuidores indutivos funcionam com rotação mínima, e se o campo está fraco, vc precisa de mais rotação para gerar faísca. Tenta fazer o motor girar mais rápido que a partida no motor de arranque.
    Não funcionando assim, volta pro platinado e devolve esta ignição com problema.

    Rafaminc,
    Tem como eu testar se o Motor de Arranque está roubando mto energie e testar, tb, o sinal do distribuidor?
    Toh falando isto, pois, o Jeep está em um lugar osso de empurrar. Teria que arrastar c/ um carro pra depois dar o tranco.
  • 08/07/2011, 15:39
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Rafaminc,
    Tem como eu testar se o Motor de Arranque está roubando mto energie e testar, tb, o sinal do distribuidor?
    Toh falando isto, pois, o Jeep está em um lugar osso de empurrar. Teria que arrastar c/ um carro pra depois dar o tranco.

    Bom, se o seu motor de arranque estiver forte, girando bem, tenta sacar fora as velas e dê a partida no motor para observar se as centelhas serão geradas.

    Sem as velas, o motor de arranque gira bem mais rápido, e com essa velocidade a mais as faiscas provavelmente serão geradas, daí vc já pode pensar que o problema está no distribuidor.

    Outro teste que pode fazer, caso o acima tenha dado certo é pegar mais uma bateria, fazer uma ponte com cabos grossos e tentar ligar. Se funcionar, eu diria que a bateria original não tem força suficiente para girar o motor de arranque na velocidade mínima para o sensor do distribuidor gerar o sinal para o módulo. (lembra que falei que o hall era melhor, pois a centelha era gerada em qualquer rotação)...

    Se com algum dos testes funcionar, vai atrás do esquema da polaridade do imâ. Senão sempre que a bateria estiver um pouco fraca, vai ter problemas.:parede:
  • 09/07/2011, 10:14
    matrakaum
    Acho que não vai sair faíscas nas velas, pois, não vem faísca do cabo que vem da bobina.
    Queria testar o Distribuidor para ver se ele tá dando o sinal (sei lá, me falaram que vem um sinal dele para o CDI e este envia um pra bobina para daí sair a faísca).
    O que vc. acha?
  • 09/07/2011, 11:46
    vavarusso
    Inição eletronica
    Pessoal, Tem jeep que já saiu de fabrica com iginição eletronica? Se sim. Que ano? Desculpem a ignorancia.
  • 10/07/2011, 09:53
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Acho que não vai sair faíscas nas velas, pois, não vem faísca do cabo que vem da bobina.
    Queria testar o Distribuidor para ver se ele tá dando o sinal (sei lá, me falaram que vem um sinal dele para o CDI e este envia um pra bobina para daí sair a faísca).
    O que vc. acha?

    Se quer testar o distribuidor, faça o que descrevi antes, retira ele fora e gira a haste com a mão (rápido).
    Se pular várias centelhas no cabo que sai da bobina, veja a questão da baixa velocidade do seu motor de arranque ou a polaridade invertida no distribuidor.
    Esse distribuidor funciona como um motor elétrico DC. Quanto mais rápido vc gira o rotor, mais forte o sinal fica...
  • 11/07/2011, 11:00
    matrakaum
    Rafamin vc. é um ANJO...
    Foi girar c/ a mão e saiu toneladas de faísca. Então é motor de arranque!!!????
  • 11/07/2011, 11:28
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Rafamin vc. é um ANJO...
    Foi girar c/ a mão e saiu toneladas de faísca. Então é motor de arranque!!!????

    Eu tô pra te dizer ainda que é o imã invertido.
    Claro que se o seu motor de arranque estiver muito lento, também não vai funcionar.

    Tenta fazer a ponte com outra bateria. Se a rotação do motor melhorar e ainda não gerar faísca, vc vai precisar desmontar o distribuidor para inverter aquela porquera de imã.
    Foi a única coisa que resolveu o meu problema.

    Já que vc tirou o distribuidor fora, tira a tampa, pega uma chave de fenda pequena ou uma arruela grande e encosta numa das 3 pernas. Veja se a imantação está forte ao ponto de segurar o metal grudado.

    Pra vc ter uma idéia, quando desmontei meu distribuidor, o mala que me vendeu e reformou aquela B... além de montar o imâ virado, tinha soldado as perninhas com oxigênio + latão, sendo que o latão não conduz o campo magnético. Hoje mandei cortar no laser as duas aranhas (a de 3 e a de 6 pernas), e vou refazer o conjunto.
  • 12/07/2011, 09:38
    matrakaum
    Mas o fato de qdo giro c/ a mão saí faísca não prova que o distribuidor está bom?
  • 12/07/2011, 09:59
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Mas o fato de qdo giro c/ a mão saí faísca não prova que o distribuidor está bom?

    Não, pq mesmo se o campo estiver fraco devido a inversão do imã, com uma rotação mais alta que a do motor de arranque o sinal vai ser gerado. Esse distribuidor funciona como um motor elétrico de corrente contínua. Quanto mais rápido vc gira o eixo, mais forte fica o sinal que comando o módulo.

    O meu também gerava faísca quando eu tocava com a mão, mas quando montava devolta no BF, o problema retornava.

    Se vc tirar as velas e der a partida com o motor livre, vai ver que as faíscas pulam corretamente. Mas quando o giro do motor cai o sinal fica fraco e o problema volta.
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