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Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

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  • 20/07/2011, 10:54
    matrakaum
    SHOW!!!!
    Agora entendi.
    Então o Pistão sempre sobe a cada volta só que uma vez explode e na outra expele. Logo 1 vez o rotor apontará para ele e na outra não.
    Então, aparentemente, o meu distribuidor está fazendo o correto. Em um giro aponta para primeiro depois aponta para o 5º....agora vou conferir este esquema da rolha. Pois, posso eu, ter errado ao posicionar os cabos. Posso ter entendi o pistão 1 como da explosão qdo na verdade estava expelindo.
  • 20/07/2011, 11:09
    Elison
    Amigo, em uma volta o rotor deve apontar para o 1º cil, na outra para o 6ºcil.
  • 20/07/2011, 12:34
    antonio umino
    Matrakaum, nem precisa de rolha. sem as velas é so tapar com o polegar,o primeiro cilindro .. o pistão sobe e desce. pelo giro do virabrequim
    Então quando desce aspira, e quando sobe comprime o combustivel.(ponto de ignição) a vela dá a faisca e explode

    fazendo descer o pistão. neste momento em que o pistão está no alto e com a polia ma marca da seta. e tem outro

    momento em que quando o pistão sobe não tem pressão, pois está na fase de Escape e a valvula do escapamento

    estará aberta o combustivel queimado vai ser expelido pelo escapamento. espero ter te ajudado.


    Ok. um abraço.
  • 23/07/2011, 22:41
    matrakaum
    Fiz todo o procedimento hj...
    Tirem uma dúvida, sempre, qdo o 1º pistão em PMS o rotor estará apontando para ele?
    Pq., no meu caso, ele não aponta para o lado do 1º Pistão não.
    Bom...tb. o Jeep não pegou.
    Acho que vou levar no Josewal....não toh aguentando mais.
    Aqui perto tem uma mecanica que mexe c/ Jeep mas, em um outro momento, fui fazer um orçamento para troca dos semi-eixos traseiros e o Sr. me pediu 1.000 só de M.O :shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::s hock::shock::shock::shock::shock::shock::shock::sh ock::shock::shock::shock::shock:
  • 24/07/2011, 00:00
    antonio umino
    1 Anexo(s)
    Matrakaum... seguinte. Anexo . parte do manual. Ok.Anexo 303598
  • 24/07/2011, 08:49
    sraposo
    Olá.

    Estou achando que pode estar ocorrendo erro de interpretação porque certas palavras estão sendo usadas em situações diferentes, consequentemente com significados desiguais, mas isso não fica explicito no texto.

    Uma destas palavras é "volta". Virabrequim e eixo do distribuidor estão conectados por engrenagens em uma relação 2:1. Quando o virabrequim dá uma volta completa, o eixo do distribuidor gira metade de uma volta. Dizendo isso de outra forma, uma volta completa do eixo do distribuidor resulta em 2 voltas completas do virabrequim.

    Assim, por exemplo, se o pistão 1 estivesse no PMS no início do teste:
    - após girar o VIRABREQUIM 1 volta, o pistão 1 voltaria a estar no PMS, porém em tempo-motor diferente 360 graus. Se no início do teste ele estivesse no PMS do fim da compressão, 1 volta do virabrequim depois estaria no PMS do fim da expulsão dos gases.
    - após o eixo do distribuidor dar 1 volta, o pistão 1 voltaria a estar no PMS do mesmo tempo motor do início. Se no início do teste estivesse no PMS do fim da compressão, 1 volta do eixo do distribuidor depois ele voltaria ao PMS do fim da compressão.

    Assim, no último post do Elison ("Amigo, em uma volta o rotor deve apontar para o 1º cil, na outra para o 6ºci") ele estava se referindo a 1 volta do virabrequim.

    Com relação ao distribuidor, imagine-o como sendo um interruptor rotativo, o que na verdade é! A bobina disponibiliza alta tensão em sua saída periodicamente (período dependente da rotação do motor). Cabe ao distribuidor (não é a toa que tem este nome) conectar o cabo de bobina ao cabo de vela relativo ao cilindro que está no fim do tempo-motor da compressão ou, em outras palavras, o rotor tem que apontar para o contato da tampa do distribuidor que está conectado com o cabo de vela do cilindro que deve explodir.

    E deve ser lembrado que a citada ordem de ignição "1-5-3-6-2-4" no motor BF161 é cumprida no sentido ANTI-horário!

    Abraços
  • 26/07/2011, 10:40
    matrakaum
    Continuo na luta!!!
    Tirei a tampa de válvulas hj...
    Alinhei o ponto do Vira c/ o PMS do 1º pistão...mas não vi nenhuma marca no comando de válvulas. E, tb, não consegui identificar valvulas em balanço. O que seria isto?
  • 26/07/2011, 11:27
    4X4GARAGE
    matrakaum,pq vc nao leva aqui CJ CHECK-UP
    Av. Horácio Lafer, 873 - Jardim das Flores, Osasco/ SP | CEP 06112-010
    Telefone (11) 3682-6066 ,ele vai resolver rapidinho seu problema
    []s
  • 26/07/2011, 11:32
    sraposo
    É isso aí, Matrakaum.

    Leve à CJ e eles vão descobrir se o distribuidor tem ou não algum problema, se há erro de ligação ou seja lá o que for. Vai sair bem mais barato, pelo menos em tempo e stress!

    Abraços!
  • 26/07/2011, 11:56
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Continuo na luta!!!
    Tirei a tampa de válvulas hj...
    Alinhei o ponto do Vira c/ o PMS do 1º pistão...mas não vi nenhuma marca no comando de válvulas. E, tb, não consegui identificar valvulas em balanço. O que seria isto?

    No BF vc não vai enxergar o comando pela tampa de válvulas, pois ele fica embutido dentro do bloco, agora se vc está enxergando o comando, seu motor é outro.
    Válvula em balanço é quando as duas molas (escapamento e admissão) não estão comprimidas, e se você mexer no balancim, vai sentir uma pequena folga entre a ponta do balancin e a haste que empurra a válvula.
    Concordo com os colegas, leve seu Jeep em um mecânico que entenda bem de elétrica e mecânica que será menos arriscado.
  • 26/07/2011, 13:08
    matrakaum
    Já pensei em levar na CJ...inclusive não estou longe deles. O problema foi que da última vez que estive lá o preço que me cobraram de M.O para trocar a o semi-eixo foi de chorar.... Aí fiquei ressabiado.
    Na verdade estou no meio do caminho entre a CJ e o Josewal. Este último não conheço os valores e nem o serviço.
  • 01/08/2011, 12:21
    matrakaum
    Pelo Jeito vou ter quer mexer no motor do Caroço. Ao que tudo indica é falta de compressão.
    Agora, como saberei se o problema está no motor ou no cabeçote?
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