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Ignição eletrônica em Jeep - mito ou realidade?

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  • 27/06/2011, 08:56
    Dodger
    Citação:

    Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Na foto tem o avanço!

    O meu comprei deste tipo, só q comprei numa auto peças aqui da cidade, sorte, ou azar, o azar é q veio o avanço furado, a sorte é q fui na loja e troquei o avanço, isto é se fosse compra pela net, teria q mandar pelo correio e esperar, esperar...!

    O preço está bom pois já tem a bobina, de alta tampa, O q comprei aqui não veio nem bobina nem a tampa, no total aqui ficou em 550 reais!

    Mas esses avanços a vácuo são fods...o meu veio estragado, já troquei esta porcaria 2 vezes, o primeiro comprei paralelo(Perftubo), durou um tempinho ou pelo menos demorei a ver que tinha estragado e depois coloquei um original de estoque antigo e furou em 2 semanas de uso... Tá lá furado até hj...
  • 27/06/2011, 16:35
    matrakaum
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Kit Ignição Eletrônica Jeep F75 Maverick Rural 4cc OHC NOVO - R$ 499.99 em MercadoLivre

    Será que é o que parece ser? Será que tem os avanços??? Alguém aqui já usa?

    Foi deles mesmo que comprei. Eu fui lá e troquei por um novo...mais 100. Ficou em 500. Coloquei mas o Jeep não funcionou. Deus uns estouros...acho que agora é por no ponto.
  • 01/07/2011, 11:31
    chinelao4x4
    OPS!!!,
    veja bem, existe dois ou tres tipos de distribuidor eletronico, " DIS" , o que eu acabei de instalar, custou 370,00 , na trator gama, adquiri na fenajeep , este possui a tampa com rotor, que se caso entrar agfua ou mesmo suar, falha e para mesmo, porem se vc vedar td com silicone, como eu fiz...? veremos...
    e tem os DIS, que pode fazer do jeep submarino, que mesmo entrando muita agua na tampa, etc.. tem ate videos,!! e realmente o impressionante, que é por um preço bom,...
    este meu , tem dois dias que estou andando com ele, só achei a partida um pouco mais demorada que com o platinado !!, antes eu injetava gasolina, pois é alcool, e pagava no 2 segundo, agora eu injeto e demora uns 4 segundos, e nao dá mais a falhadinha que dava as vzs...
    nao tinha lampada pra por no tempo, apenas marquei a posiçao do rotor, tirei o veio, coloquei o novo na mesma posiçao, e pronto, ligou de boa, na primeira 4 segundos, fui mexendo , mexendo, tirei do ponto,coloquei denovo, num pegava, ficava pesado, e tal.. ate que pegou certinho e ficou assim mesmo,....
    minha bobina não troquei, é a mesma do platinado e condensador , será que tenho que trocar ?
    aproveito e digo, esta chegando as peças, : GUINCHO 9.500 , MESA , SUSP. DE TOYOTA ( KIT) comprei na fena tambem, um serralheiro de mão de obra cobrou 600,00 conto pra fazer o serviço, ta caro ?
    abrçs
  • 01/07/2011, 12:03
    sraposo
    Já que você agora tem ignição eletrônica, deveria usar uma bobina própria para isso! A bobina para platinado funciona, claro, mas ela não permite aproveitar a centelha "mais potente" que o novo sistema possibilita. Com a mudança que você fez, apenas se livrou do platinado, o que já é uma grande coisa. rsrsr

    Abraços
  • 01/07/2011, 16:16
    dsamaz
    bobina
    Está esperando o quê para trocar? Troca logo!

    Gente com platinado coloca bobina de ignićão eletrônica... E o pessoal com ignićão deixa com bobina para platinado. Vai entender estes jipeiros...


    Coloca a kw12v (vermelhas) da bosch. Utilizam este código todas com numeraćão acima de 059. Você pode comprar Marflex também, todas com código igual ou maior que 059.
    Você terá centelha + forte (maior tensão), que se reflete em mais potência, mais economia de combustível, maior durabilidade das velas, e até no óleo do motor você terá reflexo, pois com uma queima melhor, vai menos resíduos a se misturar ao lubrificante.

    Dá uma olhada nas resistências delas: Ignio - Bosch do Brasil - Autopeas - Automveis e Oficinas
    Pela tabela do site acima, você entende porquê as bobinas de platinado (e12v e k12v) não são adequadas. O módulo espera uma bobina com resistência próximo a 1,x ohm e encontra uma com 3ohm... Imagina o que acontece? Simples, o módulo não vai esperar a bobina "encher", isto eu garanto.
    Ocorre que a bobina q vc tem, além de ser fraca ainda vai trabalhar com energia aquém do que precisa, ficando ainda mais fraca.

    Então, chega-se a conclusão que se for manter a bobina original (e12v ou k12v, prata ou azul), é melhor manter o platinado, e não a ignićão eletrônica. O platinado não daria mais corrente, porém ele a daria em mais tempo, possibilitando que a bobina trabalhe com potência total.


    T+
    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por chinelao4x4 Ver Post
    OPS!!!,
    [...]
    minha bobina não troquei, é a mesma do platinado e condensador , será que tenho que trocar ?

    [...]

  • 06/07/2011, 09:51
    matrakaum
    Até que enfim um kra veio mexer no Caroço. Mas apareceu um problema sinistro.
    Mesmo fazendo a ligação direta da bobina c/ a bateria não vem faísca. E, por incrível, vem uma faísquinha somente qdo se pára de dar a partida.
    Ele pediu para chamar o eletricista. Aí fica a dúvida. O que poderá ser isto?
    O motor gira mas não tem faísca...aí qdo vc. solta o dedo do botão de ignição sai uma faísca!!!!!:-?:-?:-?:-?:-?
  • 06/07/2011, 10:04
    sraposo
    Isso tem todo jeito de mau contato na fiação/conexão entre o polo positivo da bateria e o motor de arranque e/ou entre o polo negativo e o arranque.

    O motor de arranque possui uma resistência MUITO baixa, com grande potencial de causar uma divisão de tensão significativa, causando uma voltagem (bem) mais baixa sobre ele e os outros consumidores elétricos enquanto o motor de arranque está energizado, resultando na tal centelha fraquinha. Quando você tira a chave da posição de partida e o motor de arranque é desconectado, a tensão na linha de alimentação sobe e a centelha fica (mais) forte/menos fraca. Como o virabrequim ainda se movimenta um pouco pela energia acumulada depois de o arranque ter sido desligado, o eixo do distribuidor gira e ainda gera pulsos, comandando a ocorrência da centelha.

    Mau contato (o famoso "osmar") é causa de inúmeros problemas intermitentes ou constantes, dependendo do contexto, muitas vezes resultando em fenômenos considerados estranhos e até "sobrenaturais" rsrsr. Qualidade de conexões elétricas costuma ser algo negligênciado, desacreditado e/ou mal compreendido, muitas vezes sendo a causa única ou principal de diversos problemas que fazem as pessoas trocarem peças boas achando que o problema está nelas.

    Um bom eletricista vai ter pelo menos noção do que significa malhas de corrente, divisores de tensão, linhas de retorno e outras coisas básicas, permitindo que ele até descubrar o(s) ponto(s) problemáticos apenas fazendo mediçÕes, sem trocar mada, sem desmontar nada.

    Boa sorte aí!
  • 06/07/2011, 10:20
    matrakaum
    Vc. poderia me ensiar ter certeza de que seja no Motor de Arranque? Algum tipo de medição?
    Eu tenho um Multimetro aqui. Confesso que não sei usar mto bem mas se vc. me ajudar eu consigo.
    Desde já agradeço sua resposta.

    abço,
  • 06/07/2011, 10:47
    sraposo
    Oi, Matrakaum.

    Se minha hipotese representar o problema real, somente medindo tensões sobre cada consumidor ou grupo de consumidores você conseguiria descobrir onde está o problema. Medindo resistências provavelmente você não descobrirá nada, pois um mau contado pode adicionar um resistência (muito) baixa mas suficientemente alta para dividir significativamente a tensão. Outra possibilidade é quando a área de contato elétrico efetivo, aquela em que os metais das partes conectadas encostam-se de verdade, parte brilhante/não oxidade ou suja de uma parte com a outra, e não simplesmente a área de contato entre objetos de metal.
    Em um circuito elétrico ideal, a tensão da bateria apareceria integralmente sobre os consumidores, salvo se houver uma resistência proposital. No mundo real, as resistências intrínsecas existem e causam divisão da tensão. Exemplo: Se uma bateria apresentasse 12V entre seus polos (diretamente medido sobre eles, diretamente nos bornes) quando o motor de arranque estivesse energizado, o ideal seria os tais 12V serem encontrados nos terminais do motor arranque, diretamente nestes terminais. Não vale colocar uma ponta de prova no polo negativo da bateria, por exemplo, e a outra ponta de prova no positivo do arranque, pois isso poderá gerar um conclusão falsa se a linha de retorno de alimentação do arranque (o que chamariam de: ligação do negativo" do arranque) estiver com o tal "osmar". Sim, mau contato não existe somente na "ligação do positivo", mas também na "ligação do negativo". Voltando ao mundo real, seguindo ainda o exemplo, você não veria sobre o arranque os tais 12V medidos na bateria, mas algo menor. Quanto menor a diferença, melhor, claro. A medição sobre os terminais de cada consumidor ou grupo de consumidores (no caso, o que interessa no momento é a ignição eletrônica) deverá ser feita SEMPRE com o motor de arranque em ação. Se você medir com ele desernegizado, você provalmente entrará todas as tensões como se espera ser.

    Finalizando: onde houver mal contato aparecerá uma tensão significativamente maior do que o esperado. Uma emenda elétrica ideal teria resistência zero e apresentaria a maior área possivel de contato elétrico entre os metais.Logo, na tal emenda ideal, a tensão que se encontraria seria sempre 0 Volt. Já a emenda prejudicada, apresenta uma tensão tão maior quanto for a corrente que nela circula e maior for a resistência de contato. Como se mede a tensão sobre um contato? Colocando-se uma ponta de prova em cada lado da emenda!
    Note que em uma emenda feita com terminal macho e terminal fêmea existem TRÊS áreas de contato: terminal macho com terminal fêmea, terminal fêmea com o fio, terminal macho com o fio. Ou seja, em uma conexão elétrica como deste exemplo, pode-se dizer que existem TRÊS conexões elétricas. Um ou mais destas áreas de contato podem ter problema simultaneamente, assim, a medição da tensão deve ser feita sobre os 2 lados de cada emenda.
    Claro existem maneiras de de reduzir a quantidade de emendas a medir trabalhando-se com trechos da fiação e, encontrando-se uma queda de tensão maior do que o devido, ir reduzindo o escopo de busca, convergindo para o ponto problemático. Dificil explicar estas coisas em poucas linhas pois as possibilidades de problema e procedimentos são diversas, mas acho que já deva ter dado uma ideia da coisa.

    Não está descartada a hipótese de a BATERIA estar ruim. Digo ruim mesmo, não necessariamente descarregada. Uma bateria pode apresentar uma voltagem normal quando nada está consumindo energia e a tensão cair barbaramente quando se aplica uma carga maior. Isso supondo uma bateria devidamente dimensionada para a carga com a qual ela terá que lidar.

    Conforme costumo dizer, confie o problema a um BOM profissional, tecnicamente competente, daqueles que sabem fazer mediçÕes em vez de ficar trocando isso ou aquilo, mas isso hoje em dia é uma coisa rara, eu sei.

    Boa sorte e um abraço!
  • 06/07/2011, 13:17
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Vc. poderia me ensiar ter certeza de que seja no Motor de Arranque? Algum tipo de medição?
    Eu tenho um Multimetro aqui. Confesso que não sei usar mto bem mas se vc. me ajudar eu consigo.
    Desde já agradeço sua resposta.

    abço,

    Posso dar um pitaco? Vc colocou ignição eletrônica indutiva correto? Pois bem, muitos destes remanufaturadores de distribuidor, não sabem que o imâ na qual a aranha de 3 pernas fica encostada tem polaridade. Se monta-lo para baixo, o campo magnético fica fraco e só é gerada a faísca ao desligar a chave (aconteceu comigo). Fui descobrir isto após desmontar por completo o distribuidor e testar com um pedaço de ferro o campo magnético do suporte da aranha.
    São duas chapas, uma embaixo e outra acima do imâ com as 3 pernas. Se aproximar uma chave de fenda na ponta da perna desta aranha, a mesma tem que grudar a chave com uma certa força. Eu diria que se vc colocar uma moeda grande ali, a mesma tem que ficar pendurada pela força do imã. Caso o campo seja fraco, não é gerada faísca...
  • 06/07/2011, 20:58
    GBarros
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Posso dar um pitaco? Vc colocou ignição eletrônica indutiva correto? Pois bem, muitos destes remanufaturadores de distribuidor, não sabem que o imâ na qual a aranha de 3 pernas fica encostada tem polaridade. Se monta-lo para baixo, o campo magnético fica fraco e só é gerada a faísca ao desligar a chave (aconteceu comigo). Fui descobrir isto após desmontar por completo o distribuidor e testar com um pedaço de ferro o campo magnético do suporte da aranha.
    São duas chapas, uma embaixo e outra acima do imâ com as 3 pernas. Se aproximar uma chave de fenda na ponta da perna desta aranha, a mesma tem que grudar a chave com uma certa força. Eu diria que se vc colocar uma moeda grande ali, a mesma tem que ficar pendurada pela força do imã. Caso o campo seja fraco, não é gerada faísca...

    Concordo. Geração de centelha fraca pode ser distribuidor. Já fiquei na rua por causa disso. Testamos tudo e já no final da paciencia, apareceu um cara oferecendo ajuda e matou a charada. O problema foi que ele me cobrou caro na epoca pra trocar o sensor indutivo do distribuidor. Uma outra coisa que indico voce olhar também, é ver se o motor está aterrado corretamente, pois isto também ajuda a cortar corrente.
  • 07/07/2011, 10:20
    matrakaum
    Bom Dia!!!
    Primeiro quero agradecer todas as respostas e a aula do Rapos. Mto obrigado!!!
    Agora não entendi o que é esta "aranha". Tem alguma foto para eu reconhecer?

    abço,
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