Aproveitando, tem como reparar essa bomba , onde compro essa parte que foi roçada? Grato
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Aproveitando, tem como reparar essa bomba , onde compro essa parte que foi roçada? Grato
Olá Jeep4ever!
É muito legal que tenha interesse em melhorar o desempenho do seu motor, para isso a melhor maneira é buscar fórmulas de época!
Infelizmente conheço pouco de BF161!
Pesquisei imagens na net e ví que ele nem tem uma tubagem, parece que o carburador vai direto numa janela do bloco!
Mesmo assim se estiver interessado em melhorar seu Jeep, sem estragar nada, eu acredito que seja possível voce fazer uma base como um Y e utilizar um carburador duplo que não seja muito alto! Vai ficar bem melhor que um carburador simples!
Uma vez contruí um destes para rodar com meu Jeep a alcool! Ainda não experimentei!
Está com a base como lhe falei, vou procurar e em breve posto foto.
Só de olhar voce vai ver que não é dificil!
Obrigado Aristides Jr, pela resposta sincera.
Aristides, boa noite;
Sim, o motor BF não possui coletor separado (tubagem) é uma única peça forjada no cabeçote. O cabeçote e o coletor são a mesma peça.
Mas o modelo chamado 2600, que se trata do mesmo motor, foi o modelo que a Willlys usou no Itamaraty, seu cabeçote é para 2 carburadores, sem necessidade de alterações, basta trocar um cabeçote pelo outro, e mais nada, é o mesmo caso, peça única forjada no cabeçote, só que agora com suporte para 2 carburadores.
Foi a solução mais barata adotada pela fábrica para melhorar o desempenho do motor, mas é o mesmo bloco, se conseguir um cabeçote deste motor é só substituir um pelo outro.
Prezado Jeep4ever essa recomendação é para o colega, caso ache viável.
Abraços
Olá Sydney66 e Jeep4ever!
Muito boa as informações!
Tenho certeza que uma dupla carburação melhora o funcionamento do motor!
Acredito que com uma tubagem dupla com fluxo menos restritivo o resultado pode ser melhor.
Infelizmente acho que deve ser difícil encontrar um cabeçote itamaraty!
É mais raro que peças de Jeep!
A carburação dupla pode ser muito boa também e a adaptação é menos impactante.
A solução que proponho é utilizar um carburador corpo duplo no encaixe original do jeep!
Para isso terá que montar/construir uma flange que nada mais é que duas chapas de uns 5 a 6mm de espessura:-
uma retangular com duas "bocas" no formato do carburador e outra com formato que encaixa na tubagem.
Tudo isso unido com um trecho em Y.
Carburador duplo se encontra várias opções!
Montei no 446 porque já possuía o carburador o meu é a alcool.
Veja a foto da flange de adaptação:-
Na época precisei dos retalhos de metal, e de ferramentas simples:- furadeira, e solda oxi-actileno (maçarico) com latão! Pode ser construído perfeitamente com a solda elétrica comum.
Anexo 566495Anexo 566496Anexo 566497
Encontrei aqui no forum um antigo tópico tratando da adaptação de Solex 2E no Bf-161
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/8784-adaptacao-de-um-carburador-de-gol-no-jeep-willis-motor-origi.html
Aristides;
Você é um artista das chapas de aço! Bem feito seu trabalho! Muito bom. Gostaria de saber fazer essas coisas também.
[]
Boa tarde, alguem pode me dar uma força
Tenho um cj3 51 motor original, pneu fate 7.50 16 rodas originais, foi feito revisão em tudo, relacao 8x43 nos 2 diferencias sendo que o traseiro esta com bloqueio e são dana 44 canela grossa, compressao ok, velas novas com gap 0.7mm, cabos de vela novos 10mm silicone nika, carburador solex 923806 L134 USA onde foi aumentado a giclagem, distribuidor, ignição eletronica (distrib. opala pois o mesmo gira o rotor no sentido contrario igual ao do jeep), bobina do gol mi, (comprei uma mais forte q gera 60000, mais ainda nao testei), não possui avanço a vacuo só centrifugo, cambio original novo, embreagem nova, freio a disco 4 rodas e livres, tudo ok, nada de problema apresentado e mesmo assim o danado sofre para sair em subida na maioria das vezes só com a reduzida. no demais anda q é uma beleza. Sei que este motor não é aquelas maravilhas já que sao só 60hp mais creio q deveria sair mesmo assim e quero manter o maximo de originalidade, nao gostaria de trocar motor.
Alguem tem mais alguma dica? seria de grande ajuda.
Obrigado
Qual bitola original dos pneus ? 600x16 ou 650x16 ? Pneu influi muito na força.
Boa tarde, 600x16, será q isto pode mudar bastante o torque de tal modo?
Olá spgarcia!
Não tenho parâmetro para comparar pois eu venho rodando desde 1987 com estas mesmas rodas e pneus!
Eles tem 73 de tamanho medido da trena.
Matematicamente falando cada 1,00 metro que meu jeep anda o seu anda 1,14 metros, a diferença é maior que a relação de 8x43 para 9x44.
O peso do pneu também faz diferença, 7.50 costuma ser 10 ou até 12 lonas.
Na pratica posso dizer que anteriormente meu Jeep também já foi pior, melhorou com carburador.
Me lembro também que conseguia fazer zerinhos com ele, na época deixei de fazer isso depois de ficar em duas rodas.
Spgarcia, na ignição voce chegou a verificar se está no ponto e avançando normal?
Abraço Aristides Júnior