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  • #277
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, é isso aí

    Ficou meio bagunçado por causa das limitações de postagem e não poder mais editar mensagens anteriores

    Ia melhorar o texto, mas a ideia da "coisa" está transmitida.
    Leopoldo

    Parabens, uma ótima solução, eu havia pensado em algo parecido, mas sem duvida a sua é bem menos complicada .

    Pela limitação que tenho em minha cidade por enquanto estou rodando com uns estojos que encontrei aqui em uma loja de autopeças para caminhões mesmo, eles tem a mesma rosca, porem são + compridos. Desmontei os cubos limpei bem para tirar toda a graxa, após inspecionar todos os furos pude constatar que os cubos que comprei (FRUM, veja tabela abaixo) ainda estavam excelentes (as roscas estavam um pouco danificadas por causa dos parafusos constantemente frouxos), optei então por apenas limpar as roscas, retirar os parafusos(originais)que estavam quebrados dentro do cubo e colocar trava química. O encaixe na parte do flange do kit flutuante foi um pouco complicado pela medida do corpo do estojo, mas nada que um pequeno desbaste no estojo não resolvesse, após o aperto dos estojos coloquei a flange do kit e apertei as porcas de aço(porcas que também são utilizadas no aperto do cabeçote de motor VW a ar (Fusca, Brasília, etc)). Bem já rodei uns 13.000km, sendo que só uma viagem recente que fiz até o Sul rodei uns 5.000km e um passeio pela areia onde foi exigido muito do torque do motor (que no meu caso não é baixo) e até agora não precisei mexer em nada.

    Não acredito que essa solução seja definitiva, mas por enquanto para o meu modo de dirigir, o tamanho de pneus que uso e o torque aplicado ao meu cubo esta correndo tudo bem.



    Mais uma vez parabéns pela solução .

    rgds
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  • #278

    Como resolver ????

    Olá, comprei uma f-10004x4 cabine dupla tem 10 dias e no 4º dia a roda traz. direita saiu com semi eixo e tudo.O diferencial estava seco e travou o rolamento. Agora ela esta na oficina colocando os dois semi eixos novos com os rolamentos,retentores e tudo mais ,até as panelas de freio,lonas e kit reparo de freio.... Então já que estou mexendo mesmo gostaria de saber se tem alguma solução pra que isto nunca mais aconteça,pois GRAÇAS A DEUS tinhamos acabado de chegar de uma viagem de 210Km em uma cidadesinha no sul de Minas e a roda saiu na frente da porteira à 20Km/h.
    Desde já agradeço a ajuda.

  • #279
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Quando o caso é falta de óleo, não há sugestão além das medidas de precaução como .... verifique antes de viajar .... complete com o óleo correto .... tenha a manutenção em dia.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #280
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    Citação Postado originalmente por Fabiano Victor Zanetti
    Olá, comprei uma f-10004x4 cabine dupla tem 10 dias e no 4º dia a roda traz. direita saiu com semi eixo e tudo. O diferencial estava seco e travou o rolamento. […]
    Então já que estou mexendo mesmo gostaria de saber se tem alguma solução pra que isto nunca mais aconteça,pois GRAÇAS A DEUS tinhamos acabado de chegar de uma viagem de 210Km em uma cidadesinha no sul de Minas e a roda saiu na frente da porteira à 20Km/h.
    Meter bala em quem te vendeu pode ajudar.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #281
    Usuário Avatar de Zepi
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    no caso de trocar o eixo na troca dos rolamentos não cairia no mesmo problema de engregaen de câmbio?
    Ou seja,será que o eixo "novo" que irei comprar terá a mesma qualidade do meu original que já está lá,há sei lá quantas décadas???
    Muito importante essa discussão até pq esse sistema já te mais de 3 décadas!
    Ou então terei de seguir a troca a cada 20 mil!?

    Abraços

  • #282
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Pode até não ter a mesma qualidade mas, não haverá o fantasma da fadiga.
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  • #283
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Bom, hoje fui arguido sobre como montar o cubo chavetado:

    "... é que a três meses tive o mesmo problema, a chaveta forçou a carcaça do cubo e ela rompeu ( acredito que dê para visualizar na foto) com isso o retentor foi danificado e boa parte do óleo do diferencial vazou, e ai já podem imaginar a meleira, bem fiz a troca adquiri um novo cubo e um novo retentor e completei o óleo, porem não troquei a chaveta e ontem a tarde tive o desprazer de observar que a mesma roda está vazando novamente.

    Nos ultimos dias comecei ouvir um "clock" na roda e ao desmonta-la hoje constatei um pequeno jogo ( no plano carteziano a folga é em Z ( + - ) pois em X e Y não há )

    Bem tenho uma curiosidade que não observei na outra roda , está chaveta (foto em anexo) é do tamanho original? existe um tamanho padrão? , pois pude observar que ela não possui o tamanho do cubo ( falta uns 10 mm.) e agora o que faço ??? ... "

    O cubo modelo chavetado possui uma técnica específica de montagem e quem não segue o mesmo a risca, pode sofrer tanto quanto com o rompimento do semi-flutuante.

    Em 1º lugar, o cubo chavetado possui duas importantes características:

    1- A conicidade

    Para que serve?

    Da mesma forma que no cubo dianteiro temos 2 rolamentos conicos em pré-carga para manter o alinhamento, a conicidade garante o alinhamento do cubo em relação ao eixo.

    2- A chaveta.

    Para que serve?

    Para transmitir o torque.



    Ficando claro isto, posso dizer que a maioria das montagens com este sistema falham quando ha erro no processo. Difícilmente há problema de material. Mas, afinal, como se monta o cubo chavetado sem romper o cubo e sem ter folga?


    Começe pelos materiais:

    O(s) cubo(s),

    A(s) chaveta(s)

    O(s) retentor(res)

    As arruelas de ajuste da pre-carga dos rolamentos conicos.

    Kilo(s) de graxa apropriada.

    A(s) coupilha(s)

    A(s) tampa(s) de cubo, se não tiver, se vira para achar.

    Um recipiente de Leite de Magnésia Phillips, ou um anti-aderente (não é de calcinha) qualquer como pasta de cobre-aluminizada. Acho mais fácil o leite de magnésia.

    A chave soquete correta.

    O braço de força.

    O torquímetro ... para os mais afortunados .....

    Senão, use o bom senso: o torque é a força que vc faz ou seu peso multiplicado pelo comprimento do braço de força. Assim, se vc usa uma extensão de 1 m e dependura seus 60 kg na ponta da barra, faz 60 kgxm em cima da porca. Não esqueça que o torque no manual é em libra x pé ou libra x polegada.

    Faça a conversão correta ou vc ESPANA a porca ou a rosca do semi-eixo.


    Eu já havia explicado como faz o ajuste dos conicos dos semi-eixos, portanto, vamos falar só sobre o ajuste do cubo.

    Uma vez montado e ajustada a pré-carga dos semi-eixos, limpa-se a superfície cônica do semi-eixo. Pode-se usar levemente uma esponja com o lado do scotch-brite esfregando contra o conico.

    Agora, um teste:

    Encaixe a chaveta e veja se ela corre pelo rasgo da chaveta do semi-eixo sem engripar completamente porém, sem folga lateral perceptível.

    Observe se o eixo possui um rasgo de chaveta que não esteja esbeiçado por falhas anteriores. Se estiver, poderá ser necessário a troca deste.

    Observe se a chaveta não está danificada por falhas anterirores. Lembre que a lateral da chaveta é que transmite o torque do diferencial para co cubo. A lateral da chaveta não pode estar arredondada ou chanfrada.
    Se houver dano poderá ser necessario a troca desta.

    Sem estas ações, pode NÃO ser possível garantir que o encaixe será perfeito e isso implica montagem comprometida em durabilidade e segurança.

    ATENÇÃO > em hipótese alguma sequer pense em encher de solda ou a chaveta ou o semi-eixo.

    Uma vez inspecionadas as peças, montaremos da seguinte forma:

    ATENÇÃO > Não invente outro processo ou "ache"
    que pode ser de outra forma. Faça exatamente como abaixo, sob risco de quebrar o cubo, ou fraturar o semi-eixo. Uma vez fraturado um ou ambos, haverá folga, vazamento de óleo e posível desprendimento do cubo + roda.

    a- Coloquem o leite de magnésia ou a pasta de cobre no conico do semi-eixo e no conico do cubo.

    O anti-engripante não impede a montagem correta e evita o colamento das peças.

    b- molhe o percurso cilindrico do retentor com óleo de diferencial.

    Atenção > Não encaixe a a chaveta ainda.

    c- Procure alinhar o rasgo da chaveta com o rasgo do semi-eixo.

    d- encaive o cubo sobre o semi-eixo e empurre ate o mesmo penetrar no retentor

    e- agora, pegue a chaveta e encaixe a mesma no rasgo do semi-eixo, casando com o rasgo no cubo

    ATENÇÃO > A chaveta também tem a ponta cônica em uma face. Esta face cônica é para o lado do rolamento e a parte cônica fica virada contra o semi-eixo. A função do cônico é dar folga ao arredondamento do semi-eixo. Se vc monta de outra forma que não esta, existe a possibilidade da chaveta calçar uma aresta NO semi-eixo e este pode falhar (fraturar) devido a uma concentração de tensão.

    e- Agora, vc instala a arruela, a porca e observa que conforme aperta a porca, a chaveta penetra mais no cubo. Vc opcionalmente pode usar um punção de face chata e com um martelo de mecanico (não a marreta de moleiro) impactar a chaveta e perceber se ela entra na cavidade sem maiores esforços.

    f- Uma vez colocada a chaveta e depois a arruela e depois a porca, aperte a porca o suficiente para "encostar" a arruela no cubo.

    ATENÇÃO > Ainda não é a hora do torque final.

    g- coloque a roda e desça o eixo do macaco.

    h- puxe o freio de mão.

    i- engate tração e 1º reduzida, com o motro desligado. Só deixe engatado.

    j- calçe as rodas, senão vc não conseguirá torquear as porcas sem o jeep fugir.

    k- Se for fazer o mesmo serviço no outro cubo, faça até este ponto e desça completamente o eixo do macaco.

    l- Agora sim pode torquear a roda até o encaixe do rasgo da porca casar com o furo de encaixe da coupilha.

    m- Depois de uma semana rodado, vc pode remover a tampa, a coupilha e VERIFICAR o torque de aperto da porca.


    Boa sorte.
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  • #284
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    é o meu caso !!!

    Salve !!

    Leopoldo obrigado mais uma vez por nos auxiliar

    Mas o que é essa tal de "coupilha" mesmo ???

    O cubo não encosta no rolamento né ??

    Estou provicenciando a fabricação de uma nova chaveta, porem vou faze-la na mesma medida da anteriror, para que a arruela + a porca apos o aperto (pois eu peso 95 kg) não a force contra o cubo "alavancando" como no caso anteiror que acarretou na substituição do cubo ...

    Na montagem anterior faltou o leite de magnesia e o aperto, mas acho que eu estava no caminho certo ..

    PS:. estive observando e na primeira foto eu acho que montei a mola do freio errada


    blz

    obrigado

    nerso
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  • #285
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    Citação Postado originalmente por Nerso Ver Post
    1- Mas o que é essa tal de "coupilha" mesmo ???


    elemento de maquina usado para travar a porca na posição e não é um prego.



    Citação Postado originalmente por Nerso Ver Post
    2- O cubo não encosta no rolamento né ??
    NÃO


    Citação Postado originalmente por Nerso Ver Post
    3- Estou provicenciando a fabricação de uma nova chaveta, porem vou faze-la na mesma medida da anteriror, para que a arruela + a porca apos o aperto (pois eu peso 95 kg) não a force contra o cubo "alavancando" como no caso anteiror que acarretou na substituição do cubo ...
    FAbricar pq se existe pronto? Fabricar com que aço? Com que tolerancia? Com qual chafro ?


    Citação Postado originalmente por Nerso Ver Post
    4- estive observando e na primeira foto eu acho que montei a mola do freio errada
    positivo, está mesmo engaada no furo errrado.
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  • #286
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    ptz !!!

    É que aki na minha terrinha conhecemos "coupilha" como pino de trava para porca castelo ... e outra né !! ainda estou no terceiro periodo de engenharia mecanica.

    Já com relação a nova chaveta, na foto enviada não dá para observar mas ela foi "aumentada", eu agredito que com um punção, então eu solicitei que o ferramenteiro fabricasse outra identica inclusive com o mesmo material, porem sem esse crime, (depois eu envio fotos com detalhe)

    Alias já comprei o leite de magnesia para montar o cubo na sexta feira.

    grato

    nerso

  • #287
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    Leopoldo,
    Desmontei o eixo traseiro ja que estou pintando o resto.....bom a coisa é feia, um dos semi eixos esta com uma canaleta no lugar do retentor....sempre me espanta como um miseravel retentor consegue "comer" o semi eixo.
    Encher de solda nem pensar, da pensei em mandar fazer semi-eixos novos, mas na medida para usar com o sistema flutuante.
    Ai surgem os problemas:
    1-qual a especificação dos acabamentos das pontas ? pensei em medir, mas não sei se o desenho sairia a contento....será que levo o miolo de uma roda livre e uma planetaria e mando fazer conforme amostra ? Não sei o que observar para ver se não ficou algo matado !
    2-O comprimento vou tirar do desenho, depois de usinar e encaixar as mangas de eixo, mas acredito que não seja critico, pois vou retirar o pino/batente de dentro da caixa do diferencial. De qualquer maneira vou colocar um anel elastico nas pontas, igual no eixo dianteiro.
    3-Realmente é preciso um retentor dentro da tuberia (no lugar do original) ? Creio que dificilmente o oleo do diferencial va chegar lá....teria que fazer uma curva muuuito forte ou inclinar o jeep muito, ou falta alguma outra consideração ?
    4-Fiquei analisando as ultimas fotos que voce postou, minha ideia inicial era usar um queixo duro (uso o BF161+pneus 6.50) por isso creio que os cubos resistiriam....mas acheia sua ideia otima, porem não vejo como faze-la se manter a configuração de freio a tambor.....

    Obrigado
    Edgar

  • #288
    Usuário Avatar de edgar
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    Ha sim....lembrei de mais um item, um cliente uma vez me mostrou em alguns motores de moto-serra que os furos tambem espanavam durante a manutenção, dai dava perda da carcaça da maquina que era em uma liga maligna de aluminio. Para contornar o problema eles colocavam uma "rosca postiça" que era uma molinha de aço. Logico, tinha que abrir o furo um pouquinho mais, e instalar a "molinha", mas o fato é que ficava com a mesma furação original. Vou ver se consigo com ele o catalogo do produto e posto aqui.

    edgar

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